22–10–2019

DESTAQUES | 22.10

Um acontecimento passado que ainda está tão presente é colocado em cima da mesa mas desta vez com a sua ligação ao cinema: “Ascensão e Queda do Muro – O Cinema da Alemanha de Leste”. Em redor de todos os acontecimentos, a prática cinematográfica, a censura e a propaganda são pontos a debater e reflectir nesta mesa redonda com a presença de Ralf Schenk (historiador de cinema e director da Fundação DEFA), Volker Koepp e Thomas Heise (realizadores), Agnès Wildenstein (curadora da retrospectiva) e Joana Ascensão (programadora da Cinemateca Portuguesa), entre outros convidados.

Neste dia, o Doclisboa apresenta o filme que fez com que a coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker se afirmasse internacionalmente e se tornasse referência na história da dança pós-moderna. “Rosas danst Rosas” é um filme que contém ensaios e entrevistas a De Keersmaeker e ao compositor Thierry De Mey e que permite observar o processo criativo coreográfico.

Quatro estreias mundiais marcam também este dia. “Labyrinth” de Oktay Namazov, retrata a vida no exílio de um prisioneiro político no Azerbaijão, enquanto “Outside the Oranges Are Blooming” de Nevena Desivojevic retrata a vida de um homem que resiste sozinho numa aldeia em desaparecimento. Já “Rio Torto” de Mário Veloso foca-se no meio ambiente, no crescimento urbano e nas memórias de antigamente. “Northern Malady” de Gerrit Kuge também é outra estreia mundial que traz à memória
coisas perdidas.

De Françoise Hardy a Christine & The Queens, passando por Vanessa Paradis… hoje a noite também é dedicada à história de estrelas rock femininas francesas com o filme “Oh Les Filles!” de François Armanet.

E é com o rock que começa a festa DocBeat de hoje!

Notícias