Programação
doclisboa 2008 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5ª |
6ª |
S |
D |
2ª |
3ª |
4ª |
5ª |
6ª |
S |
D |
2ª |
3ª |
4ª |
Programa
dia-a-dia |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
26 |
|
|
|
|
|
26
Outubro – domingo
26 OUT.
11.00 –São
Jorge (sala 3) |
17 OUT. 15.00 –São Jorge (sala 3)
Be Like Others NF,NI
de Tanaz Eshaghian
74´ Irão/Canadá/Reino Unido/EUA 2008
Documentário inquietante que acompanha ao longo de
mais de um ano as operações de mudança de sexo numa importante
clínica do Irão, e apresenta a posição dos médicos,
dos pacientes e do Estado. Be Like Others revela-nos uma geração
de jovens iranianos “diagnosticados” como transexuais num país
que financia a mudança de sexo, mas condena os homossexuais à pena
de morte.
26
OUT. 11.30 – São Jorge (sala 1)
Profils
Paysans 1: L’Approche MD
de Raymond Depardon
90´ França 2000
Primeiro capítulo de uma trilogia dedicada a retratar
o mundo rural, Raymond Depardon traça aqui o perfil dos camponeses em
França, geralmente uma classe esquecida e apenas lembrada quando ocorrem
catástrofes climáticas ou epidemias, dentro de um mundo envelhecido
e abandonado. Um fresco da França profunda onde vários homens e
mulheres evocam com nostalgia um tempo que já não existe mais e
deambulam num universo austero onde a economia de afectos e a monotonia dos dias
sublinha ainda mais o fim de uma época.
26
OUT. - 14.00 - Londres (sala 1) | 20
OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório)
High
School RW
de Frederick Wiseman
75´ EUA 1968
Filmado num dos maiores liceus de Filadélfia, High
School capta o sistema escolar norte-americano não apenas como uma
instituição onde se transmite o saber, mas onde se moldam valores
sociais de uma geração para outra. Wiseman mostra-nos uma série
de encontros informais entre professores, pais e alunos, além de administradores,
através dos quais a ideologia e os valores da escola vão emergindo.
A dada altura, observamos um docente a repreender um dos alunos: “Nós
estamos aqui para garantir que te tornas num homem e que
sabes receber ordens.”
26
OUT. 14.30 – Culturgest (grande auditório)
Filmes
Premiados
26
OUT. 14.30 – Culturgest (grande auditório)
Grande Prémio Tobis para o melhor documentário português de longa-metragem – 4.500€
Bab
Sebta CN
de Pedro Pinho e Frederico
Lobo
110´ Portugal 2008
Bab Sebta significa em árabe a porta de Ceuta e é o
nome da passagem na fronteira entre Marrocos e Ceuta. É o local para onde
convergem aqueles que, vindos de várias partes de Africa, procuram chegar à Europa.
O filme Bab Sebta percorre quatro cidades ao encontro dos tempos da espera e
das vozes desses viajantes.
26
OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório)
Prémio RTP 2 para melhor documentário de Investigação – 5.000€
Prémio doclisboa
IPJ para melhor filme da Competição Investigações – 1.500€
The
Women of Brukman I
de Isaac Isitan
90´ Canadá 2007
Durante alguns anos o realizador viveu dentro da Bruckman,
uma fábrica de confecções argentina à beira da falência
e sob risco de expropriação, e acompanhou uma verdadeira revolução
social protagonizada por mulheres operárias. Filme épico, The
Women of Brukman conta o caso único de uma cooperativa formada, em
pleno contexto do caos económico argentino, com o objectivo de devolver às
operárias
o seu emprego e garantir a viabilidade do local de trabalho. Um exemplo de sucesso
e perseverança que acabou por gerar um movimento de esperança na
sociedade argentina e se tornou num verdadeiro “case study” sociológico.
26
OUT. 18.30 – Culturgest (grande auditório)
Prémio Johnnie Walker para a melhor
curta-metragem documental -
3.000€
The Rest of a Story CI
de Antonio Prata
35´ Itália/Suíça 2007
Dez anos depois, o autor do filme regressa
a Zurique, a cidade na qual teve a sua primeira experiência
de consumo de heroína e de onde foi obrigado a sair
para poder curar-se. Numa viagem ao passado, esta é a
tentativa de reaver o que resta das suas memórias
e um elemento vital para uma melhor compreensão de
si próprio.
+
Prémio Odisseia para
melhor primeira obra -
5.000€
Must
Read After My Death CI
de Morgan Dews
74´ Espanha/EUA, 2007
A
história íntima, contada através das
suas próprias palavras e imagens, de um casal norte-americano,
Charlie e Allys, durante a década 1960, quando procurou
ajuda psiquiátrica e conselho matrimonial, submetendo-se
a uma série de tratamentos em grupo ou individuais.
Instruídos pelos doutores para gravarem as suas
discussões, este par pouco convencional, vítima
de um sistema traumático que alimenta o uso de drogas
e as terapias de choque, acaba por registar a luta de uma
família em reconstrução e a imagem
moral de uma época.
26
OUT. 21.00 – Culturgest (grande auditório)
Grande Prémio Cidade
de Lisboa para
a melhor longa-metragem - 15.000€
End of the Rainbow CI
de Robert Nugent
83´ França 2007
Uma grande companhia mineira multinacional transfere uma imponente unidade de prospecção de ouro da Indonésia para uma região remota da Guiné Conacry, em África. Nesta zona rural extremamente pobre, a presença da mina acaba por criar um clima de mudança e vários conflitos entre os habitantes locais. Quais as vantagens do proclamado progresso para uma aldeia africana? A transformação do mundo imposta pelo poder do dinheiro não garante necessariamente felicidade nem melhores condições de vida.
26
OUT. 14.30 - Londres (sala 2) | 19
OUT. 21.00 – Culturgest (grande auditório)
Basic
Training RW
de Frederick Wiseman
89´ EUA 1971
Wiseman segue uma companhia de soldados recrutados pelo exército
norte-americano no primeiro ciclo de treino de básico de nove semanas. Basic
Training ilustra a variedade de técnicas usadas pelo exército
para transformar cidadãos comuns em verdadeiros soldados, captando imagens
de exercícios, o uso de metralhadoras M-16 e baionetas, câmaras
de gás, minas, e as várias formas de treino ideológico.
Além de um retrato único do Exército dos Estado Unidos,
este filme é também um fascinante instantâneo da América
no período mais crítico da guerra no Vietnam.
26
OUT. 15.00 – São
Jorge (sala 3) | 17
OUT. 17.00 –São Jorge (sala 3)
No more hide & seek (Nous N’Irons
Plus au Bois) NF,
NI
de Josée Dayan
74´França 2007
Josée Dayan propõe-nos a descoberta de vários
retratos de transexuais (masculinos e femininos) num filme afirmativo, que reúne
depoimentos extraordinários e muito variados. Poucas vezes, ou mesmo nunca
antes deste filme, a instituição medico-psiquiátrica que
legislou e teve função quase policial na área do acesso
ao transexualismo foi tão claramente contestada e desmascarada. Mais do
que as décadas de opressão vividas pela comunidade transexual e
transgénero, é aqui evocada a sua extraordinária vontade
de viver a identidade numa total liberdade.
26
OUT. 15.30 - Londres (sala 1) |
20 OUT. 11.00 – Culturgest (pequeno auditório)
Welfare RW
de Frederick Wiseman
167´ EUA 1975
Em Welfare, Wiseman dá-nos a conhecer o dia-a-dia
de um grande centro social norte-americano. A complexa natureza do sistema de
segurança social é-nos apresentada através dos casos pessoais
dos utentes que buscam assistência: alojamento, desemprego, divórcios,
problemas de saúde, crianças abandonadas ou vítimas de abusos,
terceira idade. Os funcionários da segurança social, bem como os
seus utentes, lutam para que o sistema funcione ao mesmo tempo que tentam perceber
as leis e regulamentos que governam o seu trabalho e as suas vidas.
26
OUT. 15.30 – São Jorge (sala 1)
Profils
Paysans 2 : Le Quotidien MD
de Raymond Depardon
85´ França 2005
Nas regiões da Lozère, Ardèche e Haute-Loire,
Raymond Depardon retoma alguns anos mais tarde o olhar sobre a vida rural e as
famílias que o compõem, mostrando como as diferentes gerações
resolvem ocupar o campo e os jovens tratam de instalar-se nas fazendas. Um filme
que aborda os problemas de transmissão do património e a agitação
dessa herança, retrato que resulta numa visão melancólica
e sensível dos sacrifícios dos camponeses ao longo dos anos.
26
OUT. 16.15 - Londres (sala 2) |
21 OUT. 11.00 – Culturgest (grande auditório)
High
School II RW
de Frederick Wiseman
220´EUA 1994
25 anos depois, Wiseman regressa ao
mundo do liceu e observa as diferenças. High School II é um filme sobre a Escola
Secundária de Central Park Este (ESCPE), um estabelecimento alternativo
de sucesso no Harlem hispânico de Nova Yorque, onde 85 a 90 por cento dos
finalistas consegue ingressar na universidade. O filme ilustra o empenho deste
estabelecimento no programa “Hábitos da Mente” e a sua peculiar
abordagem ao ensino que inclui várias actividades de turmas de Ciências
e Humanidades, reuniões com familiares, debates sobre raça, classe
e género, encontros entre os docentes, problemas disciplinares, educação
sexual, gestão de conflitos pelos alunos e concelhos
de estudantes.
26
OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório)
Filmes Premiados
26 OUT. 17.00 – São
Jorge (sala 3) | 18
OUT. 15.00 – São
Jorge (sala 3)
My
Mums Used to Be Men NF,NI
de Julie Beanland
57´ Reino Unido 2005
Primeiro, o pai de Louise chamava-se Brian, só após
a operação de mudança de sexo passou a chamar-se Sarah: é agora
a mãe. O companheiro de Brian, um camionista chamado Lee, também
fez uma operação de mudança de sexo e chama-se Kate: é hoje
a outra mãe de Louise. Não há razões para ficarmos
confusos: desde que as notícias desta invulgar família estalaram
em todos os tablóides ingleses (que a nomearam como “a mais estranha
família britânica”), Louise tem sido alvo de várias
troças e provocações na escola. Ela não se esconde
e está determinada a provar que, se os outros os deixarem em paz, têm
tudo para ser felizes.
26 OUT. 17.30 – São Jorge (sala 1)
Profils
Paysans 3: La Vie Moderne MD
de Raymond Depardon
88´ França 2008
Um testemunho da vida dos fazendeiros e camponeses na província
francesa, dos seus modos de vida e comportamentos na região onde trabalham.
Filmado durante um ano, Depardon percorre várias localidades, quintas
e famílias, interpelando as diferentes personagens que pontuam este mundo à beira
do colapso, preso no tempo e vítima do choque entre gerações.
Mais do que a empatia e o interesse natural expresso pelo campo, La
Vie Moderne expõe as raízes e a identidade do homem na terra e fecha a trilogia
que dedicou à ruralidade francesa.
26
OUT. 18.30 – Culturgest (grande auditório)
Filmes Premiados
26 OUT. 19.00 –São
Jorge (sala 3) | 18
OUT. 17.00 –São
Jorge (sala 3)
Kenia
and Her Family NF,
NI
de Llorenç Soler
55´Espanha 2005
Um documentário que retrata a experiência de
um casal de mulheres na Catalunha, Julia e Aida, que decidiram ter um filho.
Depois de quatro tentativas de inseminação artificial falhadas,
o casal decide procurar junto de um grupo de amigos o pai biológico da
criança. À primeira tentativa, Júlia consegue ficar grávida.
Ao longo de mais de um ano, seguimos a organização desta nova família
alargada, que inclui não apenas as duas mães e suas respectivas
famílias, mas também o pai biológico, o seu marido e outros
grandes amigos. À recém-nascida, Kenia não parece faltar
carinho.
26 OUT. 19.30 – São Jorge (sala 1)
1974:
Une Partie de Campagne MD
de Raymond Depardon
90´ França 1974
Giscard d’Estaing levou 28 anos para autorizar que
este filme de Raymond Depardon, registo fiel da campanha do “gaulista” à corrida
presidencial de 1974, pudesse ser finalmente visto (negado logo após a
vitória tangencial do político pela sua “irreverência”).
Um documentário que se limita a seguir os passos do futuro presidente
francês entre uma entrevista e outra, entrando ou saindo de carros e aviões,
saltando de conferência de imprensa em conferência de imprensa. Giscard
d’Estaing personifica na perfeição a imagem do poder e a
solidão do processo político.
26
OUT. 20.30 - Londres (sala 1) | 19
OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório)
Missile RW
de Frederick Wiseman
115´ EUA 1987
Uma obra que documenta passo-a-passo o treino de um grupo
de homens e mulheres que controlam o vasto arsenal nuclear dos Estados Unidos
apenas com os seus dedos. Missile segue o 4315.º Esquadrão
de Treino do Comando Aéreo Estratégico da Base Aérea de
Vandenberg na Califórnia, local onde os oficiais são treinados
para gerir o Controlo de Lançamentos dos Mísseis Balísticos
Intercontinentais Minuteman. Os debates sobre moral e questões militares
em caso de guerra, códigos, comunicações, defesa contra
ataques terroristas, regras de emergência, reuniões de equipa e
seminários são o corpo deste filme.
26
OUT. 21.00 – Culturgest (grande auditório)
Filmes Premiados
26 OUT. 21.00 - Londres (sala
2) | 19 OUT. 11.00 – Culturgest
(pequeno auditório)
Aspen RW
de Frederick Wiseman
146´ EUA 1991
O filme onde Wiseman viaja até ao coração
da famosa cidade de Aspen e se fixa no âmago de um dos principais pontos
turísticos dos Estados Unidos. Aspen é o olhar sobre um local que
ficou célebre no Séc. XIX devido às suas minas de prata
e hoje é mais conhecida pela sua paisagem esplendorosa feita de neve e
montanhas, pelos desportos de Inverno, música, excursionismo, gente da
moda e crescente iniciativa intelectual. Um documentário que retrata o
conceito contemporâneo de lazer.
26 OUT. 21.30 – São
Jorge (sala 3) |
18 OUT. 19.00 –São Jorge (sala 3)
Louise,
Her Father, Her Mothers,
Her Brother and Her Sisters NF,
NI
de Stéphane Mercúrio
e Catherine Sinet
56´ França 2004
Durante um barulhento e divertido jantar, observamos uma
família parisiense sentada à mesa. A família de Louise é composta
pelo pai, por duas mães, pela mulher do pai, por um irmão e duas
irmãs. Françoise e Gérard estão apaixonados há 44
anos e têm três filhos. Já Sybille e Sylviane amam-se há cerca
de 23 anos. Como estas pretendiam ter um filho, resolveram pedir à amiga
Françoise que lhes emprestasse Gérard, o marido. E ela aceitou.
26 OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 18 OUT. 16.00 - Londres (sala
2) | 20 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório)
Red
Paradise MC
de Bai Budan
7´ China 2007
Num vale incrustado entre sete portentosas montanhas reside
a pequena aldeia de Laoyaogou, cujos habitantes trabalham arduamente na exploração
de carvão e sob a supervisão do grande Partido Comunista. Apesar
de nos últimos anos a aldeia ter ultrapassado todo o tipo de dificuldades,
a realidade dos números mostra “milagres” consecutivos. Em
2006 o rendimento total da aldeia era de 75,430,000 yuan, dos quais eram pagos
8,830,000 yuan de impostos, detendo um rendimento per capita de 6,187 yuan. Nesse
ano a aldeia recebeu a distinção de “Civilizada e Harmoniosa
Aldeia da Província de Shanxi”, pela qual os habitantes ficaram
muito gratos a todos os que os ajudaram e igualmente ao Partido Comunista.
Little
Feet MC
de Bai Budan
114´ China 2005
Na aldeia de Xiayao, província de Shanxi, encontramos
Bai Danu, uma velha mulher casada há mais de quarenta anos com Liu Buhan
e que desde os sete anos tem os pés enfaixados. O casal, com mais de oitenta
anos, passa o dia a trabalhar nos campos e insiste em sair de casa muito cedo,
regressando sempre ao fim do dia. Longe da imagem distinta da China moderna, Little
Feet mostra-nos a realidade profunda do mundo rural numa narrativa entrecortada
pelos testemunhos de várias idosas que falam sobre a tradição
dos seus pés enfaixados.
26 OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1)
Primary MD
de Robert Drew
60´ EUA 1960
Retrato definitivo e absoluto do casal Kennedy, Primary,
trouxe duas formas de inovação ao campo da técnica e do
tema no cinema. Além de ser o primeiro documentário a conseguir
sincronizar o som e a imagem (o que lhe permitiu uma maior facilidade de movimentos
no terreno), Drew procurou concretizar aqui um projecto que alimentava há muito:
filmar um “novo tipo de reportagem, um novo tipo de história” (princípio
trazido da sua experiência de jornalista). Para isso, escolheu um jovem
e promissor senador que corria à época nas campanhas primárias
dos Democratas para a nomeação presidencial: John F. Kennedy. O
resultado foi uma das maiores experiências cinematográficas de sempre
e o início do que viria a ficar conhecido como o “cinema verité”.
26 OUT. 22.30 - Londres
(sala 1) | 17 OUT. 21.00 – Culturgest
(grande auditório)
Titicut Follies RW
de Frederick Wiseman
89´ EUA 1967
Proibido pelo Tribunal Supremo Judicial de Massachussets
até 1992, com a alegação de constituir uma “invasão” na
vida privada dos reclusos e um atentado à sua dignidade, Titicut Follies é o
primeiro documentário de Wiseman e um duro retrato das condições
existentes na Prisão Estatal para Doentes Psiquiátricos de Bridgewater,
no Massachusetts. Um filme que documenta a forma como os presos são tratados
por guardas, assistentes sociais e psiquiatras e que nos força a contemplar
os limites da insensibilidade humana.
26 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3) |
22 OUT. 17.00 – São Jorge (sala 3)
The Double Life of Dona Ermelinda
(A Dupla Vida de Dona Ermelinda) NF,
NI
de Aldo Lee
68´ França/Reino Unido/Portugal 1995
Através das tragédias e ironias de uma história
pessoal vivida em singulares circunstâncias politicas e sociais, A
Dupla Vida de Dona Ermelinda investiga a vida misteriosa da avó do
cineasta Aldo Lee que aos 72 anos e após a independência de Moçambique
resolveu renegar o seu passado colonial e apaixonar-se por um negro africano.
Uma mudança tão radical na vida de Dona Ermelinda como na história
de um país que torna este filme num peculiar drama de investigação
familiar.
26 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1)
The War Room MD
de Chris Hegedus e D. A. Pennebaker
96´ EUA 1993
Viagem aos bastidores da eleição presidencial
de Bill Clinton em 1992, numa abordagem muito particular ao trabalho dos assessores
de imagem James Carville e George Stephanopoulos. A dupla de veteranos Chris
Hegedus e D. A. Pennebaker concentra-se no esforço destes dois estrategas,
na forma como lidam com os media ou tomam decisões de campanha, revelando
um mundo habitualmente vedado aos olhares comuns. Bill Clinton raramente é visto
neste retrato privilegiado e exclusivo sobre os corredores da política
e os seus jogos de poder.
Secções
do Festival
Competição
Internacional CI | Investigações I | Competição
Nacional CN | Sessões
Especiais SE |
Retrospectiva Frederick Wiseman RW | Riscos
e ensaios R&E | Diários
filmados e Auto-retratos DF |
Novas famílias, novas identidades NF,
NI | Made
in China MC | Heart
Beat [Programa Musical] HB |
Moçambique! M | Curtas
Polacas CP | Maratonadoc MD | Docfestas
São Jorge |