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Programação doclisboa 2008
 
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Programa dia-a-dia 16 17 18  19  20 21 22 23  24  25 26 27 28 29
 

19 Outubro – domingo

19 OUT. 11.00 – Culturgest (pequeno auditório) | 26 OUT. 21.00 - Londres (sala 2)
Aspen  RW 
de Frederick Wiseman
146´ EUA 1991
O filme onde Wiseman viaja até ao coração da famosa cidade de Aspen e se fixa no âmago de um dos principais pontos turísticos dos Estados Unidos. Aspen é o olhar sobre um local que ficou célebre no Séc. XIX devido às suas minas de prata e hoje é mais conhecida pela sua paisagem esplendorosa feita de neve e montanhas, pelos desportos de Inverno, música, excursionismo, gente da moda e crescente iniciativa intelectual. Um documentário que retrata o conceito contemporâneo de lazer.

19 OUT. 14.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 21 OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 23 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
In Public  MC 
de Jia Zhang-Ke
32´ China 2007
Um documentário que mais uma vez sintetiza as preocupações estéticas de Jia Zhang Ke e nos mostra como pessoas diferentes podem viver em diferentes espaços. Algures num tempo e dimensão suspensos, entre a luz e a penumbra, somos transportados através de vários cenários: estações de comboio, paragens de autocarros, pistas de karaoke ou discotecas. Filmado em Shanxi, uma das províncias mais antigas do país, o espectador partilha aqui a mesma observação e solidão das personagens que apanham o comboio e depois o autocarro durante o seu trajecto através de uma paisagem de trabalho, uniformes e silêncios, enquanto esperam um novo dia.
Dong  MC 
de Jia Zhang-Ke
70´ China 2005

Dong transporta-nos até à velha cidade de Fengjie, na região das Três Gargantas, condenada a ficar submersa pelas águas da maior barragem do mundo. Aqui os trabalhos de demolição contrastam com o trabalho do pintor Liu Xiadong que escolhe onze trabalhadores para personagens de uma pintura da sua nova colecção de telas. Absorvido pela realidade dos trabalhadores daquela região, o pintor sente a agonia de um mundo que finda. Segue depois para a Tailândia, onde continua as suas pinturas. Sob um calor abrasador e a luz violenta, o artista não conhece a língua nem os costumes. Um retrato da condição humana em duas situações distintas, mas com a imagem da Ásia em comum.

19 OUT. 14.30 – Culturgest (grande auditório) | 25 OUT. 20.30 - Londres (sala 1)
Une Histoire du Vent  DF 
de Joris Ivens, Marceline Loridan
80´ França 1988
O derradeiro filme de Joris Ivens, realizado em parceria com Marceline Loridan, onde o realizador, depois de Pour le Mistral (1966), procura mais uma vez captar o “invisível”: o vento. De volta à China, Une Histoire du Vent persegue este elemento não apenas como um fenómeno natural, mas principalmente como ilustração e metáfora das mudanças na Sociedade e na Cultura. Uma obra maior onde a despedida poética de um autor encontra em vastas paisagens como a do deserto de Gobi e na reflexão sobre a importância da arte ou da cultura um sentimento de esperança.

19 OUT. 15.00 - Londres (sala 1) | 22 OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório)
Videoletter  DF 
de Shuntaro Tanikawa e Shuji Tereyama
74´ Japão 1983

Videoletter é a compilação de uma notável troca de correspondência verificada entre dois proeminentes artistas japoneses, o cineasta e dramaturgo Shuji Terayama e o poeta Shunataro Tanikawa, durante cerca de dois anos e pouco antes da morte de Terayama. Através do uso de cartas-vídeo, um formato que tal como o nome indica combina ambas as técnicas, o par constrói uma experiência lírica e crepuscular, por vezes tocante e extravagante, onde se discute a filosofia, o talento, a sabedoria e a morte.


19 OUT. 15.00 – São Jorge (sala 3)
For Them (Por Mis Hijos)  NF, NI  
de Aymée Cruzalegui
16’ Espanha 2007

Até onde está uma mulher disposta a ir para melhorar a vida dos seus filhos? Norma, uma emigrante latino-americana a viver em Barcelona combate a solidão e as barreiras que enfrenta ao procurar ganhar a vida longe da família, a milhares de quilómetros de distância .
The Flower Bridge  NF, NI  
de Thomas Ciulei
87’ Roménia 2008

Documentário que acompanha o quotidiano inesperado de uma família rural na Moldávia. Após a mãe ter emigrado para Itália em busca de trabalho, o pai tem de cumprir várias funções: trabalhar no campo, organizar a casa e cuidar sozinho dos três filhos. Para tal institui um regime semi-militar que não exclui ternura nem humor. The Flower Bridge combina métodos de ficção e documentário para uma melhor valorização da narrativa.


19 OUT. 15.30 – São Jorge (sala 2) | 18 OUT. 15.30 – São Jorge (sala 2) | 25 OUT. 15.30 – São Jorge (sala 2)
 Docs 4 Kids 
O que é o documentário?
Onde é a China? O que é o desafio? Como é a minha medalha?

O atelier DOCS 4 KIDS parte da exploração de excertos do filme The Red Race, de Chao Gan, que segue o quotidiano de crianças que treinam para um dia se tornarem atletas de alta competição. Através de viagens em grandes mapas, da observação e conversa à volta daquilo que vemos na tela de projecção e do que vivemos, e da construção de uma medalha que transporta os nossos sonhos e desafios, trabalhamos o documentário como essencial descoberta de outras realidades, de crescimento e aprendizagem.
Idade recomendada: dos 8 aos 12.
Inscrições limitadas.
Informações e inscrições: Tel: 96 327 12 55 mail: escolas@doclisboa.org

19 OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 17 OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório) | 25 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
Mum (Mama)  MC 
de Zhang Yuan
90´ China 1990

Primeira longa-metragem de Zhang Yuan, Mama foi também o primeiro filme independente a ser produzido na China desde 1949, realizado com a ajuda de amigos do realizador e revelando desde o início o apetite do cineasta por temas controversos da sociedade chinesa. Uma obra que se concentra na relação entre uma mãe solteira e o seu filho deficiente com 11 anos no cenário de algumas escolas e instituições especiais de apoio a crianças diminuídas. Mama combina ficção com documentário de modo a melhor revelar a realidade social das personagens.

19 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 20 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
Crazy English  MC 
de Zhang Yuan
52´ China, 1999
Crazy English apresenta-nos Li Yang, um professor crente nas vantagens do estudo de inglês na China e que organiza centenas de eventos de promoção da língua inglesa em locais públicos de várias cidades do seu país: a Cidade Proibida, a Grande Muralha da China e a ponte Marco Polo são alguns dos locais por onde passou. Tendo já actuado para mais de 13 milhões de pessoas, Li encara o ensino de inglês como uma obrigação patriótica e uma via para o aperfeiçoamento pessoal, recorrendo a slogans propagandísticos que impõe às suas audiências. Retrato de um autêntico self-made man, misto de estrela pop e carismático ditador político.

19 OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório) | 26 OUT. 20.30 - Londres (sala 1)
Missile  RW
de Frederick Wiseman
115´ EUA 1987
Uma obra que documenta passo-a-passo o treino de um grupo de homens e mulheres que controlam o vasto arsenal nuclear dos Estados Unidos apenas com os seus dedos. Missile segue o 4315.º Esquadrão de Treino do Comando Aéreo Estratégico da Base Aérea de Vandenberg na Califórnia, local onde os oficiais são treinados para gerir o Controlo de Lançamentos dos Mísseis Balísticos Intercontinentais Minuteman. Os debates sobre moral e questões militares em caso de guerra, códigos, comunicações, defesa contra ataques terroristas, regras de emergência, reuniões de equipa e seminários são o corpo deste filme.

19 OUT. 17.00 – São Jorge (sala 3)
Fotografias  NF, NI  
de Andrés di Tella
110´ Argentina 2007
Filho de um sociólogo argentino e de uma indiana nobre, o cineasta Andrés di Tella interessou-se por conhecer melhor o seu lado indiano após a morte da mãe. Na verdade, ele nunca se vira a si mesmo como indiano e chegara a ter vergonha dessa identidade. Partindo de velhas cartas, fotografias, filmes que pertenceram à mãe, o realizador conduz a sua própria mulher e o filho numa viagem espiritual que permite melhor compreender e integrar a dupla identidade cultural.

19 OUT. 17.30 – Londres (sala 1) | 16 OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório)
Uncle Rithy  SE 
de Jean-Marie Barbe
97´ França 2008
Durante a rodagem do seu filme Un Barrage Contre le Pacifique, o cineasta cambojano Rithy Pahn passa em revisão vinte anos do seu cinema, desde a experiência como refugiado aos seus últimos documentários, passando ainda pela obra mais emblemática da sua carreira, S21 – La Machine de Mort Khmère Rouge. Entre a visão do cinema e a reflexão sobre o género documentário, esta é uma obra que desenha os limites morais e éticos do cinema.

19 OUT. 18.00 - Londres (sala 2) | 24 OUT. 23.15 – Culturgest (grande auditório)
Tóquio Porto 9 horas (Tokyo Porto 9 hours)  CN  
de João Nuno Brochado
8´ Portugal 2008
Do outro lado do mundo, um novo dia nasce em Tóquio. No Porto só nascerá 9 horas depois. As diferenças e as semelhanças entre dois locais que não distam apenas geograficamente.
0=6 Homeoestética  CN  
de Bruno de Almeida
60´ Portugal 2008
Documentário sobre o movimento Homeostética, que surgiu em Lisboa nos anos 80 e foi constituído pelos artistas Fernando Brito, Ivo, Pedro Portugal, Pedro Proença, Manuel João Vieira e Xana. Utilizando o humor como estratégia de demarcação crítica, a Homeostética manteve sempre uma posição marginal de fortes influências Dadaistas e desenvolveu uma intensa produção que resultou em exposições, textos, manifestos, filmes, concertos e outras performances colectivas. Discretos nas suas realizações e desprezando olimpicamente a sua própria glorificação, os homeostéticos perderam em visibilidade externa o que vieram a ganhar em modo de existência. Para eles o sentido da vida encontrava-se na criação artística e a criação artística, por sua vez, permitia-lhes inventar novas possibilidades de vida.

19 OUT. 18.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 22 OUT. 15.00 - Londres (sala 1)
In the Land of the Cranes  SE 
de Lisa Hangstrand
29´ Suécia 2008
Durante uma visita a Xangai, Lisa Hangstrand descobre que uma ponte em construção ligará brevemente Xangai à ilha de Chongming, onde se encontra uma das mais importantes reservas naturais do mundo. Os habitantes e os trabalhadores da reserva não sabem bem qual o futuro da ilha. Complexas questões ambientais onde estão em jogo. Mas o assunto também envolve um projecto britânico, construtores e gestores urbanos, habitantes locais e trabalhadores migrantes.
The Lie of the Land  I 
de Molly Dineen
74´ Reino Unido 2007
Em The Lie of the Land, a cineasta Molly Dineen retrata a perversidade do sistema de produção alimentar nos dias de hoje em Inglaterra. Esmagados pela politica de preços impostos pelas grandes superfícies e face ao crescente número de normas e legislação na actividade, muitos agricultores questionam-se sobre a sustentabilidade e a sobrevivência do seu modo de vida. Um olhar atento sobre o possível desaparecimento do universo rural no Reino Unido.

19 OUT. 18.45 – Culturgest (grande auditório) | 22 OUT. 17.30 - Londres (sala 1)
Novela na Santa Casa  CI 
de Cathie Levy
121´ França/Brasil 2007
Novela na Santa Casa é um filme sobre os sonhos das mulheres que recorrem à Enfermaria 38 da Santa Casa da Misericórdia, onde funciona o Serviço de Cirurgia Plástica do Professor Ivo Pitanguy, acessível a todas as classes sociais e onde o trabalho é voluntário. Durante 5 meses, a cineasta francesa Cathie Levy acompanhou o percurso de sete personagens na tentativa de concretizar uma promessa de felicidade e a busca do rejuvenescimento. Na fila de espera surgem relatos e histórias pessoais de personagens carismáticas e apaixonantes.

19 OUT. 20.30 - Londres (sala 1) | 22 OUT. 14.15 – Culturgest (pequeno auditório)
Curtas Metragens  CP 
de Krzysztof Kieslowski
- Sessão legendada apenas em inglês
Bricklayer, 1973, 18’
Um filme feito durante o Dia do Trabalhador sobre o pedreiro Josef Malesa, um antigo "líder operário" e activista do Partido Comunista. Malesa recorda o seu passado, os anos de Stalinismo e a agitação revolucionária em Outubro de 1956. Uma obra que nos dá uma visão da história polaca através dos olhos de alguém que se deixou primeiro seduzir pelo entusiasmo de construir uma nova realidade e depois foi desiludido pela nova ordem.
Hospital, 1976, 22’
Uma obra filmada na sala de emergências de um hospital de cirurgia traumática situado na Rua Barska em Varsóvia. Médicos que ao tentarem simplesmente ajudar os feridos provavam o seu heroísmo face à frequente falta de recursos típica no dia a dia da República Popular da Polónia e que se torna habitualmente num obstáculo ao seu trabalho.
From a Night Porter’s Point of View, 1978, 17’
O retrato de um guarda-nocturno de uma fábrica, Marian Osuch, que se revela um fanático da disciplina e um obcecado pelo controlo total de tudo e de todos. Uma imagem metafórica do totalitarismo, tomando o exemplo de uma categoria e hierarquia, simultaneamente modelo e defensor de um Estado de terror. Um dos filmes de Kieslowski que traça claramente uma personagem negativa.
Seven Women of Different Ages, 1978, 16’
Retratos de sete bailarinas, desde uma adolescente a uma mulher no momento final da sua carreira. Os sete retratos estão combinados de forma a retratar uma mulher entre a infância e a idade adulta. Uma história poética de transcendência.
Railway Station, 1980, 14’
Um filme sobre a Warsaw's Dworzec Centralny (Estação Central), apontada pelo novo Secretário-Geral Comunista Edward Gierek como um edifício simbólico da "Segunda Polónia". As realidades desta estação de comboios (simbolizando a Polónia) são justapostas com imagens propagandísticas da vida na Polónia comunista emitidas em monitores de televisão espalhados ao longo da estação. Escusado será dizer que a propaganda não se enquadra com a realidade.
Talking Heads, 1980, 16’
Pessoas de várias profissões e idades, desde crianças com um ano de idade a uma mulher de cem anos, dão-nos respostas às seguintes questões: Em que ano nasceu? Quem é você? O que é mais importante para si? O resultado é uma galeria de cabeças identificadas pelo ano de nascimento. Pessoas de várias idades, cujos sonhos e problemas se cruzam para constituir uma história de vida humana.

19 OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório) | 21 OUT. 20.30 - Londres (sala 1)
A Day in Palestine (Un Jour en Palestine)  CI 
de Mary Ellen Davis, José Garcia-Lozano e Will Eizlini
6´ Canadá 2007
Uma inquieta e fascinante colecção de imagens em Super 8 sobre o dia a dia dos palestinianos nos territórios ocupados que contrasta com uma série de filmes caseiros captados durante a década de 1960. Em vez de um dia na praia ou no pátio de uma casa: um muro, oliveiras, bulldozers e soldados israelitas.
Merely a Smell  CI 
de Maher Abi Samra
10´ Itália/Líbano 2007
Em Beirute, cidade sitiada pela guerra, um barco procede à evacuação de cidadãos estrangeiros. Debaixo dos escombros de edifícios destruídos, as equipas de socorro retiram os corpos dos mortos. Entre luzes e sombras, a vida e a sua finitude, os cadáveres desenham as fronteiras de outros cadáveres, o cheiro da morte cobre tudo.
Six Floors to Hell  CI 
de Jonathan Ben Efrat
52´ Israel 2007
Desenvolvimento da curta-metragem The Mall, premiada em 2007 no doclisboa, este filme do mesmo realizador segue um grupo de trabalhadores palestinianos clandestinos em Tel-Aviv e os seus esquemas de sobrevivência em busca de trabalho e local para dormir. É o caso de Jalal, um dos muitos árabes que durante o dia vive de empregos ocasionais e à noite se instala na cave de um centro comercial inacabado, seis andares abaixo do chão, com o sonho de conseguir o dinheiro suficiente para casar. Jonathan Ben Effrat mostra aqui as várias faces da adversidade enfrentadas pelo indivíduo, mergulhando num mundo de sombras onde o optimismo e a persistência ainda encontram um espaço para brilhar.

19 OUT. 21.00 – Culturgest (grande auditório) | 26 OUT. 14.30 - Londres (sala 2)
Basic Training  RW 
de Frederick Wiseman
89´ EUA 1971
Wiseman segue uma companhia de soldados recrutados pelo exército norte-americano no primeiro ciclo de treino de básico de nove semanas. Basic Training ilustra a variedade de técnicas usadas pelo exército para transformar cidadãos comuns em verdadeiros soldados, captando imagens de exercícios, o uso de metralhadoras M-16 e baionetas, câmaras de gás, minas, e as várias formas de treino ideológico. Além de um retrato único do Exército dos Estado Unidos, este filme é também um fascinante instantâneo da América no período mais crítico da guerra no Vietnam.

19 OUT. 21.00 - Londres (sala 2) | 24 OUT. 18.30 – Culturgest (grande auditório)
Anna, Seven Years on the Frontline  I  
de Masha Novikova
78´ Holanda 2008
A realizadora de Three Comrades (vencedor das Investigações do doclisboa 2007) conhecia bem Anna Politkovskaya, a jornalista russa assassinada no dia 7 de Outubro de 2006. A realizadora e a jornalista dedicaram anos de suas vidas ao conflito da Chechénia, revelando atrocidades que as autoridades do Kremlin não querem reconhecer. Com imagens e depoimentos exclusivos, este retrato de Politkovskaya reconstitui os seus últimos anos de carreira e os seu combate solitário pela verdade. Infelizmente este filme não pode ser exibido na Rússia.

19 OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3) | 20 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1)
Old Man Bebo  HB 
de Carlos Carcas
111´ Espanha 2007
O filme de uma ressurreição. O pianista cubano Bebo Valdês, um ícone da época dourada da música cubana e um dos mais influentes músicos a fundir o jazz com ritmos afro-cubanos, mambo, bolero e, mais recentemente, o flamenco, teve um passado glorioso. Num extraordinário retrato sobre o homem e o artista, o realizador espanhol Carlos Carcas traça o percurso de uma carreira desde as décadas de 1940 e 1950, com imagens de Havana na época, passando pela revolução comunista até ao exílio na Suécia onde Valdés casou, criou família, tornou-se taxista e foi totalmente esquecido – até que há poucos anos atrás voltasse a nascer para a música, recebendo sucessivos Grammys.

19 OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 18 OUT. 18.45 – Culturgest (grande auditório) | 21 OUT. 15.00 - Londres (sala 1)
We (Wo Men)  CI 
de Huang Wenhai
102’ Suiça/China 2008
Em We as vozes que ouvimos pertencem a cidadãos conscienciosos que dão o seu melhor na tentativa de aperfeiçoar o estado da nação chinesa. A sua ética é clara e simples: “quando estão em causa os interesses do Estado, não podemos ficar sentados à espera”. E contudo, a recompensa por este tipo de dedicação e preocupação resulta muitas vezes numa vida de agitação politica, anos de constante intimidação e vigilância apertada. We é um documentário que revela o perigo de buscar a liberdade num tempo de trevas.

19 OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1) | 20 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3)
Let’s Get Lost  HB 
de Bruce Weber
120´ EUA 1989
Quando Bruce Weber (o célebre fotógrafo de moda), conseguiu chegar perto do seu ídolo Chet Baker, um dos mais geniais trompetistas da história do jazz, a vida do músico era já um mundo em queda marcado pelo alcoolismo e pela dependência às drogas. Let’s Get Lost é uma viagem feita de contrastes entre duas épocas distintas no percurso do artista: dos auspícios da sua carreira nos anos 1950 à decadência dos seus últimos anos na década de 1980. Um filme que nos oferece imagens raras das suas primeiras actuações e juventude, entrevistas com amigos, familiares e amantes.

19 OUT. 22.30 - Londres (sala 1) | 21 OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório)
My Kabul  CI 
de Whahid Nazir
22´ Afeganistão 2007
Resultado de um Atelier da escola Varan em Kabul, este filme traça um retrato da cidade, acompanhando Jamal, um condutor de táxis colectivos em permanente diálogo com passageiros. As memórias de sucessivas guerras entrecruza-se com um presente intenso.
Faces on the Wall  CI 

de Bijan Anquetil e Paul Costes
64´ Irão/França 2007
Os três irmãos Dastvare morreram na frente de combate durante a guerra entre o Irão e o Iraque. Tinham 19, 22 e 27 anos. Em 1985, a Republica Islâmica do Irão realiza uma pintura mural em memória dos três irmãos elevados oficialmente à categoria de mártires. A história dessa pintura, do passado ao presente, é o fio condutor que nos leva a interrogar os valores de um povo que o regime descreve como “unido pelo sangue dos seus mártires”.

19 OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório) | 23 OUT. 15.00 - Londres (sala 1)
L’Heure Exquise  DF 
de René Allio
60´ França 1981
O filme onde o cineasta francês René Allio evoca a cidade de Marselha numa viagem pessoal feita através das suas próprias memórias familiares entre as décadas de 1920 e 1950. O realizador descreveu este projecto como uma espécie de “exploração sentimental” daquela que foi a sua cidade natal e na qual se atravessa a história da sua família. René Allio recorda Marselha com emoção, filmando os seus espaços sob todas as formas e percorrendo os mesmos trajectos que conheceu durante a sua infância, naquela que é, porventura, a sua obra mais nostálgica.
L’Aimée  DF 
de Arnauld Desplechin
70´ França 2007
A ideia de filmar L’Aimée surgiu no dia em que o cineasta francês Arnauld Despléchin soube da decisão do seu pai em vender a casa da família em Roubaix, no Norte de França. Se este é o pretexto para introduzir a câmara nos diferentes corredores e divisões daquele espaço, revendo velhas fotografias ou abrindo gavetas e armários cheios de recordações, é a história do pai e da sua mãe Therèse (avó do realizador), falecida quando este tinha apenas 18 meses, que se transforma no coração desta narrativa profundamente nostálgica e pessoal.

19 OUT. 23.00 – Culturgest (grande auditório) | 23 OUT. 18.00 - Londres (sala 2)
Territórios de passagem
- Culturgest, Casa de Cima, Outra Memória
 CN 
de Solveig Nordlund
25´ Portugal 2008
José Pedro Croft nasceu no Porto em 1957 e desenvolveu, ao longo de vinte e cinco anos, uma obra que o tornou num dos mais destacados artistas portugueses. Como escultor que transforma a realidade deslocando e acrescentando elementos, o seu trabalho aposta na renovação da experiência proporcionada pela escultura. Empregando habitualmente materiais como o ferro, vidro e espelho, implica-os num confronto directo com problemas espaciais e territoriais. A realizadora Solveig Nordlund acompanha o seu trabalho durante 2008 e o resultado é um filme que integra estas três peças.
Dificilmente O Que Habita Perto da Origem
Abandona o Lugar
 CN 
e Olga Ramos e Catarina Rosendo
60´ Portugal 2008
Um filme sobre Alberto Carneiro, escultor natural da zona de São Mamede do Coronado e um dos mais importantes artistas da sua geração, cuja obra se tem desenvolvido por um trabalho com e na natureza – e que hoje habita o mesmo lugar onde nasceu. Um regresso “a casa” que é também um retorno os lugares físicos e afectivos que o influenciaram.

19 OUT. 23.00 - Londres (sala 2) | 18 OUT. 14.15 – Culturgest (pequeno auditório)
Strange Culture  R&E 
de Lynn Hershman Leeson
75' EUA 2008
Lynn Hershman Leeson convoca uma série de actores para reinterpretar a história de Steve Kurtz, professor de Arte na Universidade de Buffalo e fundador do aclamado grupo de teatro Critical Art Ensemble. Preso em 2004 sob suspeita de “bioterrorismo”, Kurtz foi detido devido ao material artístico que guardava em casa e no momento em que preparava uma exposição para o Museu de Arte Contemporânea de Massachussets. Proibido de falar sobre o julgamento (onde Kurtz arrisca uma pena de 20 anos), Strange Culture contorna esse obstáculo recorrendo a entrevistas, animações e testemunhos que evocam o drama e o risco que um artista enfrenta ao questionar as políticas de segurança do pós-11 de Setembro.

19 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3) | 21 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1)
Quando o Carnaval Chegar (ficção)  HB 
de Cacá Diegues
com: Chico Buarque, Maria Bethânia, Nara Leão
90´ Brasil 1972
Filme de ficção que, com o passar dos anos, passou a documento histórico. Chico Buarque, Maria Bethânia e Nara Leão são Paulo, Mimi e Rosa – um grupo de artistas sem notoriedade que canta para ganhar a vida e atravessa o Brasil num autocarro. Escrito, dirigido e produzido por Cacá Diegues, Quando o Carnaval Chegar é uma homenagem à tradição das velhas “chanchadas” (espectáculos populares brasileiros conhecidos pelo seu humor ingénuo e burlesco), com música original de Chico Buarque.

19 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1) | 21 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3)
Shake the Devil Off   HB 
de Peter Entell
99´ Suiça 2007
Seis meses depois da passagem do furacão Katrina por Nova Orleães o padre Ledoux luta para manter viva a sua paróquia e a Igreja de St. Augustine, um símbolo da música, da fé e da religião na cidade. Há quem diga que foi ali que nasceu o jazz, que os escravos e os não escravos se juntaram pela primeira vez para cantar e orar em nome de Deus e que podemos encontrar o túmulo em homenagem ao escravo desconhecido. Mas as autoridades eclesiásticas (o episcopado católico) insistem agora em ordenar o seu fecho. A comunidade protesta e decide agir por iniciativa própria em defesa do pároco e daquele espaço, no que constituiu um dos episódios mais emblemáticos do pós-Katrina.

 

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