Olhares em Diálogo no Goethe-Institut

Unterdir Rauchen DW Kultur Berlin Jpg

Regressa o ciclo de documentários resultante da parceria entre o Goethe-Institut e a Apordoc. Entre 31 de Outubro e 5 de Dezembro, todas a quartas-feiras às 18h30, com entrada livre.

31 Outubro 18h30
Those who go those who stay
Realização: Ruth Beckermann
2013, 75 min.
Um filme sobre a migração, sobre os que vão e se tornam os que ficam. Imagens transitórias entre a Sicília, Viena, Alexandria e Paris, tecido de uma Europa com uma história e um presente de constante migração que se opõe à ideia de uma história nacional contínua reclamada pela antiga e nova direita.

07 Novembro 18h30
Havarie / Avaria
Realização: Philip Scheffner
2016, 93 min.
A 14.09.2012, às 14h56, o navio de cruzeiro “Adventure of the Seas” comunica à guarda costeira espanhola que avistou um barco imobilizado com treze pessoas a bordo. Um vídeo do YouTube e cenas biográficas criam uma coreografia que reflete o passado, o presente e futuro dos viajantes no Mediterrâneo.

14 Novembro 18h30
Der Tag des Spatzen / O Dia do Pardal
Realização: Philip Scheffner
2010, 104 min.
Na Holanda, um pardal é morto a tiro após derrubar 23.000 dominós. Em Cabul, um soldado alemão perde a vida num atentado suicida. E esta justaposição de manchetes instiga o realizador Philip Scheffner a cruzar a guerra com os métodos da ornitologia.

21 Novembro 18h30
Hat Wolff von Amerongen Konkursdelikte begangen? / Cometeu Wolff von Amerongen Delitos de Insolvência?
Realização: Gerhard Friedl
2005, 73 min.
Uma reflexão experimental sobre  história económica alemã: imagens aparentemente inocentes de cidades, paisagens e fábricas. Uma voz em off narra num tom lacónico sobre carreiras e catástrofes do grande capital.

28 Novembro 18h30
Unter Dir die Stadt / A Cidade Abaixo
Realização: Christoph Hochhäusler
2010, 110 min.
O encontro fugaz de um homem e de uma mulher numa vernissage. Dias mais tarde a coindidência aproxima-os novamente, ele um gerente dum banco, ela esposa dus dos seus colaboradores. É aí que começa um jogo de fascínio com jogadores desiguais no ambiente frio da grande metrópole financeira de Frankfurt. (Na imagem.)

05 Dezembro 18h30
Nicht ohne Risiko / Não sem Risco
Realização: Harun Farocki
2004, 50 min.
Yella
Realização: Christian Petzold
2007, 89 min.
Sessão dupla que visa a colaboração entre Farocki e Petzold e o limiar entre documentário e ficção. “Nicht ohne Risiko” acompanha os modos de funcionamento de negociações B2B. “Yella” decorre precisamente nesse mundo fantasma do “venture capital”.

A série Olhares em Diálogo surge do encontro entre o Goethe-Institut Portugal e o Doclisboa. Partindo do acervo da filmoteca do Goethe-Institut, pretendemos exibir cinema alemão (documentários e não só) e criar um espaço para um diálogo cinematográfico aberto em torno de formas estéticas, de abordagens documentais e de linhas temáticas. O ciclo pretende refletir o nosso presente partilhado através de olhares heterogéneos sobre o espaço de língua alemã e sobre a Europa e o mundo, memórias individuais ou coletivas de um passado mais ou menos recente.

Sob o título ” Pensar o presente através do cinema“, a terceira edição do ciclo lança olhares sobre questões emergentes como a migração, a guerra e o capitalismo. Em seis focos, dedica-se às ligações mais ou menos dispersas entre estes temas e aos nexos entre os mesmos que os filmes evocam. Neste âmbito, o programa também integra, pela primeira vez, filmes de ficção, abordando a questão da relação entre o documental e o ficcional.

Goethe-Institut Portugal
Campo Mártires da Pátria 37
1169-016 Lisboa
Tel.: 218824 510

Notícias