26–10–2019

Nova Direcção | doclisboa

Um ciclo que termina, um novo caminho que se inicia. Na Cerimónia de Encerramento do doclisboa, foi anunciada a nova direcção do festival: Joana Gusmão, Joana Sousa e Miguel Ribeiro.

______________

JOANA GUSMÃO

Estudou Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem o mestrado em Text and Performance Studies da Royal Academy of Dramatic Art/ King’s College em Londres. Fez a 2ª edição do Curso de Encenação de Teatro da Fundação Calouste Gulbenkian, o curso de verão da PCFE Film School em Praga e o workshop de documentário da Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) em Cuba. No Reino Unido estagiou como assistente de produção. Em 2013, foi seleccionada para participar no programa Produtores Emergentes do Jihlava IDFF e em 2015 fez parte da Berlinale Talents. Trabalhando enquanto produtora deste 2011, integrou a equipa do Doclisboa em 2014, e trabalha no festival como Directora executiva e programadora da secção Verdes Anos desde 2016.

JOANA SOUSA

Joana de Sousa é realizadora e curadora. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, variante em Cinema e Televisão, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2011 que pertence ao colectivo criativo e plataforma artística Rabbit Hole, tendo colaborado ao nível da produção, programação e criação artística em vários projectos transdisciplinares. Em 2012, foi agraciada com uma bolsa para frequentar o mestrado internacional DocNomads, em Realização Documental, pela Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal), LUCA – School of Arts (Bruxelas, Bélgica) e Színház- és Filmművészeti Egyetem (Budapeste, Hungria). O seu filme de tese, Bétail (2014) foi exibido e premiado em diversos festivais nacionais e internacionais. Desde 2015, que colabora com o Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, sendo actualmente coordenadora de programação e programadora. Participou como curadora e júri em festivais e espaços artísticos em Lisboa, Porto, Recife, Rio de Janeiro, Tel Aviv e Copenhaga.

 

MIGUEL RIBEIRO

Nasceu em Lisboa e estudou Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa. É desde 2012 programador e coordenador de programação do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema e membro da direcção da Apordoc – Associação pelo Documentário.

Ex-membro do colectivo artístico Rabbit Hole, uma plataforma artística para a criação, experimentação e curadoria. Através de diversas colaborações, desenvolveu uma série de programas curatoriais entre cinema, performance e artes visuais e é uma presença regular em painéis, debates e júris de festival – nomeadamente no Festival de Documentário de Thessaloniki, no Janela Internacional de Cinema do Recife, no Festival de Málaga, entre outros.

Notícias