DOCLISBOA 2019 – Conheça o Programa das Retrospectivas
De 17 a 27 de Outubro, chega mais uma edição do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, e neste mês apresentamos já as retrospectivas que farão parte do festival, com a curadoria de Agnès Wildenstein e Davide Oberto:
RETROSPECTIVA
Ascensão e Queda do Muro – O Cinema da Alemanha de Leste
Este ano, comemora-se o 30º aniversário da queda do Muro de Berlim.
A DEFA, Deutsche Film Aktiengesellschaft, um estúdio estatal de cinema, foi fundada logo após a Segunda Guerra Mundial e permaneceu em actividade até 1991, tendo produzido centenas de filmes de ficção e documentários.
Muitos cineastas talentosos criaram uma obra significativa que merece ser redescoberta e reavaliada, permitindo-nos compreender melhor um momento emocionante da história contemporânea do cinema com uma perspectiva actual.
Esta retrospectiva tem como objectivo mostrar a abundância de formas e temas nas produções cinematográficas da Alemanha Oriental, principalmente da DEFA, censuradas ou não: filmes de propaganda e proibidos, ficções e documentários, curtas e longas, realizados por várias gerações de cineastas, incluindo Konrad Weiss, Gerhard Lamprecht, Karl Gass, Winfried Junge, Gerhard Klein, Jürgen Böttcher, Volker Koepp, Gitta Nickel, Andreas Voigt, Helke Misselwitz e Thomas Heise, entre outros, sem esquecer um dos seus melhores directores de fotografia,Thomas Plenert.
Retratam o povo alemão – por vezes acompanhando-o ao longo dos anos – a viver num país ferido num território ferido.
Reconstrução, juventude, mulheres, trabalho, vida quotidiana, a cena musical e a vida artística e a cidade de Berlim são alguns dos tópicos recorrentes nestes filmes que se servem de diversas linguagens cinematográficas. Vê-los significa não apenas desenterrar o passado, mas também repensar o nosso presente.
Agnès Wildenstein
Curadora da retrospectiva
Programação aqui.
RETROSPECTIVA Jocelyne Saab
Jocelyne Saab é uma figura singular no panorama do cinema contemporâneo.
Como uma continuação da viagem iniciada no Doclisboa’18 seguindo as margens do Eufrates para iluminar melhor uma área do mundo tão próxima (de nós), embora aparentemente distante, encontramos Jocelyne Saab: libanesa, cineasta, fotógrafa, jornalista, intelectual refinada, feminista.
O seu cinema, feito de documentários, reportagens, filmes de ficção, tem como ponto de partida a cidade de Beirute para depois atravessar o Médio Oriente, o Mediterrâneo e diferentes expressões artísticas, com um olhar intenso e ao mesmo tempo alegremente surrealista.
Davide Oberto, Curador da retrospectiva
Programação aqui.
|
Parceria com a Cinemateca Portuguesa
A retrospectiva Ascensão e Queda do Muro – O Cinema da Alemanha de Leste tem o apoio do Goethe Institut Portugal