23–10–2019

DESTAQUES | 23.10

Por entre as forças políticas e a guerra instalada, Jocelyne Saab mostra o lado humano e real por detrás dos conflitos: os palestinianos que lutam pela libertação dos seus territórios, adolescentes que treinam  para se serem comandos suicidas, os momentos passados em campos de refugiados, dá voz a Yasser Arafat que fala sobre o seu destino e o futuro da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), entre outros momentos.

De entre os seis filmes que vão ser exibidos na Cinemateca, pelas 19h, “Palestinian Women” é um filme em que Jocelyne Saab dá voz às mulheres palestinas mas que foi censurado durante a sua montagem e nunca exibido! Esta exibição é uma cópia produzida especialmente para esta retrospectiva pelo centro  de conservação da Cinemateca Portuguesa.
Ainda no mesmo tema sobre questões políticas, a cineasta Lode Desmet traz-nos uma revelação: um filme que regista as conversas confidenciais dos negociadores europeus quando delineavam as suas estratégias para estabelecerem relações com os britânicos. “Brexit Behind Closed Doors” é um filme a não perder para quem acompanhou este processo!

Thomas Heise, documentarista alemão, também com vários filmes na Retrospectiva, está em Portugal e selecciona os elementos biográficos da sua família no final do séc. XIX – cartas, diários, imagens, sons,…- para os juntar todos no seu próprio filme “Heimat Is a Space in Time”, que vai ser exibido no São Jorge pelas 18h30.

Ainda como apoio ao cinema brasileiro, o Doclisboa apresenta um filme sobre um dos mestres do cinema brasileiro, Eduardo Coutinho. Depois de um encontro com o realizador, em 2012, Josafá Veloso olha para a obra do realizador no filme “Banquete Coutinho”.

Hoje o dia também é dia de falar de jornalismo e da questão que mais se coloca nesta profissão – “A neutralidade é possível?”. Pergunta esta que é debatida pelos convidados Guilherme Luz (Jornal Mapa), Marisa Torres da Silva (docente e investigadora na FCSH NOVA), Pedro Bragança (Os Truques da Imprensa Portuguesa) e Sandra Monteiro (Le Monde Diplomatique).

 

O mundo está no Doclisboa e continuará até dia 27 de outubro!

Notícias