Apresentação Retrospectivas Doclisboa’19
RETROSPECTIVAS DOCLISBOA’19
DOCLISBOA APRESENTA RETROSPECTIVAS EM SESSÃO AO AR LIVRE NO DIA 26 JULHO
O Doclisboa – Festival Internacional de Cinema anuncia no próximo dia 26 de Julho, pelas 22h30, as retrospectivas para a sua 17ª edição, numa sessão de antecipação ao ar livre que terá lugar no terraço da Cinemateca Portuguesa.
Nesta sessão serão exibidos PAULE IN CONCERT, de Lew Hohmann que apresenta a retrospectiva Ascensão e Queda do Muro – O Cinema da Alemanha de Leste, e o filme LETTRE DE BEYROUTH de Jocelyne Saab, realizadora líbanesa a quem dedicamos a retrospectiva de autor.
RETROSPECTIVA
Ascensão e Queda do Muro – O Cinema da Alemanha de Leste
Este ano, comemora-se o 30º aniversário da queda do Muro de Berlim.
A DEFA, Deutsche Film Aktiengesellschaft, um estúdio estatal de cinema, foi fundada logo após a Segunda Guerra Mundial e permaneceu em actividade até 1991, tendo produzido centenas de filmes de ficção e documentários.
Muitos cineastas talentosos criaram uma obra significativa que merece ser redescoberta e reavaliada, permitindo-nos compreender melhor um momento emocionante da história contemporânea do cinema com uma perspectiva actual.
Esta retrospectiva tem como objectivo mostrar a abundância de formas e temas nas produções cinematográficas da Alemanha Oriental, principalmente da DEFA, censuradas ou não: filmes de propaganda e proibidos, ficções e documentários, curtas e longas, realizados por várias gerações de cineastas, incluindo Konrad Wolf, Gerhard Lamprecht, Karl Gass, Winfried Junge, Gerhard Klein, Jürgen Böttcher, Volker Koepp, Iris Gusner, Andreas Voigt, Helke Misselwitz e Thomas Heise, entre outros, sem esquecer um dos seus melhores directores de fotografia,Thomas Plenert.
Retratam o povo alemão – por vezes acompanhando-o ao longo dos anos – a viver num país ferido num território ferido.
Reconstrução, juventude, mulheres, trabalho, vida quotidiana, a cena musical e a vida artística e a cidade de Berlim são alguns dos tópicos recorrentes nestes filmes que se servem de diversas linguagens cinematográficas. Vê-los significa não apenas desenterrar o passado, mas também repensar o nosso presente.
Agnès Wildenstein
Curadora da retrospectiva
|
|
Parceria com a Cinemateca Portuguesa
A retrospectiva Ascensão e Queda do Muro – O Cinema da Alemanha de Leste tem o apoio do Goethe Institut Portugal