Bilheteiras + Horários | Equipa + Contactos | Edições Anteriores | Apordoc | Links | Descobrir Lisboa | ENGLISH
Actividades Paralelas do doclisboa 2008

Docbreakfast
Encontros profissionais
Após o êxito destes encontros profissionais na edição passada, o doclisboa volta a organizar conversas informais entre os profissionais portugueses e alguns representantes do mercado internacional: grandes distribuidores de documentário; canais de televisão interessados na produção portuguesa; distribuidores de cinema. Estes encontros profissionais terão lugar ao pequeno-almoço, no espaço Fórum Debates.

sempre às 10.00 da manhã – no forum debates da Culturgest:
A entrada é livre. Por favor, confirme a sua presença através do e-mail: doclisboa@doclisboa.org
 dia 17 - 6ªfeira    Apoios Media a Portugal
Katharina Redieger – MEDIA
Portugal é um dos países europeus que menos recorre ao apoio financeiro Media e um dos países que tem menos candidaturas contempladas. A responsável pelas candidaturas de Portugal em Bruxelas, Katherina Redieger, vem ao doclisboa apresentar o funcionamento do programa de financiamento Media e tentar aliciar os produtores portugueses a apresentar novas candidaturas.

 dia 21 - 3ªfeira   Distribuição internacional
Esther van Messel – First Hand Films
A first Hand Films é uma das distribuidoras de documentários mais conceituadas no mercado internacional, com uma carteira de filmes selectiva. Esther van Messel é fundadora e directora da First Hand Films e estará neste docbreakfast para nos falar do que é vendável, a quem, e quais as melhores estratégias de venda para cada projecto.

 dia 22 - 4 ªfeira   Outros festivais com presença de documentário
José Sanchez-Montes [Cines del Sur], Christine Dollhofer [Crossing Europe], Pedro Pimenta [Dockanema], Sara Garcia e Ángel Sanchez [Play-Doc]
Este ano temos presentes em Lisboa alguns directores de festivais internacionais menos conhecidos entre nós. Alguns são reputados pela programação ousada, outros pela inovação, outros têm prémios de grande valor… Uma oportunidade para conhecer os programadores e compreender critérios de selecção.

 dia 23 - 5 ªfeira   TV3 Cataluña
Jordi Ambròs – TV3 Cataluña
A TV3 Catalunya foi e é uma televisão pioneira na apresentação de documentários em Espanha. Jordi Ambròs tem sido responsável pelas aquisições e das co-produções do canal – que já exibiu várias obras portuguesas. Ambròs vem apresentar a nova política da TV3 e as escolhas que faz.

 dia 24 - 6 ªfeira   Distribuição DVD
Distribuição DVD em Portugal
Em alguns países, a distribuição DVD é uma fonte de financiamentos tão importante quanto o lançamento em sala ou quanto as vendas televisivas. O que se passa em Portugal? Quem vende? Para que canais? Quem compra? Como se divulga? Quais os números reais? Quais as médias de venda? Que estratégias paralelas ou inovadoras podem trazer benefícios?

Lisbon Docs
Forum para financiamento de documentários
[21 a 25 de outubro]
O Lisbon Docs - fórum para financiamento para documentários, organizado pela Apordoc em parceria com o EDN – European Documentary Network é o evento mais importante para profissionais de documentário em Portugal e tem lugar no último fim-de-semana do Festival. No Lisbon Docs reúnem-se os representantes de várias televisões europeias, distribuidores e duas dezenas de produtores portugueses e estrangeiros que procuram financiar internacionalmente os seus novos projectos. .

Fórum debates Johnnie Walker
O Fórum Debates continua este ano, numa dinâmica informal, as conversas serão tidas à mesa de café, com a intervenção activa de moderadores.

docfestas São Jorge
Associadas à programação musical HEART BEAT, terão lugar no Cinema São Jorge três festas do doclisboa :
- Brasil : quinta-feira 16 (música ao vivo)
- Cuba : sábado 18
- Moçambique : quinta-feira 23
Uma festa independente será organizada no dia 24 em local a anunciar paracomemorar os 20 anos do Movimento Homeoestética (Concerto do grupo Ena Pá 2000).

docs 4 kids
Dos 8 aos 12 anos.
Cinema São Jorge, sala 2. Sábado 18, 15h30 | Domingo 19, 15h30 | Sábado 25, 15h30

O que é o documentário? Onde é a China? O que é o desafio? Como é a minha medalha?
O atelier DOCS 4 KIDS parte da exploração de excertos do filme “The Red Race”, de Chao Gan, que segue o quotidiano de crianças que treinam para um dia se tornarem atletas de alta competição. Através de viagens em grandes mapas, da observação e conversa à volta daquilo que vemos na tela de projecção e do que vivemos, e da construção de uma medalha que transporta os nossos sonhos e desafios, trabalhamos o documentário como essencial descoberta de outras realidades, de crescimento e aprendizagem.

Inscrições limitadas.
Informações e inscrições: Tel: 96 327 12 55 mail: escolas@doclisboa.org

Masterclasses
Lições públicas de cinema, a cargo de realizadores consagrados: Frederick Wiseman, Thomas Balmès e Eduardo Coutinho.

Workshop SONY
O doclisboa terá mais uma vez um workshop de formação, apoiado pela SONY.
Parceria entre o doclisboa, a Sony e Associação de Imagem Portuguesa de Cinema e Televisão - O Workshop Sony deste ano vai trazer a directora de fotografia alemã Birgit Gudjonsdottir AAC.
Professora de imagem na Filmakademie Baden Württemberg em Ludwigsburg, desde 1998, e na dffb em Berlim, trabalhou como Directora de fotografia em diversos filmes, destacando-se: "No Name City", de Florian Flicker (doc. 2006), "EI in Japan", de Connie Walther (doc. 2005), "Auf Verwehten Spuren - Durch Die Wildnis Alaskas", de Wolfram Giese/J. Schliessler (Doc. 2004), "Ein Tag mit folgen", de Katja Esson (Doc 2004), "Jargo", de Maria Sólrun Sigurdardóttir (Longa-metragem, 2003) e "Und tschüss Ihr Lieben", de Connie Walther (Telefilme, 2002).
Birgit abordará os seus processos de trabalho orientados para o documentário com a utilização de equipamentos de vídeo digitais. Neste workshop, haverá ainda lugar a uma apresentação introdutória de dois novos modelos de camcorders digitais recentemente lançadas no mercado a PMW-EX3 e a HVR-Z5. .

Videoteca SONY
Os espectadores do doclisboa podem ver o conjunto de filmes enviados para selecção na Videoteca do festival (filmes seleccionados e filmes não seleccionados), equipada com vários postos de visionamento individual. A Videoteca é um espaço de acesso público, havendo ainda alguns postos de visionamento reservados exclusivamente a profissionais acreditados no festival.