Mais Filmes que nos Levam “Da Terra à Lua”

Duas confirmações de peso juntam-se à programação da secção “Da Terra à Lua”: Frederick Wiseman e Rithy Panh.

O realizador norte-americano leva-nos às paisagens de Monrovia, Indiana. Uma comunidade agrícola de 1400 habitantes, fundada em 1834, que nos é revelada no seu quotidiano. O funcionamento das organizações e instituições comunitárias permite compreender um modo de vida rural e conservador. Wiseman tem sido presença assídua no Doclisboa, que lhe dedicou a retrospectiva em 2008, e o seu último título chega-nos fresquinho da estreia no Festival de Veneza.

Também de Veneza (e Toronto) vem Graves Without a Name (na imagem). Rithy Panh regressa à nossa programação depois de Exile (estreado no Doclisboa’16). Quando uma criança que perdeu a maior parte da família durante o período dos khmer vermelhos embarca numa busca pelas suas campas, sejam elas terrenas ou espirituais, o que é que encontra nelas?

Entretanto, apuram-se os números do Doclisboa’18: 236 filmes, 68 estreias mundiais, 22 estreias internacionais, 59 filmes portugueses, 54 países representados. E, nos números de público, claro que vamos querer contar com a sua presença.

Notícias