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Júris doclisboa 2008

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Christine Dollhofer [AU]
Estuda teatro, jornalismo e comunicação na Universidade de Viena. Entre 1993 e 1997 trabalha para a FILMCASINO, em Viena, para a qual já organizara desde 1990 retrospectivas cinematográficas e programações especiais. De 1997 a 2003 dirige o DIAGONALE – Festival de Filmes Austríacos em Graz. Actualmente é conferencista na Universidade de Viena, integra a direcção da Sixpack Film, é membro do júri do Vienna Film Fund e consultora de aquisições da distribuidora FILMLADEN, em Viena. Desde 2004 é directora do festival Crossing Europe Film Festival.

Joana Vicente [PT e EUA]
Joana Vicente é produtora de mais de trinta filmes de realizadores como Brian de Palma, Stephen Soderbergh, Jim Jarmusch e Hal Hartley. É co-fundadora, com Jason Kliot, da Open City Films bem como da HDNet Films. Os seus filmes têm arrecadado diversos prémios, incluindo uma nomeação para os óscares com o filme “Enron: The Smartest Guys in the Room”. Os filmes que produz são frequentemente seleccionados para festivais em Cannes, Sundance, Berlim, Veneza e Toronto. Em 2007 é agraciada pelo Mayor Michael Bloomberg com o prémio Made in NY que distingue individualidades que contribuem para a indústria de entretenimento nova-iorquina. As suas mais recentes produções têm exibição no Festival de Sundance 2008: QUID PRO QUO com Vera Farmiga e Nick Stahl e GONZO: THE LIFE AND WORK OF HUNTER S. THOMPSON, o último documentário de Alex Gibney, com narração de Johnny Depp.

Jonathan Rosenbaum [EUA]
Nasce no Alabama, em 1943. Mais tarde muda-se para Paris onde trabalha como assistente de Jacques Tati. Considerado um dos mais importantes jornalistas cinematográficos americanos, trabalha como crítico de cinema para o Chicago Reader entre 1987 e 2007. Tem publicado diversos livros na área do cinema, dos quais se destacam Moving Places, Placing Movies, Midnight Movies (com J. Hoberman), Greed, Dead Man, Movies as Politics, Movie Wars, Abbas Kiarostami (com Mehrnaz Saeed-Vafa), Essential Cinema, Discovering Orson Welles, e, como editor ou co-editor, Orson Welles and Peter Bogdanovich's This is Orson Welles e (com Adrian Martin) Movie Mutations.

Margarida Veiga [PT]
Licenciada em arquitectura, tem uma pós-graduação em Arts Management.
Directora do Centro de Exposições – Centro Cultural de Belém de 1996 a 2003, é ainda responsável pela gestão e programação da Colecção Berardo, durante o mesmo período. Como Sub-Directora do Instituto das Artes organiza e produz a representação portuguesa à Bienal de Veneza 2005 da artista Helena Almeida.
É presentemente Administradora da Fundação Centro Cultural de Belém e da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea, Colecção Berardo. É a responsável pela programação e produção do Festival CCB fora de si em Julho e Agosto de 2008.

Nan Goldin [EUA]
Nasce em Washington em 1953. Vem desenvolvendo, ao longo dos últimos trinta anos, uma obra onde a fotografia se revela como uma coincidência radical e corajosa entre a arte e a vida.
Depois de em 1978 se licenciar na Tufts University muda-se para Nova Iorque e começa a fazer fotografia documental dos movimentos pós-punk, imiscuindo-se rapidamente na cena underground nova-iorquina. As fotografias tiradas entre 1980 e 1986 dão origem a um dos seus trabalhos mais conhecidos “The Balad of Sexual Dependency”.
Partindo directamente da sua experiência pessoal, as fotografias de Nan Goldin captam momentos que constituem narrativas àcerca da condição humana – do amor, da sexualidade, da possibilidade e da impossibilidade das relações entre as pessoas, num diário visual da vida da artista e dos seus amigos que constitui igualmente uma das mais comovedoras narrativas das contra-culturas detectáveis em cidades como Nova Iorque, Londres, Paris, Berlim e Tóquio.
O seu cariz documentarista faz com que as suas fotografias sejam muitas vezes apresentadas na forma de slideshow em festivais de cinema.

INVESTIGAÇÕES

Fleur Knoperts [NL]
Entre 2001 e 2006 dirige o Forum de Co-Financiamento de Documentários no IDFA, em Amesterdão – o maior e mais prestigiado mercado internacional de documentários. Inicia a sua carreira trabalhando para diferentes festivais de cinema e de teatro e descobre a paixão pelos documentários quando começa a trabalhar no Festival Internacional de Documentário de Amesterdão (IDFA) onde, entre outras coisas, co-organiza o workshop annual de escrita para documentário. Entre 1998 e 2000 é co-organizadora do Jan Vrijman Fund, que apoia financeiramente realizadores de documentário de países em desenvolvimento. Em 2007 exerce a função de Industry & Marketplace Director no Doc/Fest em Sheffield, onde cria o MeetMarket – o novo mercado internacional no Reino Unido, para projectos de documentário. Neste momento trabalha como freelancer.

Francesc Relea Ginés [ES]
Licenciado em Jornalismo pela Universidade Autónoma de Barcelona e com um mestrado em Relações Internacionais na Johns Hopkins University, inicia a sua carreira profissional no jornal El Periódico de Cataluña. Passa depois para a televisão onde trabalha no programa Trenta Minuts. Como repórter viaja por diversos países, desde a América Central, Médio Oriente e África. Em meados dos anos 80 faz a cobertura da guerra da Nicarágua, da guerra civil em El Salvador, do terrorismo do Sendero Luminoso no Peru, a situação no Líbano aquando da ocupação israelita bem como da pobreza em países subsarianos como a Nigéria, Mali e Burkina Fasso.
Integra, desde 1990, a redacção do El Pais. Fez a cobertura na Jugoslávia e, mais tarde, regressa à América Latina como correspondente em Buenos Aires (1998-2005) e no México (2005-2008). Actualmente é o correspondente do El Pais em Portugal.

Licinio Azevedo [MZ]
Licinio Azevedo é cineasta e escritor. Um dos seus livros, sobre a guerra de independência de Moçambique, serve de base para o guião da primeira longa-metragem de ficção moçambicana. Trabalhou no Instituto Nacional de Cinema, onde acompanhou as experiências dos cineastas Ruy Guerra e Jean-Luc Godard. Durante cinco anos foi responsável, no Instituto de Comunicação Social, pelo programa televisivo semanal “Canal Zero”, que recebeu vários prémios internacionais. Actualmente é realizador e produtor ligado à Ebano Multimedia, empresa moçambicana de produção de cinema.

JÚRI DA COMPETIÇÃO NACIONAL

Jordi Ambròs [ES]
Trabalha, desde 1985, no canal de televisão Televisió de Catalunya/TV3 onde tem desempenhado funções de guionista, realizador, produtor executivo e responsável de aquisições. Actualmente, e desde 2000, é director da secção de Documentários e Co-produções do canal televisivo e dirige o magazine semanal “El Documental”, que inclui uma vasta selecção de documentários internacionais e co-produções. Tem também participado em inúmeros acções ligadas ao documentário, a nível nacional e internacional, como consultor, júri, tutor, repórter e conferencista.

Pedro Pimenta [MZ]
Inicia a sua carreira na área do cinema no Instituto Nacional do Cinema de Moçambique em 1977. Desde então, tem produzido e co-produzido inúmeras curtas e longas metragens de ficção e documentários, tanto em Moçambique como em outros países africanos. É o fundador da Ebano Multimedia Lda, a principal produtora independente moçambicana. Entre 1997 e 2003 exerce o cargo de chefe técnico do projecto da Unesco Zimbabwe Film & Video Training Project for Southern Africa. É também o promotor de “Africa & Pinocchio”, um estágio profissional para produtores em África, em parceria com a Focal (Foundation for Continuous Film Training in Switzerland). É o fundador e director do festival de documentário em Moçambique DOCKANEMA e consultor do INAC (Instituto Nacional do Audiovisual e Cinema).

Simonetta Luz Afonso [PT]
Licenciada em História e pós-graduada em Museologia, inicia a sua actividade profissional como Conservadora de Museus em 1972, no Palácio Nacional da Pena e, a partir de 1974, no Palácio Nacional de Queluz, que dirige entre 1983 e 1991. Entre 1980 e 1983 dirige o Instituto de Conservação e Restauro. De 1991 e 1996 exerce o cargo de directora-geral do então recém-criado Instituto Português de Museus. Participa activamente na promoção e internacionalização da Cultura e do Património portugueses como Comissária das Exposições do Festival Europália 91, na Bélgica e na Holanda, como Comissária de Portugal para a EXPO 98 e Hannover 2000 e como promotora e organizadora de grandes exposições em Museus prestigiados nos EUA, no Japão, no Brasil, em França ou em Espanha. Entre 2001 e 2004, desempenha as funções de Conservadora do Museu da Assembleia da República, send responsável pela sua programação. Entre Maio de 2004 e Agosto de 2008 exerce o cargo de Presidente do Instituto Camões, Ministério dos Negócios Estrangeiros.