Programação
doclisboa 2008 |
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3ª |
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5ª |
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2ª |
3ª |
4ª |
Programa
dia-a-dia |
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17 |
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17
Outubro – sexta-feira
17
OUT. 11.00 – Culturgest (grande auditório) |
21 OUT. 23.00 - Londres (sala 2)
The Long Holiday DF
de Johan Van der Keuken
145´ Holanda 2000
7 de Janeiro de 2001, aos 62
anos, Johan Van der Keuken faleceu vítima de
cancro da próstata. Antes disso, filmou The
Long Holiday, uma obra que serviu de motivação
ao cineasta para viajar pelo mundo fora após
saber que lhe restavam poucos anos de vida. O realizador
atravessa locais como o Nepal, Brasil, África,
Nova Iorque e São Francisco, contactando diferentes
sociedades e culturas, e coleccionando experiências
que o ajudam a enfrentar a morte que se aproxima. Uma
pungente homenagem à vida e uma lição
sobre os últimos dias de existência de
um dos maiores documentaristas holandeses de sempre.
17 OUT. 15.00 - Londres
(sala 1) | 23 OUT. 18.15 – Culturgest (pequeno auditório) Tehran Backyard SE
de Roxana Pope
28´ Escócia 2007 Retrato de uma mulher: Pari, que vive
nos arredores de Teerão e viaja todos os dias mais
de seis horas para fazer limpezas. Aos 65 anos, com o marido
cego, cinco filhos e dois netos, Pari é ainda o
sustento da família num país que celebra
28 anos desde a Revolução Islâmica
e exige o direito de possuir poder nuclear.
The
Stone Silence I
de Krzystof Kopczynski
51
´ Polónia 2007
Em 2005, Amina, uma mulher de 29
anos morreu – aparentemente apedrejada – na aldeia de
Spin Gaw no Afeganistão. Da sua morte e do que aconteceu
depois existem várias versões. The
Stone Silence segue o inquérito oficial que decorre na aldeia ao longo
de vários meses e revela a força das regras morais
instituídas em contradição com as leis
do Estado. A família do marido de Amina (emigrado no
Irão) e a família do amante (agora em fuga) vergam-se à tradição:
o silêncio é de pedra.
17 OUT. 15.00 –São
Jorge (sala 3) | 26 OUT. 11.00 –São Jorge (sala
3)
Be Like Others NF,NI
de Tanaz Eshaghian
74´ Irão/Canadá/Reino Unido/EUA 2008
Documentário inquietante que
acompanha ao longo de mais de um ano as operações
de mudança de sexo numa importante clínica
do Irão, e apresenta a posição dos médicos,
dos pacientes e do Estado. Be Like
Others revela-nos uma
geração de jovens iranianos “diagnosticados” como
transexuais num país que financia a mudança
de sexo, mas condena os homossexuais à pena de morte.
17
OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 21 OUT. 16.15 – Culturgest
(pequeno auditório) | 24 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
Floating
Dust MC
de Huang Wenhai
111´ China 2003
Floating Dust revela-nos os
sonhos de pessoas comuns que se juntam num clube de jogos
de uma pequena vila do sul da China - uma das províncias
mais pobres do país. Um grupo de desempregados reúne-se
diariamente para discutir estratégias de jogo, probabilidades
de vencer a lotaria, fórmulas matemáticas que
desvendem os segredos da sorte e códigos escondidos
na série televisiva Teletubbies Tomando a obsessão
pelo jogo como ponto de partida, Floating
Dust revela os
sonhos e ilusões das personagens por uma vida melhor.
17
OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório)
| 24 OUT. 23.00 - Londres (sala 2)
Blind Loves R&E
de Juraj Lehotský
77´ Eslováquia 2008
Uma genuína tentativa de descrever
as diferentes formas de amor entre pessoas cegas. Quatro
indivíduos: Peter, Miro, Elena e Zuzana, expõem
a beleza dos seus valores e a visão que possuem do
amor e da sua necessidade. Exprimindo um mundo próprio
e particular, estes acabam por revelar o conjunto de sonhos,
ideias e reflexões muito peculiares que compõem
o seu quotidiano e nos dão a sua imagem da vida. Uma
viagem sensível e emocional construída como
uma poderosa reflexão a respeito dos íntimos
sentimentos que marcam o universo dos cegos.
17 OUT. 16.30 – Culturgest
(grande auditório) | 19 OUT. 16.00 - Londres (sala
2) | 25 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
Mum (Mama) MC
de Zhang Yuan
90´ China 1990
Primeira longa-metragem de Zhang Yuan,
Mama foi também o primeiro filme independente
a ser produzido na China desde 1949, realizado com a ajuda
de amigos do realizador e revelando desde o início
o apetite do cineasta por temas controversos da sociedade
chinesa. Uma obra que se concentra na relação
entre uma mãe solteira e o seu filho deficiente com
11 anos no cenário de algumas escolas e instituições
especiais de apoio a crianças diminuídas. Mama combina
ficção com documentário de modo a melhor
revelar a realidade social das personagens.
17 OUT. 17.00 –São
Jorge (sala 3) | 26 OUT. 15.00 – São Jorge
(sala 3)
No more hide & seek (Nous N’Irons
Plus au Bois) NF,
NI
de Josée Dayan
74´França 2007
Josée Dayan propõe-nos
a descoberta de vários retratos de transexuais (masculinos
e femininos) num filme afirmativo, que reúne depoimentos
extraordinários e muito variados. Poucas vezes, ou
mesmo nunca antes deste filme, a instituição
medico-psiquiátrica que legislou e teve função
quase policial na área do acesso ao transexualismo
foi tão claramente contestada e desmascarada. Mais
do que as décadas de opressão vividas pela
comunidade transexual e transgénero, é aqui
evocada a sua extraordinária vontade de viver a identidade
numa total liberdade.
17 OUT. 17.30 - Londres
(sala 1) | 21 OUT. 21.00 – Culturgest (grande auditório)
The Champagne Spy I
de Nadav Schirmann
90´ Israel/Alemanha 2007
The Champagne Spy é um emocionante 007 em forma de
documentário. A história inacreditável de um espião
da Mossad (serviço secreto israelita) é-nos revelada através
das imagens e memórias do seu filho, que aos 12 anos ficou a saber da
dupla identidade do pai. O estilo e o suspense deste filme adaptam-se perfeitamente
a uma biografia povoada de episódios rocambolescos, agentes duplos, mistérios
políticos e missões ultra-secretas. O célebre espião
israelita enviado para o Cairo com o objectivo de sabotar o programa nuclear
egípcio, revela-se não só um homem dividido entre a família
e a missão, mas um indivíduo cada vez mais seduzido pela sua falsa
identidade de milionário ex-nazi e playboy extravagante.
17 OUT. 18.00 - Londres
(sala 2) | 20 OUT. 23.00 – Culturgest
(grande auditório)
O Segredo CN
de Edgar Feldman
25´ Portugal 2008
António Dias Lourenço,
hoje com 94 anos, comunista, relembra os anos de encarceramento
no Forte de Peniche, durante a ditadura fascista em Portugal,
focando-se no episódio da sua
evasão em 1954. É essa fuga, de uma coragem física notável,
que o filme pretende mostrar. Percorrendo a velha
cadeia de alta segurança
e o que resta do antigo edifício, Dias Lourenço
evoca as peripécias
pelas quais passou para se evadir e mostra algumas das salas
onde ele e os seus camaradas viviam diariamente. Foi depois
de ter sido castigado a um mês
de “segredo” (um cubículo sem luz destinado às
piores reprimendas) que resolveu engendrar uma das mais bem
sucedidas e espectaculares fugas.
O Adeus à Brisa CN
de Possidónio Cachapa
55´ Portugal 2008
Um homem fala sobre o seu passado, que
se confunde com o da História do seu país.
Num discurso comovente, evoca a luta pela liberdade e a sua
crença nas revoluções e na supremacia
da Beleza. Sentado na sua sala, Urbano Tavares Rodrigues
mantém-se o escritor, o resistente, o que acredita
no melhor do Homem. E se as coisas em que acreditou nem sempre
lhe corresponderam foi porque ainda não tinha chegado
o tempo certo. Mas vai haver um mundo novo. Vai haver. No
meio do Tempo, Urbano reflecte, enquanto a brisa do sul não
cessa de soprar.
17 OUT. 18.15 – Culturgest
(pequeno auditório) | 22 OUT. 21.00 - Londres (sala
2)
Divorce Albanian Style I
de Adela Peeva
66´ Bulgária 2007
Três histórias de amor interrompidas
durante a ditadura de Enver Hoxha na Albânia. Ou a história de três
casais destruídos, onde os homens cometeram o pecado de escolher mulheres
estrangeiras para suas esposas. Em certos casos, a ideologia totalitarista levou
os próprios filhos a repudiarem as mães. Três histórias
de crimes de Estado - que representam milhares de outras – e das quais
os responsáveis impunes ainda hoje sentem orgulho.
17 OUT. 18.30 – Culturgest
(grande auditório) | 24 OUT. 20.30 - Londres (sala
1)
O Meu Amigo Mike ao Trabalho
R&E
de Fernando Lopes
45´ Portugal 2008
Mike é o amigo, meio suíço, meio americano,
de Fernando Lopes. É pintor e vive há 30 anos em Portugal, onde
descobriu a sua Ilha dos Amores. É pois também português.
O seu nome de guerra é Michael Biberstein. Reconhecido internacionalmente,
as suas obras estão presentes nas mais importantes colecções
e museus do mundo. Ele e Fernando Lopes decidiram partir para esta aventura numa
conversa em casa de amigos comuns. O resultado é este filme: uma viagem
interior na criação de uma pintura onde se filmou pois o silêncio,
o seu mistério e a sua magia.
17 OUT. 20.30 - Londres
(sala 1) | 20 OUT. 14.15 – Culturgest (pequeno auditório)
Curtas Metragens CP
de Andrzej
Wajda de Marcel Lozinski
- Sessão legendada apenas em
inglês
Ceramics from Ilza,
de Andrzej Wajda, 1951, 10’
Ceramics
from Ilza é um documentário que
combina um estilo visualmente imaginativo com óbvias
concessões à ideologia oficial. No final
do filme o narrador proclama: "Está a nascer
um novo grupo de artistas populares. Inspirados pelas criatividade
do povo polaco, eles continuarão a tradição
de progresso e realismo na arte nacional da Polónia".
While you’re Asleep,
de Andrzej Wajda,1952, 11’
Um documentário sobre a vida à noite numa
cidade. Enquanto alguns dormem, outros trabalham. While
You Sleep foi baseado na poesia de Tadeusz Kubiak, sobre
aqueles que trabalham durante a noite para assegurar a
normal rotina do dia, fundindo versos com reportagem e
música.
I Walk in the Sun,
de Andrzej Wajda, 1955, 13’
No Documentary Film Studios
de Varsóvia, Andrzej
Wajda fez I Walk Towards the Sun, um filme sobre
o escultor Ksawery Dunikowski. Planos de esculturas de
mulheres grávidas
numa praia inundada de sol que mostra laços entre
escultura e Natureza.
Proba Mikrofonu,
de Marcel Lozinski, 1981, 19’
Na fábrica de cosméticos Pollena-Uroda, uma
estação de rádio faz um programa de
investigação onde pergunta aos trabalhadores
se estes sentem que a fábrica lhes pertence. As
respostas dos trabalhadores acabam por surpreender, especialmente
junto da direcção. Um filme sobre aqueles
que dominam e os que são dominados na Polónia
comunista.
Matriculation,
de Marcel Lozinski, 1981, 16’
Premiado em 1981 na categoria
de documentário
com o Brazowy Lajkonik do 21º Festival de Curtas
de Cracóvia (ex-aequo com Proba
Mikrofonu). Um
filme sobre o exame de bacharelato às cadeiras
de Ciências Sociais e História. Os estudantes
são filmados na sala de exame, onde recitam fórmulas
de propaganda, e nos corredores, onde se riem destas.
My place,
de Marcel Lozinski, 1987, 15’
Uma história metafórica e bem humorada sobre
o Sopo Grand Hotel e os seus empregados. Todos se consideram
indispensáveis, todos constituem parte do edifício.
17
OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório)
| 23 OUT. 17.30 - Londres (sala 1)
Enclosures CI
de Arianne Olthaar
4´ Holanda 2008
Misteriosas imagens da “arquitectura de casas de banho” em
Jardins Zoológicos europeus: jaulas de macacos e primatas, construídas
nos anos 1960 e 1970.
Alone in Four Walls CI
de Alexandra Westmeier
85´ Alemanha 2007
Uma viagem ao interior
de um reformatório juvenil na Rússia onde
estão presos jovens com menos de 15 anos condenados por vários
tipos de delito: dos mais pequenos roubos aos mais graves homicídios.
A maioria provém de famílias carenciadas e problemáticas,
marcados por um clima de abusos físicos ou ausência parental e alcoolismo.
Alone in Four Walls ouve atentamente o que as crianças têm a dizer,
mas também procura retratar o meio de onde vêm.
17 OUT. 21.00 – Culturgest
(grande auditório) | 26 OUT. 22.30 - Londres (sala
1)
Titicut Follies RW
de Frederick Wiseman
89´ EUA 1967
Proibido pelo Tribunal Supremo Judicial de Massachussets
até 1992, com a alegação de constituir uma “invasão” na
vida privada dos reclusos e um atentado à sua dignidade, Titicut Follies é o
primeiro documentário de Wiseman e um duro retrato das condições
existentes na Prisão Estatal para Doentes Psiquiátricos de Bridgewater,
no Massachusetts. Um filme que documenta a forma como os presos são tratados
por guardas, assistentes sociais e psiquiatras e que nos força a contemplar
os limites da insensibilidade humana.
17 OUT. 21.00 - Londres
(sala 2) | 22 OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório)
Damages I
de Thomas Balmès
68´ França/Finlândia 2007
Todos os anos são pagos biliões de dólares
em indemnizações individuais nos Estados Unidos e a Koskoff Koskoff & Bieder é um
dos escritórios de advogados que consegue melhores resultados neste domínio.
Damages aborda com cinismo e ironia os vários aspectos desta
especialidade da advocacia. Qual a estratégia para obter chorudas indemnizações?
Através de vários casos, vemos como estes advogados lidam com as
famílias das vítimas, examinam documentos, criam um guião,
e tentam definir um preço para cada vida humana.
17 OUT. 21.30 – São
Jorge (sala 3) | 20 OUT. 22.00 – São Jorge
(sala 1)
Snowball (Bola de Nieve) HB
de José Sanchez-Montes
73´ Espanha 2003
Bolita de Nieve, o inconfundível pianista cubano,
negro, “pequeno e redondo como uma bolinha”, tão admirado
por Ernest Hemingway e Pablo Neruda, continua a ouvir-se hoje nas bandas sonoras
dos filmes de Pedro Almodovar. Este documentário procura mostrar as várias
influências que definiram o estilo deste pianista e cantor, desde a herança
musical africana à veia pró-revolucionária, abordando ainda
a sua homossexualidade. Uma obra que reivindica o perfil humano de um dos maiores
mitos latino-americanos do século passado, auto-denominado “o homem
triste que cantava alegre”.
17 OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 22 OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 25 OUT. 16.15 – Culturgest
(pequeno auditório)
The Last Lumberjacks MC
de Yu Guangyi
90´ China 2006
Retrato da vida de um grupo de lenhadores na Província
de Heilongjiang, sob as duras condições climatéricas que
enfrentam durante o seu trabalho na velha indústria madeireira. Documentando
um modo de vida condenado à extinção pelo avanço
do progresso civilizacional, The Last Lumberjacks mostra a forma como as florestas
continuam a ser exploradas há mais de cem anos pelos povos para sua sobrevivência,
usando vários métodos tradicionais transmitidos ao longo de gerações
sucessivas.
17 OUT. 22.00 – São
Jorge (sala 1) | 20 OUT. 21.30 – São Jorge
(sala 3)
Tosca’s Kiss (Il Bacio di Tosca) HB
de Daniel Schmidt
87´ Suiça/Itália 1984
Para Giuseppe Verdi era a sua “melhor criação”,
destinada a servir todos os que nunca viessem a ter a mesma sorte que ele tivera
na vida. Fundada pelo célebre criador de óperas, a “Casa
di Riposo” (espaço que hoje ainda existe na Praça Buonarotti
em Milão) foi construída para receber artistas falhados, velhos
cantores de ópera e músicos aposentados. Il
Bacio di Tosca mostra
a forma como os mesmos revivem e reproduzem os seus antigos triunfantes papéis
de palco, num quotidiano marcado pelas recordações e memórias
dos espectáculos. Vissi d’Arti, uma das árias emblemáticas
de Puccini é o tema central deste filme – que está entre
os maiores da história do cinema.
17 OUT. 22.30 - Londres
(sala 1) | 25 OUT. 23.00 – Londres (sala 2)
Aka Ana R&E
de Antoine D’Agata
60´ França 2008
A obra de um dos mais provocadores e controversos fotógrafos
franceses: Antoine D’Agata. O argumento de Aka Ana foi escrito
e inspirado no célebre filme de Nagisa Oshima O Império dos
Sentidos (1976), tendo sido rodado durante uma estadia de quatro meses do
artista no Japão. As prostitutas relatam e dão a ver as suas práticas,
entregues a uma diária e transgressiva exploração da noite
japonesa que se nos revela aqui em toda a sua doçura e violência,
enfrentando o fantasma da pornografia.
17 OUT. 22.45 – Culturgest
(pequeno auditório) | 20 OUT. 23.00 - Londres (sala
1) | 24 OUT. 22.30 – Londres (sala1)
American Swing SE
de Jon Hart e Mathew Kaufman
81´ EUA 2008
A crónica que revela a ascensão e queda de
Larry Levenson, um simples vendedor de gelados, que em 1977 transformou a garagem
do hotel Ansonia, situado na Upper West Side em Nova Iorque, num efervescente
clube de sexo ao vivo: o Plato’s Retreat. A noite vivia um dos seus períodos
mais áureos e vários casais acediam ao espaço para dançar
e praticar swing. Foi o início de uma revolução e o epicentro
sexual de uma época, para muitos uma espécie de utopia ou cápsula
no tempo, aqui recordada por antigos donos, clientes e empregados, com direito
a imagens de arquivo inéditas.
17 OUT. 23.00 – Culturgest
(grande auditório) | 22 OUT. 18.00 - Londres (sala
2)
Ruas da Amargura CN
de Rui Simões
111´ Portugal 2008
As Ruas da Amargura são povoadas de homens e de mulheres,
de todas as idades, com carências afectivas, financeiras, problemas mentais,
alcoolismo, tóxico-dependência, ou simplesmente pessoas que chegaram
a Portugal à procura de uma vida um pouco melhor. Do outro lado da Rua
há um formigueiro de voluntários, assistentes sociais e técnicos
diversos que constroem e mantêm estruturas de apoio, uns pensando em dias
melhores, outros institucionalizando a ajuda sem acreditar que o fenómeno
possa ter cura. Um trabalho muitas vezes ingrato e com muito pouco sucesso, devido,
entre outras razões, à falta de coordenação.
17 OUT. 23.00 - Londres
(sala 2) | 22 OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório)
End of the Rainbow CI
de Robert Nugent
83´ França 2007
Uma grande companhia mineira multinacional transfere uma imponente unidade de prospecção de ouro da Indonésia para uma região remota da Guiné Conacry, em África. Nesta zona rural extremamente pobre, a presença da mina acaba por criar um clima de mudança e vários conflitos entre os habitantes locais. Quais as vantagens do proclamado progresso para uma aldeia africana? A transformação do mundo imposta pelo poder do dinheiro não garante necessariamente felicidade nem melhores condições de vida.
17 OUT. 23.30 – São
Jorge (sala 3) | 22 OUT. 24.00 – São Jorge
(sala 1)
Going Against Fate HB
de Viviane Blumenschein
80´ Suiça 2008
Going Against Fate acompanha o maestro norte-americano
David Zinman e a Orquestra Sinfónica de Zurique durante os ensaios, concertos
e gravações da 6.ª Sinfonia de Gustav Mahler. Momentos onde
o carismático Zinman não deixa de ir ditando várias notas
e histórias sobre a vida pessoal do famoso compositor austríaco
numa viagem emocionante e íntima ao mundo do artista. Além de lançar
um olhar penetrante aos bastidores da relação criada entre maestro
e orquestra, e à dedicação vital dos instrumentistas à música,
esta é uma jornada na revelação de uma obra-prima: a sinfonia.
17 OUT. 24.00 – São
Jorge (sala 1) | 21 OUT. 21.30 – São Jorge
(sala 3)
Septembers (Septiembres) HB
Carles Bosch
89´ Espanha 2007
Todos os anos, em Setembro,
o sistema penitenciário espanhol promove um festival da canção
que reúne os melhores cantores entre os reclusos de todo o país.
Competição ansiosamente esperada e na qual é eleito o melhor
cantor entre os presos. O que poderia parecer um simples concurso de música,
torna-se num acontecimento de esperança e num retrato dos sentimentos
mais profundos destes reclusos. Durante o ano que separa dois concursos, Carles
Bosch acompanha alguns dos detidos, entre os quais Arturo, um cigano que canta
pela sua mulher e filhos, Rudolf, um lituano expatriado que dedica a sua actuação
a uma paixão ucraniana, e Adelberto, um jovem argentino que telefona todas
as semanas a sua avó.
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