Actividades
Paralelas do doclisboa 2008
Docbreakfast
Encontros profissionais
Após o êxito destes encontros profissionais
na edição passada, o doclisboa volta a organizar
conversas informais entre os profissionais portugueses
e alguns representantes do mercado internacional: grandes
distribuidores de documentário; canais de televisão
interessados na produção portuguesa; distribuidores
de cinema. Estes encontros profissionais terão lugar
ao pequeno-almoço, no espaço Fórum
Debates.
sempre às 10.00 da
manhã – no
forum debates da Culturgest:
A entrada é livre. Por favor, confirme a sua presença
através do e-mail: doclisboa@doclisboa.org
dia 17 - 6ªfeira Apoios
Media a Portugal
Katharina Redieger – MEDIA
Portugal é um dos países europeus que menos
recorre ao apoio financeiro Media e um dos países
que tem menos candidaturas contempladas. A responsável
pelas candidaturas de Portugal em Bruxelas, Katherina Redieger,
vem ao doclisboa apresentar o funcionamento do programa
de financiamento Media e tentar aliciar os produtores portugueses
a apresentar novas candidaturas.
dia 21 - 3ªfeira Distribuição
internacional
Esther van Messel – First
Hand Films
A first Hand Films é uma das distribuidoras de documentários
mais conceituadas no mercado internacional, com uma carteira
de filmes selectiva. Esther van Messel é fundadora
e directora da First Hand Films e estará neste docbreakfast
para nos falar do que é vendável, a quem,
e quais as melhores estratégias de venda para cada
projecto.
dia 22 - 4 ªfeira Outros
festivais com presença de documentário
José Sanchez-Montes [Cines del Sur], Christine Dollhofer
[Crossing Europe], Pedro Pimenta [Dockanema], Sara Garcia
e Ángel Sanchez [Play-Doc]
Este ano temos presentes em Lisboa
alguns directores de festivais internacionais menos conhecidos
entre nós.
Alguns são reputados pela programação
ousada, outros pela inovação, outros têm
prémios de grande valor… Uma oportunidade
para conhecer os programadores e compreender critérios
de selecção.
dia 23 - 5 ªfeira TV3
Cataluña
Jordi Ambròs – TV3 Cataluña
A TV3 Catalunya foi e é uma televisão pioneira
na apresentação de documentários em
Espanha. Jordi Ambròs tem sido responsável
pelas aquisições e das co-produções
do canal – que já exibiu várias obras
portuguesas. Ambròs vem apresentar a nova política
da TV3 e as escolhas que faz.
dia 24 - 6 ªfeira Distribuição
DVD
Distribuição
DVD em Portugal
Em alguns países, a distribuição
DVD é uma
fonte de financiamentos tão importante quanto o
lançamento em sala ou quanto as vendas televisivas.
O que se passa em Portugal? Quem vende? Para que canais?
Quem compra? Como se divulga? Quais os números reais?
Quais as médias de venda? Que estratégias
paralelas ou inovadoras podem trazer benefícios?
Lisbon Docs
Forum para financiamento
de documentários
[21 a 25 de outubro]
O Lisbon Docs - fórum para financiamento para
documentários, organizado pela Apordoc em parceria
com o EDN – European Documentary Network é o
evento mais importante para profissionais de documentário
em Portugal e tem lugar no último fim-de-semana
do Festival. No Lisbon Docs reúnem-se os representantes
de várias televisões europeias, distribuidores
e duas dezenas de produtores portugueses e estrangeiros
que procuram financiar internacionalmente os seus novos
projectos. .
Fórum
debates Johnnie Walker
O Fórum Debates continua este ano, numa dinâmica
informal, as conversas serão tidas à mesa de
café, com a intervenção activa de moderadores.
docfestas São
Jorge
Associadas à programação musical HEART
BEAT, terão lugar no Cinema São Jorge três
festas do doclisboa :
- Brasil : quinta-feira 16 (música ao vivo)
- Cuba : sábado 18
- Moçambique : quinta-feira 23
Uma festa independente será organizada no dia 24 em local a anunciar paracomemorar
os 20 anos do Movimento Homeoestética (Concerto do grupo Ena Pá 2000).
docs 4 kids
Dos 8 aos 12 anos.
Cinema São Jorge, sala 2. Sábado 18,
15h30 | Domingo 19, 15h30 | Sábado 25, 15h30
O
que é o documentário? Onde é a China?
O que é o desafio? Como é a
minha medalha?
O atelier DOCS 4 KIDS parte da exploração de excertos do filme “The
Red Race”, de Chao Gan, que segue o quotidiano de crianças que treinam
para um dia se tornarem atletas de alta competição. Através
de viagens em grandes mapas, da observação e conversa à volta
daquilo que vemos na tela de projecção e do que vivemos, e da construção
de uma medalha que transporta os nossos sonhos e desafios, trabalhamos o documentário
como essencial descoberta de outras realidades, de crescimento e aprendizagem.
Inscrições limitadas.
Informações e inscrições: Tel: 96 327 12 55 mail: escolas@doclisboa.org
Masterclasses
Lições públicas
de cinema, a cargo de realizadores consagrados: Frederick
Wiseman, Thomas Balmès e Eduardo Coutinho.
Workshop SONY
O doclisboa terá mais
uma vez um workshop de formação, apoiado
pela SONY.
Parceria entre o doclisboa, a Sony e Associação
de Imagem Portuguesa de Cinema e Televisão - O Workshop
Sony deste ano vai trazer a directora de fotografia alemã Birgit
Gudjonsdottir AAC.
Professora de imagem na Filmakademie Baden Württemberg
em Ludwigsburg, desde 1998, e na dffb em Berlim, trabalhou
como Directora de fotografia em diversos filmes, destacando-se: "No
Name City", de Florian Flicker (doc. 2006), "EI
in Japan", de Connie Walther (doc. 2005), "Auf
Verwehten Spuren - Durch Die Wildnis Alaskas", de
Wolfram Giese/J. Schliessler (Doc. 2004), "Ein Tag
mit folgen", de Katja Esson (Doc 2004), "Jargo",
de Maria Sólrun Sigurdardóttir (Longa-metragem,
2003) e "Und tschüss Ihr Lieben", de Connie
Walther (Telefilme, 2002).
Birgit abordará os seus processos de trabalho orientados
para o documentário com a utilização
de equipamentos de vídeo digitais. Neste workshop,
haverá ainda lugar a uma apresentação
introdutória de dois novos modelos de camcorders
digitais recentemente lançadas no mercado a PMW-EX3
e a HVR-Z5. .
Videoteca SONY
Os espectadores do doclisboa
podem ver o conjunto de filmes enviados para selecção
na Videoteca do festival (filmes seleccionados e filmes
não seleccionados), equipada com vários postos
de visionamento individual. A Videoteca é um espaço
de acesso público, havendo ainda alguns postos de
visionamento reservados exclusivamente a profissionais
acreditados no festival. |
|