Programação
doclisboa 2008 |
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5ª |
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5ª |
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2ª |
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Programa
dia-a-dia |
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Outubro – sexta-feira
24 OUT. 10.00 – Culturgest
(pequeno auditório)
Lisbon Docs - Sessão Pública
de Pitching
(10h00/14h30)
24 OUT. 14.30 – Culturgest (grande auditório)
| 18 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
| 25 OUT. 16.00 - Londres (sala 2)
Crime
and Punishment (Zui Yu Fa) MC
de Zhao Liang De
123´ China 2007
Filmado na fronteira entre a Coreia do Norte e a China, Crime
and Punishment acompanha o quotidiano diário de jovens polícias
chineses numa esquadra local cruzada por inúmeras personagens: do ladrão
mais comum a simples pessoas com dificuldades económicas e sociais. No
meio deste cenário observamos ainda o clima de competição
que os guardas alimentam entre si em busca de uma promoção e de
uma subida na carreira à medida que os colegas mais velhos se vão
aposentando. Um retrato da China contemporânea à procura da sua
identidade, onde Zhao Liang revela um país a renascer entre o progresso
e a resistência à mudança.
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OUT. 15.00 - Londres (sala 1) |
20 OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório)
Years
When I was a Child Outside DF
de John Torres
105´ Filipinas 2008
Uma história que começa pela relação
entre um pai e o filho: Rodolfo e John Torres. O primeiro, conhecido como autor
e editor célebre de livros de auto-ajuda nas Filipinas, vê o seu
império editorial declinar e cair em ruína. O acontecimento revela-se
uma tragédia para a família que fica igualmente a saber, um pouco
mais tarde, que o patriarca da família sempre escondeu e teve outra família. É nesta
altura que John Torres resolve abandonar a casa e empreender uma viagem de descoberta
que se transforma numa jornada meditativa e numa crónica geográfica.
24 OUT. 16.00 - Londres
(sala 2) | 21 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
| 23 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório)
Dream
Walking MC
de Huang Wenhai
85´China 2005
Verão de 2004: o artista Li Wa-ke viaja até Nanyang
para ajudar o pintor Wang Yongping a realizar o seu primeiro filme. Neste trabalho,
Wang não só se representa a si mesmo como transforma a história
numa espécie de reconstrução da sua vida no passado, contando
com a contribuição de alguns amigos e artistas. Recorrendo ao improviso
durante as filmagens, estes lançam-se então em discussões
sobre arte, religião, amor e poesia, numa postura e um estilo de vida
inerentes às suas próprias visões criativas e fazendo dos
seus próprios corpos objectos de intervenção artística.
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OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório)
| 20
OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 23 OUT. 16.00 - Londres (sala
2)
A
Day to Remember MC
de Liu Wei
13´ China 2005
Estamos no dia 4 de Junho de 2005 e o cineasta Liu Wei pega
na câmara de filmar em direcção à Praça Tiananmen
e à Universidade de Pequim com uma pergunta na cabeça: que dia é hoje? À medida
que coloca esta questão às várias pessoas com que se cruza,
confronta-se com respostas evasivas e a recusa da maioria em relembrar os protestos
estudantis de há 16 anos atrás. Muitos afirmam desconhecer os acontecimentos
e afastam-se rapidamente, outros limitam-se a olhar para a câmara. A Day
to Remember reflecte o mutismo inquieto em que a memória do dia 4 de Junho
caiu e como a revolta desse tempo se mantém ainda hoje um tema proibido
na China.
Year
by Year MC
de Liu Wei
48´ China 2005
Year by Year acompanha a luta de um grupo de “peticionários” da
aldeia de Dongzhuang, em Pequim, durante o Ano Novo de 2004. Estes não
possuem casa e têm dificuldades em regressar a casa. Um filme que descreve
as suas vidas e experiências numa China onde todos os anos muitos procuram
elevar as suas vozes e dedicar as suas vidas a uma causa da qual raramente obtêm
resultados. Gente simples num grupo pouco favorecido cuja voz raramente é ouvida
pelos outros.
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OUT. 16.45 – Culturgest
(grande auditório) |
22 OUT. 23.00 - Londres (sala 2)
Dear
Mara, Letters from a Trip Through Patagonia
(Querida Mara, Cartas de Un Viaje por Patagonia) CI
de Carlos Echeverría
90´ Argentina 2007
Neste documentário, o realizador Carlos Echeverría
segue um grupo de tosquiadores de ovelhas de uma aldeia situada nas pampas argentinas
que todos os anos atravessam a Patagónia trabalhando de quinta em quinta.
Numa viagem narrada por uma voz anónima que vai lendo cartas dirigidas à sua
amada esposa Mara, ouvimos os monólogos de alguns destes viajantes que
contam as suas histórias e experiências. Durante um período
de cerca de seis meses, tempo em que vivem afastados de casa e da família,
raramente apresentam queixas ou falam das esposas que ficaram para trás.
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OUT. 17.30 - Londres (sala 1) |
20 OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório)
Impermanent CI
de Mario Rizzi
15´ Itália 2007
Ali Akilah tem 96 anos e vive actualmente em Amã (Jordânia),
mas foi em Lifta, uma vila palestiniana cuja área hoje corresponde a Jerusalém
Ocidental, onde nasceu. Formado em medicina na cidade de Beirute (Líbano),
trabalhou como clínico em Haifa até 1948. Enquanto recorda os momentos
da sua vida, há um sentimento de “permanente impermanência” que
se revela nas suas palavras.
To
See if I’m Smiling CI
de Tamar Yaron
59´ Israel 2007
Uma jovem realizadora israelita que cumpriu o serviço
militar nos territórios ocupados recolhe os terríveis depoimentos
de seis mulheres que, como ela, obedecendo à lógica militar, cometeram
actos de que se envergonham: humilharam civis, violaram ou mataram inocentes,
tiraram fotografias divertidas ao lado das vitimas assassinadas. A candura e
a emotividade com que falam desse período contrasta com o conteúdo
dramático das confissões: “As minhas mãos estão
sujas de sangue”.
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OUT. 18.00 - Londres (sala 2) | 18
OUT. 23.15 – Culturgest (grande auditório)
Nacional
206 CN
de Catarina Alves Costa
53’ Portugal 2008
Fábrica de têxteis. Estrada Nacional 206, entre
Guimarães e Famalicão, no Vale do Ave. À procura de testemunhos
sobre os percursos escolares, encontramos o quotidiano e a rotina de uma fábrica
que nunca pára, dia e noite, e dos que nela trabalham. O filme mostra
uma empresa com oitenta anos, ainda nas mãos da terceira geração
de familiares do Sr. Oliveira, o fundador. Com 1200 trabalhadores, exporta 80%
da sua produção para a Alemanha, os EUA e o Japão produzindo
tecido de grande qualidade para marcas como Armani e Hugo Boss. Dentro dos seus
corredores e maquinaria, seguimos o quotidiano e rotina dos trabalhadores que
nos falam da escola, e do seu percurso profissional e pessoal.
O
Voo do Humbi-Humbi CN
de Carlos Eduardo Viana
60´ Portugal 2008
Documentário realizado na comuna do Lombe,
no município de Cacuso, província de Malanje, que regista o esforço
realizado por vários actores estatais e não estatais (ONG’s,
igrejas, líderes comunitários, professores, alunos e comunidades)
no processo de desenvolvimento social, cultural e económico, nomeadamente
no papel que a Escola poderá ter nestes processos.
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OUT. 18.15 – Culturgest
(pequeno auditório) |
20 OUT. 23.00 - Londres (sala 2)
Les Ouvrières de la Sogantal SE
de Nadejda Tilhou
80´ França 2008
A luta das operárias da Sogantal filmada por uma equipa
de televisão em pleno clima revolucionário pós-25 de Abril.
Depois de terem sido abandonadas pelo patrão, o caso desta fábrica
ficou inscrito como um dos episódios mais simbólicos da tomada
do poder pelo povo e da “explosão social” que Portugal vivia
em 1974. Numa luta liderada exclusivamente por mulheres, este é o exemplo
paradigmático das convulsões vividas na época e um quadro
de ascensão dos vários actores anónimos da sociedade portuguesa.
Trinta anos depois, o que resta da luta das mulheres da Sogantal?
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OUT. 18.30 – Culturgest
(grande auditório) |
19 OUT. 21.00 - Londres (sala 2)
Anna,
Seven Years on the Frontline I
de Masha Novikova
78´ Holanda 2008
A realizadora de Three Comrades (vencedor das Investigações
do doclisboa 2007) conhecia bem Anna Politkovskaya, a jornalista russa assassinada
no dia 7 de Outubro de 2006. A realizadora e a jornalista dedicaram anos de suas
vidas ao conflito da Chechénia, revelando atrocidades que as autoridades
do Kremlin não querem reconhecer. Com imagens e depoimentos exclusivos,
este retrato de Politkovskaya reconstitui os seus últimos anos de carreira
e os seu combate solitário pela verdade. Infelizmente este filme não
pode ser exibido na Rússia.
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OUT. 20.30 - Londres (sala 1) | 17
OUT. 18.30 – Culturgest (grande auditório)
O Meu Amigo Mike ao Trabalho
R&E
de Fernando Lopes
45´ Portugal 2008
Mike é o amigo, meio suíço, meio americano,
de Fernando Lopes. É pintor e vive há 30 anos em Portugal, onde
descobriu a sua Ilha dos Amores. É pois também português.
O seu nome de guerra é Michael Biberstein. Reconhecido internacionalmente,
as suas obras estão presentes nas mais importantes colecções
e museus do mundo. Ele e Fernando Lopes decidiram partir para esta aventura numa
conversa em casa de amigos comuns. O resultado é este filme: uma viagem
interior na criação de uma pintura onde se filmou pois o silêncio,
o seu mistério e a sua magia.
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OUT. 20.45 – Culturgest
(pequeno auditório) | 16
OUT. 22.30 - Londres (sala 1)
Le Temps des Amoureuses SE
de Henri-François Imbert
83´França 2008
Uma obra que parte de um reencontro, apesar de tudo fortuito,
entre um homem que participou num filme há cerca de 30 anos e um cineasta
que ama incondicionalmente esse mesmo filme. Falamos de Mes Petits Amoureuses (1974)
de Jean Eustache, o filme que acabou por conduzir à ligação
entre estes dois homens em Narbonne, a cidade onde também foi rodado. É aqui
que Henri-François Imbert, o mais jovem dos dois, se lança num
documentário sobre as filmagens do filme de Eustache, enquanto Hilaire
relembra esses dias e o ambiente de equipa e convívio que marcavam então
as filmagens.
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OUT. 21.00 – Culturgest (grande auditório) |
23 OUT. 22.30 - Londres (sala 1)
Standing
Start SE
de Finlay Pretsell e Adrian McDowall
13’ Reino Unido 2008
O que é preciso para ser o melhor velocista à face
da terra? Standing Start dá-nos uma pista nesta visão
exclusiva do mundo da alta competição vivido pelo ciclista olímpico
Craig MacLean, um dos mais concentrados e bem preparados atletas da actualidade.
Um “gladiador” nos tempos modernos que faz da sua actividade um autêntico
campo de batalha.
The English Surgeon SE
de Geoffrey Smith
94’ Reino Unido 2007
A história de um neurocirurgião inglês,
Henry Marsh, que nos últimos 16 anos se desloca entre Londres e a Ucrânia
para realizar operações ao cérebro de vários doentes
e transmitir os últimos avanços médicos nesta área
junto de um colega de trabalho ucraniano, o Dr. Igor Kurillets. “The English
Surgeon” foca o talento extraordinário do cirurgião, assim
como a sua capacidade de ensino e transmissão de conhecimentos, num mundo
onde as condições médicas de assistência a doentes
com tumores cerebrais é absolutamente precária.
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OUT. 21.00 - Londres (sala 2) | 25 OUT. 18.15 – Culturgest
(pequeno auditório)
Un Voyage
au Portugal DF
de Pierre Primetens
13´ França 2001
A mãe de Pierre morreu quando ele tinha cinco anos.
O seu pai nunca lhe tinha falado dela. No ano passado, descobriu a família
portuguesa da sua mãe...
Mémoires
d’un Juif Tropical DF
de Joseph Morder
80´ França 1988
Misto de exercício de crónica pessoal e auto-reflexão,
o realizador Joseph Morder relembra aqui os dias da sua infância na cidade
de Guayaquil, no Equador, onde os pais de origem judaica se estabeleceram após
abandonar a Polónia. Num filme onde não entram quaisquer imagens
da América do Sul, o calor do Verão na cidade de Paris acaba por
evocar velhas memórias do cineasta entrelaçadas com o episódio
de uma aventura amorosa. Sem deixar de fazer um jornal íntimo do seu quotidiano,
Morder constrói ainda pequenas “ficções” através
dos mais pequenos detalhes.
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OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3) |
21 OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1)
Ngwenya,
O Crocodilo M
de Isabel Noronha
90´ Moçambique 2007
Um dia, Xiluwa conheceu Cecília, filha de Malangatana,
viu os desenhos e achou que era ele quem poderia traduzir em palavras esse universo
sensorial a que ela sabia pertencer mas não podia nomear. E guardou de
Malangatana a promessa de a levar um dia a esse lugar mágico onde tudo
está inscrito, sem precisar de palavras. Trinta anos depois, partem juntos à procura
das chaves para a compreensão de um Universo situado algures entre a Tradição
e a Modernidade, viajando entre memórias sensoriais e histórias
de infância, medos nocturnos e histórias míticas, lembranças
eróticas e o calor da fogueira, histórias de luta e de afirmação
de uma Identidade em construção. A cada dia dessa Viagem, a tela
revela um pouco mais dos contornos oníricos e das infinitas cores do Palácio
Sagrado de Malangatana Ngwenya: ele mesmo.
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OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 17
OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 21 OUT. 16.15 – Culturgest
(pequeno auditório)
Floating
Dust MC
de Huang Wenhai
111´ China 2003
Floating Dust revela-nos os sonhos de pessoas comuns
que se juntam num clube de jogos de uma pequena vila do sul da China - uma das
províncias mais pobres do país. Um grupo de desempregados reúne-se
diariamente para discutir estratégias de jogo, probabilidades de vencer
a lotaria, fórmulas matemáticas que desvendem os segredos da sorte
e códigos escondidos na série televisiva Teletubbies Tomando a
obsessão pelo jogo como ponto de partida, Floating Dust revela
os sonhos e ilusões das personagens por uma vida melhor.
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OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1) | 23
OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3)
Simonal:
Niguém Sabe o Duro que Dei HB
de Claúdio Manoel, Calvito Leal e Michael Langer
86´ Brasil 2008
Wilson Simonal era um dos mais famosos
cantores do Brasil na década de 1960. Naquela época era o único
músico negro com estatuto de estrela: enchia as maiores salas de espectáculo,
cantava ao lado de Sarah Vaughan e fazia sombra a Roberto Carlos. Mas a sua popularidade
caiu brutalmente quando, em 1971, foi acusado de estar ao serviço do regime
militar e da ditadura. O filme conta precisamente o caso que fez com que o cantor
fosse considerado um traidor no mundo dos artistas e dos media, através
de extraordinárias imagens de arquivo e depoimentos de individualidades.
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OUT. 22.30 – Londres (sala1) | 17
OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório)
| 20 OUT. 23.00 - Londres (sala 1)
American Swing SE
de Jon Hart e Mathew Kaufman
81´ EUA 2008
A crónica que revela a ascensão e queda de
Larry Levenson, um simples vendedor de gelados, que em 1977 transformou a garagem
do hotel Ansonia, situado na Upper West Side em Nova Iorque, num efervescente
clube de sexo ao vivo: o Plato’s Retreat. A noite vivia um dos seus períodos
mais áureos e vários casais acediam ao espaço para dançar
e praticar swing. Foi o início de uma revolução e o epicentro
sexual de uma época, para muitos uma espécie de utopia ou cápsula
no tempo, aqui recordada por antigos donos, clientes e empregados, com direito
a imagens de arquivo inéditas.
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OUT. 22.45 – Culturgest
(pequeno auditório) |
23 OUT. 21.00 - Londres (sala 2)
The
World According to Monsanto I
de Marie-Monique Robin
108´ França/Canadá/Alemanha 2008
Implantada em mais de quarenta países à volta
do globo, a Monsanto tornou-se a líder mundial dos OGM (Organismos Geneticamente
Transformados, também conhecidos como Transgênicos) e uma das mais
controversas empresas da história. Partindo de documentos inéditos
e dos testemunhos surpreendentes de algumas vítimas, políticos
e cientistas, este documentário reconstitui a ascensão de um verdadeiro
império económico. A autora revela as estratégias obscuras
das multinacionais para mudar as leis nos Estados Unidos – o que permite
finalmente camuflar a verdade sobre os efeitos dos transgénicos nos seres
humanos.
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OUT. 23.15 – Culturgest
(grande auditório) | 19
OUT. 18.00 - Londres (sala 2)
Tóquio Porto 9 horas
(Tokyo Porto 9 hours) CN
de João Nuno Brochado
8
´ Portugal 2008
Do outro lado do mundo, um novo dia nasce em Tóquio.
No Porto só nascerá 9 horas depois. As diferenças e as semelhanças
entre dois locais que não distam apenas geograficamente.
0=6 Homeoestética CN
de Bruno de Almeida
60´ Portugal 2008
Documentário sobre o movimento Homeostética,
que surgiu em Lisboa nos anos 80 e foi constituído pelos artistas Fernando
Brito, Ivo, Pedro Portugal, Pedro Proença, Manuel João Vieira e
Xana. Utilizando o humor como estratégia de demarcação crítica,
a Homeostética manteve sempre uma posição marginal de fortes
influências Dadaistas e desenvolveu uma intensa produção
que resultou em exposições, textos, manifestos, filmes, concertos
e outras performances colectivas. Discretos nas suas realizações
e desprezando olimpicamente a sua própria glorificação,
os homeostéticos perderam em visibilidade externa o que vieram a ganhar
em modo de existência. Para eles o sentido da vida encontrava-se na criação
artística e a criação artística, por sua vez, permitia-lhes
inventar novas possibilidades de vida.
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OUT. 23.00 - Londres (sala 2) | 17
OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório)
Blind Loves R&E
de Juraj Lehotský
77´ Eslováquia 2008
Uma genuína tentativa de descrever as diferentes formas
de amor entre pessoas cegas. Quatro indivíduos: Peter, Miro, Elena e Zuzana,
expõem a beleza dos seus valores e a visão que possuem do amor
e da sua necessidade. Exprimindo um mundo próprio e particular, estes
acabam por revelar o conjunto de sonhos, ideias e reflexões muito peculiares
que compõem o seu quotidiano e nos dão a sua imagem da vida. Uma
viagem sensível e emocional construída como uma poderosa reflexão
a respeito dos íntimos sentimentos que marcam o universo dos cegos.
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OUT. 23.30 – São
Jorge (sala 3) | 18
OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1)
Black
Tears (Lágrimas Negras) HB
de Sónia Herman Dolz
73´ Holanda/Cuba 1997
Injustamente abafado pelo sucesso mediático de Buena
Vista Social Club, estreado no mesmo ano, Lágrimas Negras é até hoje
o melhor documentário realizado sobre Cuba e sobre o espírito da
ilha. As principais personagens são os músicos de La Vieja Trova
Santiaguera, que no final de cada actuação precisam de assistência
fora do palco, não por causa do desgaste físico sofrido durante
o concerto, mas porque as escadas representam um enorme risco para as suas pernas
(com mais de 80 anos de idade). As digressões internacionais cruzam-se
com o comovente quotidiano dos músicos.
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OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1) | 25 OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3)
Desobediência M
de Licínio Azevedo
92´Moçambique/Portugal 2002
Rosa, camponesa moçambicana, é acusada de ter
causado o suicídio do marido e de ter um “marido-espírito” que
a levava a desobedecer ao marido verdadeiro. Numa carta descoberta durante as
cerimónias fúnebres, e que é lida diante de todos os presentes,
o suicida determina que os cinco filhos que teve com Rosa sejam entregues ao
seu irmão gémeo, para não viverem com a mulher que arruinou
a sua vida. Para provar a sua inocência, recuperar os filhos e os poucos
bens que o casal possuía, Rosa submete-se a dois julgamentos: o primeiro
num curandeiro, o segundo num tribunal. Nos dois julgamentos é absolvida.
Porém, para que um segredo da família seja preservado, Rosa tem
que ser inculpada. E os familiares do morto vingam-se dela de uma maneira atroz.
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