DESTAQUES | 19.10
O mercado europeu de filmes em contextos educativos, com foco especial no documentário, será o tema chave da tarde em que Ana Eliseu (Formadora no programa CineEd), Gudrun Sommer (Directora dos festivais de cinema Duisburger Filmwoche e doxs), Martin Schantz Faurholt (Editor de educação para o cinema), Oliver Sertić (Produtor e Editor da Restart Label Producer) e Tone Grøttjord (Produtora e presidente executiva) iniciam uma reflexão sobre a forma como os documentários podem chegar ao mercado educativo.
Das 15h00 às 18h00, na Culturgest, a entrada é livre e a sessão inclui excertos de um filme “caso de estudo” e uma apresentação do modelo do projecto Educativo da Apordoc.
Ainda durante a tarde, “Sonhámos um País” de Camilo de Sousa e Isabel Noronha colocam em cima da mesa o processo de independência de Moçambique, entre conversas com os seus companheiros. Uma perspectiva de pensamento que é seguida pelo filme “Retrospective”, de Jérôme Bel, que olha para todos os seus trabalhos anteriores e faz uma compilação de danças e espectáculos mais importantes e organiza-as entre si como forma de reconstruir a evolução da forma como pensa a dança.
Pelas 21h30, no São Jorge, o campo de futebol do Arcozelo é o destaque especial no filme “Viveiro” de Pedro Filipe Marques, adequado a quem os tempos de jogos de domingo a domingo fazem lembrar bons velhos tempos. Ainda no mesmo horário, mas na Cinemateca e mais indicado para quem é fã de rock, o filme “A Cena Musical”, curiosamente passado na censura, documenta a cena musical rock da Alemanha no final de 1980.
A terminar o terceiro dia de Doclisboa, Kevin Jerome Everson e Claudrena N. Harold são os realizadores em foco que apresentam vários filmes: “Sugarcoated Arsenic”, “How Can I Ever Be Late”, “We Demand”, “Fastest Man in the State”, “70kg”, “Black Bus Stop” e “Hampton”.
Nesta noite também se festejam os 20 Anos da Agência da Curta Metragem com selecção de quatro filmes que “na liberdade consciente do seu gesto, abrem espaço ao mais belo encontro: o Cinema que nos devolve (a)o Mundo.” e convite de Mariana Gaivão e Miguel Dias para estarem presentes na festa dedicada a este aniversário.
Educação e diferentes produções artísticas continuarão a preencher os dias e as noites de Doclisboa!