DESTAQUES | 18.10
O segundo de dez dias da aventura cinematográfica é marcado por momentos que fazem reviver tempos passados. Na sessão de abertura serão lembradas situações marcantes sobre a guerra civil libanesa, um conflito que durou entre 1975 e 1990, com o filme “Lebanon in a Whirlwind”, de Jocelyne Saabr. Este filme revela o incidente de 13 de abril de 1975 que ficou marcado por 6000 mortos, 20 000 feridos, raptos e uma cidade semidestruída.
Após a sessão de abertura, um reviver a música e a carreira da maior figura do rock ‘n’ roll português inaugura o Heart Beat com o filme “Zé Pedro Rock ‘n’ Roll”, de Diogo Varela Silva. Este filme traz à memória Zé Pedro, fundador da maior banda nacional, que divulgou o rock ‘n’ roll enquanto crítico de música e dono do tão conhecido clube lisboeta, Johnny Guitar. Este início de Heart Beat é dedicado ao artista assim como a segunda noite de Doclisboa, com o DJ Luís Varatojo.
“Demons” de Daniel Hui também é um filme a destacar pela sua pertinência social: uma sátira sobre poder, arte e trauma que faz uma análise à violência oculta subjacente à construção de uma comunidade.
Este segundo dia de Doclisboa, para além de ser dia de emoções, é o primeiro dia de competição! “Fantasmas: Caminho Longo para Casa” de Tiago Siopa é uma estreia mundial e inicia este dia, com uma história em que, depois de uma bruxaria, o neto encontra o fantasma da sua falecida avó Maria e voltam a falar como antes.
Nesta noite, “Zé Pedro Rock ‘n’ Roll” e “Chico: Brasileiro”, filme em que Chico Buarque fala sobre o seu percurso, esgotaram as sessões!
Até 27 de outubro, o cinema e o mundo estarão em Lisboa.