DESTAQUES | 21.10
A competição continua e também hoje Sofia Bohdanowicz, cineasta convidada, volta a mostrar o seu trabalho com os filmes “A Drownful Brilliance of Wings”, “Roy Thomson”, “Where”, “The Soft Space” e “Maison du bonheur”. Apesar de terem temáticas diferentes, memórias do passado e o presente fazem parte destas histórias.
Também sobre passado e futuro o filme “A Tiny Country”, de Pauline Laplace, é uma estreia mundial e conta-nos a historia de um anarquista – Patricio Salcedo – que mostra as publicações libertárias e chavões no seu quiosque, “(…) uma ilha empurrada pelo passado, orientada para o futuro e embalada por sonhos e ilusões.”.
Às 18h, no Cinema Ideal, é hora de relembrar o filme “Naked Hearts” de Édouard Luntz. O director de cinema francês deixa-nos um filme com dois destinos paralelos: uma vida “normal” e a vida com o bando de jovens incompreendidos pela sociedade que comete pequenos roubos.
“E se a Dança da Morte, para lá das caretas engraçadas, encenasse a morte da Idade Média e a invenção da Europa moderna em meados do século XV?”. É nesta investigação que o filme “Danses macabres, squelettes et autres fantaisies” se debruça. E, depois da sessão, existirá uma conversa entre os realizadores Jean-Louis Schefer, Rita Azevedo Gomes, Pierre Léon e, também, Luís Miguel Oliveira.
Mas as conversas não ficam por aqui. A propósito do filme “O que vai acontecer aqui?”, um filme que retrata a realidade social sobre o direito à habitação na cidade de Lisboa, existirá um debate com a presença de Carla Pinheiro (Coração Alfacinha/ Rua dos Lagares), Cátia Silva (Comissão de Moradores do Bairro 6 de Maio), Rita Silva (Colectivo Habita!) e Sara Fernandes (Assembleia Feminista de Lisboa).
Na noite do dia 20 de outubro, o artista que “tentou ser tudo para toda a gente” é relembrado com a sua combinação única de punk, emo e trap. Lil Peep é a estrela principal do filme “Everybody’s Everything”, de Sebastian Jones e Ramez Silyan, que passou ontem no cinema São Jorge, e da noite de hoje na festa DocBeat.§