“O Plano” seguido de debate com Pacheco Pereira

Unnamed

O Plano, exibido em estreia mundial no Doclisboa, leva-nos 40 anos atrás, quando um grupo de engenheiros respondeu à ameaça de encerramento da fábrica onde trabalhavam, a Lucas Aerospace Ltd., desenhando produtos socialmente úteis e ambientalmente sustentáveis em alternativa ao armamento militar que a fábrica produzia.

O que aconteceria se este plano pioneiro não tivesse sido travado? O Plano questiona a história económica e política, propondo uma reflexão sobre um passado colectivo onde se podem encontrar alternativas para o presente. O filme questiona ainda o porquê deste plano pioneiro ter sido rejeitado pela administração e pelo governo. O debate acontece após a exibição do filme, a 27 de Outubro, às 14h15, na Culturgest.

“Por favor, apoiem este filme, vejam-no, promovam-no e discutam-no. Se queremos transformar a sociedade, é um bom ponto de partida.” Ken Loach, realizador e activista

O debate contará com a presença de  Pacheco Pereira e de:

– Phil Asquith. Antigo engenheiro da Lucas Aerospace, esteve envolvido no plano alternativo desde a sua concepção, em 1974, desempenhando um papel de liderança no seu desenvolvimento. Phil Asquith tem falado sobre o plano em encontros e conferências na Europa e nos Estados Unidos.

– Sofia Vaz. Investigadora na área do consumo sustentável no CENSE, Centro de Investigação Ambiente e Sustentabilidade. Licenciada em Engenharia Ambiental, é mestre em Tecnologia Ambiental e doutorada em Filosofia Política Ambiental, com foco em responsabilidade política. Entre 1997 e 2002 trabalhou na Agência Europeia do Ambiente, em Copenhaga, especializando-se em política ambiental e questões ambientais emergentes.

– Ana Mourão. Membro do Climaximo, um colectivo português que tem recentemente lutado em duas frentes: contra a exploração de gás e petróleo (www.pararofuro.pt), e pela campanha dos Empregos para o Clima, que visa combater a precariedade laboral e climática e lutar por um mundo socialmente justo e ambientalmente são (www.empregos-clima.pt).

Notícias