21–09–2018

Laboratório de Cinema Arché Volta ao Porto

A parceria entre o Doclisboa e o Porto/Post/Doc já vem de trás mas estende-se agora também ao Arché, o laboratório de cinema que facilita a entrada de jovens realizadores ou produtores na indústria do cinema, e regressa à Invicta para a segunda edição.

 

Entre 27 de Novembro e 1 de Dezembro, na cidade do Porto, o Arché apresenta uma oficina de desenvolvimento de projecto tutorada pelo produtor Luciano Rigolini, que inclui um momento de apresentações dos projectos a profissionais de cinema. Será ainda constituído um júri para a entrega de um prémio a um dos participantes.

Poderão concorrer realizadores e produtores oriundos de Portugal, Espanha, países da América Latina e de língua oficial portuguesa, com projectos em quaisquer fases de desenvolvimento.

Depois de ter ter dado bons frutos em Lisboa, esta iniciativa pretende ampliar e incentivar redes de criação, de diálogo e de colaboração, mas também aproximar o laboratório a contextos fora de Lisboa, especificamente da região norte do país e da Galiza. Por um Arché mais forte e em movimento, ao mesmo tempo descentralizado no tempo e no espaço.

As candidaturas estão abertas entre 24 de Setembro e 17 de Outubro e o regulamento de inscrições pode ser consultado aquiPara mais informações, contactar a coordenação do projecto em: arche@doclisboa.org

 

SOBRE O TUTOR

Luciano Rigolini é produtor independente e vive em Paris desde 1995. Foi commissioning editor para o canal ARTE, responsável pelo documentário de autor. Tem procurado sempre novas formas narrativas, com a preocupação de manter o cinema independente vivo e inovador. Produziu trabalho de realizadores como Chris Marker, Alexander Sokurov, Naomi Kawase, Alain Cavalier, Apichatpong Weerasethakul e Tsai Ming-Liang, tendo também descoberto numerosos jovens talentos. Actualmente também lecciona na Universidade de Pompeu Fabra, em Barcelona.

Notícias