Estado da Arte

Em cada edição, um tópico da indústria será debatido e analisado em conjunto com profissionais da área. Em 2019, em colaboração com os Centros de Informação Europa Criativa, o tema será a distribuição de filmes em contextos educativos. Uma tarde com oradores, discussões e trabalho de grupo, com a intenção de contribuir para uma discussão mais ampla sobre o mercado europeu de filmes em contextos educativos.

Ir à escola: como podem os documentários alcançar o mercado educativo?

Conferência e debate sobre boas práticas da distribuição no mercado educacional, com foco no género documentário. A sessão inclui alguns dos melhores exemplos de modelos de aproximação ao mercado escolar na Europa, aos quais se juntam excertos de um filme “caso de estudo” e uma apresentação do modelo do Projecto Educativo da Apordoc – Associação pelo Documentário. Apresentada pelos Centros de Informação Europa Criativa MEDIA de Portugal, Alemanha, Dinamarca, Noruega e Croácia, junta convidados portugueses e internacionais, em franca partilha de experiências e conhecimento.

Excertos do filme
Srbenka, de Nebojša Slijepčević | 2018 | Croácia | 72’

19 OUT / das 15.00 às 18.00, Culturgest – Fórum Debates

Sessão conduzida em inglês, sem tradução
Entrada livre, limitada aos lugares disponíveis

Oradores

Ana Eliseu, Formadora no programa CineEd
Os Filhos de Lumiére (Portugal) Associação cultural vocacionada para a sensibilização ao cinema enquanto forma de expressão artística. Criada no ano 2000 por um grupo de cineastas e amantes de cinema, no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, a nossa associação concebe, organiza e orienta actividades que visam levar crianças e adolescentes nelas envolvidos a apreciar, compreender e criticar as obras que resultam da prática da arte cinematográfica.

Gudrun Sommer, Directora dos festivais de cinema Duisburger Filmwoche e doxs!
Duisburger Filmwoche (Alemanha) Um festival consolidado de documentários da Áustria, Alemanha e Suíça. Em 2002, surgiu o doxs!, documentários para crianças e jovens, uma secção para públicos jovens. Entretanto, o doxs! gere um festival internacional com inscrições de toda a Europa, que tem lugar em sete cidades na área de Ruhr e um programa educativo para escolas ao longo de todo o ano.

Martin Schantz Faurholt, Editor de educação para o cinema
Filmcentralen (Dinamarca) Sítio de transmissão do Instituto de Cinema da Dinamarca com distribuição em linha de curtas-metragens de ficção e documentais. O sector de educação promove o uso de curtas-metragens e documentários em todos os graus de ensino e possui mais de 550 materiais pedagógicos em linha.

Oliver Sertić, Produtor e Editor da Restart Label Producer
Restart (Croácia) Estrutura centrada na produção, educação, distribuição e exibição de documentários de criação. Os seus filmes foram exibidos em festivais de cinema como Toronto (Canadá), Locarno (Suíça), Karlovy Vary (República Checa), Roterdão (Holanda), FIDMarseille (França), DOK Leipzig (Alemanha) e Visions du Réel (Suíça), entre outros. A Restart tem vários projectos cinematográficos, incluindo um programa educativo sobre documentário.

Tone Grøttjord, Produtora e presidente executiva
Sant & Usant (Noruega) Produtora de documentários sedeada em Oslo, desenvolveu um novo método de aprendizagem em linha que tem no cerne o uso do documentário de criação: contagem de histórias educativa. Visando chegar a novos mercados para documentários de criação dentro do sistema educativo, a contagem de histórias educativa destina-se a pedagogos (professores) e estudantes universitários.

Moderação

Susana Costa Pereira
(responsável pelo Centro de Informação Europa Criativa MEDIA Portugal)

Cíntia Gil
(directora do Doclisboa)