Programação
doclisboa 2008 |
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5ª |
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3ª |
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5ª |
6ª |
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2ª |
3ª |
4ª |
Programa
dia-a-dia |
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Outubro – terça-feira
21 OUT. 11.00 – São Jorge (sala 2)
Workshop
Sony
120´
Mediante inscrição (contactar escolas@doclisboa.org)
21 OUT. 11.00 – Culturgest
(grande auditório) | 26 OUT. 16.15 - Londres (sala
2)
High
School II RW
de Frederick Wiseman
220´EUA 1994
25 anos depois, Wiseman regressa ao mundo do liceu e observa
as diferenças. High School II é um filme sobre a Escola Secundária
de Central Park Este (ESCPE), um estabelecimento alternativo de sucesso no Harlem
hispânico de Nova Yorque, onde 85 a 90 por cento dos finalistas consegue
ingressar na universidade. O filme ilustra o empenho deste estabelecimento no
programa “Hábitos da Mente” e a sua peculiar abordagem ao
ensino que inclui várias actividades de turmas de Ciências e Humanidades,
reuniões com familiares, debates sobre raça, classe e género,
encontros entre os docentes, problemas disciplinares, educação
sexual, gestão de conflitos pelos alunos e concelhos de estudantes.
21 OUT. 11.00 – São Jorge (sala 2)
Workshop
Sony
240´
Mediante inscrição (contactar escolas@doclisboa.org)
21 OUT. 14.15 – Culturgest
(pequeno auditório) |
18 OUT. 20.30 - Londres (sala 1)
Curtas Metragens CP
de Krzysztof
Kieslowski
- Sessão legendada apenas em
inglês
From the City of Lodz,
1968, 18’
O trabalho de final de curso de
Kieslowski na State Higher School of Film, Television and
Theatre de Lodz, realizado sob a orientação
de Kazimierz Karabasz. O filme é um retrato da cidade
de Lodz. Imagens de edifícios em ruínas acompanhadas
por comentários optimistas sobre a cidade e as suas
indústrias.
I was a Soldier,
1970, 16’
O filme conta as histórias de um grupo de soldados
que ficaram cegos durante a II Grande Guerra. A imagem da guerra contrasta com
a que é apresentada oficialmente. Produzido para o "Czolowka" Film
Studio, o ramo cinematográfico das Forças Armadas Polacas.
Factory, 1971,
17’
Reportagem sobre uma reunião de administradores
da Fábrica de Tractores Ursus em Varsóvia entrecortadas por imagens
dos seus trabalhadores a trabalhar nas linhas de produção em série.
O filme dá-nos uma visão depressiva de uma empresa do Estado a
operar dentro da República Popular da Polónia e da sua economia
socialista.
Before the Rally,
1971, 16’
Reportagem sobre as várias armadilhas e obstáculos
que o principal corredor de ralis polaco Krzysztof Komornicki encontra na República
Popular da Polónia durante a sua preparação para o Rali
de Monte Carlo.
Refrain, 1972,
11’
Uma exploração sobre o funcionamento
de uma casa funerária que nos dá uma visão da burocracia
a que é difícil escapar, mesmo depois da morte.
The Office, 1966,
5’
Um documentário de Kieslowski feito enquanto
estudante na State Higher School of Film, Television and Theatre, sob a orientação
de Jerzy Bossak, Kazimierz Karabasz e Kurt Weber. Um retrato dos burocratas que
concedem pensões de invalidez e dos candidatos às referidas pensões.
Uma visão da máquina burocrática e um drama humano.
Betweem Wroclaw and Zielona Gora,
1972, 11’
Um filme sobre o centro mineiro de cobre de Lubin.
The Principles of Safety and Hygiene in a Copper
Mine, 1972, 21´
Um filme pedagógico oficial.
21 OUT. 15.00 - Londres (sala
1) | 18 OUT. 18.45 – Culturgest (grande auditório)
| 19 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
We
(Wo Men) CI
de Huang Wenhai
102’ Suiça/China 2008
Em We as vozes que ouvimos pertencem a cidadãos
conscienciosos que dão o seu melhor na tentativa de aperfeiçoar
o estado da nação chinesa. A sua ética é clara e
simples: “quando estão em causa os interesses do Estado, não
podemos ficar sentados à espera”. E contudo, a recompensa por este
tipo de dedicação e preocupação resulta muitas vezes
numa vida de agitação politica, anos de constante intimidação
e vigilância apertada. We é um documentário que
revela o perigo de buscar a liberdade num tempo de trevas.
21 OUT. 16.00 - Londres (sala
2) | 19 OUT. 14.15 – Culturgest (pequeno auditório)
| 23 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
In
Public MC
de Jia Zhang-Ke
32´ China 2007
Um documentário que mais
uma vez sintetiza as preocupações estéticas
de Jia Zhang Ke e nos mostra como pessoas diferentes podem
viver em diferentes espaços. Algures num tempo e dimensão
suspensos, entre a luz e a penumbra, somos transportados através
de vários cenários: estações de
comboio, paragens de autocarros, pistas de karaoke ou discotecas.
Filmado em Shanxi, uma das províncias mais antigas do
país, o espectador partilha aqui a mesma observação
e solidão das personagens que apanham o comboio e depois
o autocarro durante o seu trajecto através de uma paisagem
de trabalho, uniformes e silêncios, enquanto esperam
um novo dia.
Dong MC
de Jia Zhang-Ke
70´ China 2005
Dong transporta-nos até à velha cidade
de Fengjie, na região das Três Gargantas, condenada a ficar submersa
pelas águas da maior barragem do mundo. Aqui os trabalhos de demolição
contrastam com o trabalho do pintor Liu Xiadong que escolhe onze trabalhadores
para personagens de uma pintura da sua nova colecção de telas.
Absorvido pela realidade dos trabalhadores daquela região, o pintor sente
a agonia de um mundo que finda. Segue depois para a Tailândia, onde continua
as suas pinturas. Sob um calor abrasador e a luz violenta, o artista não
conhece a língua nem os costumes. Um retrato da condição
humana em duas situações distintas, mas com a imagem da Ásia
em comum.
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OUT. 16.15 – Culturgest
(pequeno auditório) | 17
OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 24 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
Floating
Dust MC
de Huang Wenhai
111´ China 2003
Floating Dust revela-nos os sonhos de pessoas comuns
que se juntam num clube de jogos de uma pequena vila do sul da China - uma das
províncias mais pobres do país. Um grupo de desempregados reúne-se
diariamente para discutir estratégias de jogo, probabilidades de vencer
a lotaria, fórmulas matemáticas que desvendem os segredos da sorte
e códigos escondidos na série televisiva Teletubbies Tomando a
obsessão pelo jogo como ponto de partida, Floating Dust revela
os sonhos e ilusões das personagens por uma vida melhor.
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OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório)
| 23 OUT. 23.00 – Londres (sala 2)
Because
We Were Born CI
de Jean-Pierre Duret e Andréa Santana
90´ França/Brasil 2008
Brasil, estado de Pernambuco.
Uma enorme estação
de serviço ao lado de uma estrada interminável. Cocada, com 14
anos, vive num velho camião desde que o pai foi assassinado. Tem um sonho:
ser camionista. Nego vive numa favela de onde quer sair para ganhar dinheiro.
Durante a noite, os dois rapazes vagueiam pela estação, fascinados
com as montras que vendem de tudo. Com a particular maturidade que se pode obter
através da adversidade, questionam-se sobre a sua identidade e sobre o
futuro. Vêem uma única perspectiva: uma estrada que os leve a algum
lugar.
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OUT. 17.00 – São Jorge (sala 3)
Salade
Maison (Salata Baladi) NF,
NI
de Nádia Kamel
105´ Egipto/França/Suíça 2007
Nadia Kamel,
assistente e colaboradora de longa data do cineasta egípcio
Youssef Chaine, desenha um assombrado e sensível quadro
da sua própria família, explorando as complexas
teias do Egipto moderno. Quando o sobrinho da realizadora ouve
um discurso de encorajamento à Guerra Santa, Kamel resolve
contar a história da sua avô materna Maria: uma
mulher extraordinária parte judia, parte cristã,
parte muçulmana e ao mesmo tempo feminista, comunista,
italiana e árabe. Um comovente conto humano sobre a tolerância
e a diversidade cultural em oposição às
tensões originadas pelas fronteiras do extremismo político.
21 OUT. 17.30 - Londres (sala
1) | 18 OUT. 20.45 – Culturgest
(pequeno auditório)
Salim
Baba CI
de Tim Sternberg
15´ Índia/EUA 2007
Salim Muhammad, um indiano de 55 anos, vive em Calcutá com
a mulher e cinco filhos. Desde os dez que vive a projectar velhos pedaços
de películas para as crianças dos bairros locais usando um antigo
projector de mão que herdou do seu pai. Homem de negócios pragmático
e cinéfilo, Salim carrega o seu projector com os filhos na esperança
que estes continuem a actividade.
Land
of the Devil (El Pais del Diablo) CI
de Andrés Dí Tella
75´ Argentina 2008
El Pais del Diablo de Andrés Dí Tella
analisa um episódio histórico verificado na década de 1870
quando Adolfo Ensina, o então Ministro da Defesa, propôs o projecto
megalómano de escavar um fosso com mais de 600 quilómetros entre
o Oceano Atlântico e a Cordilheira dos Andes, destinado a suster a “ameaça
indígena”. É a identidade e a fundação da nação
argentina que está intimamente ligada ao avanço desta fronteira
que se traduziu pelo extermínio praticamente completo dos índios
daquela região.
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OUT. 18.00 - Londres (sala 2) | 23 OUT. 23.00 – Culturgest
(grande auditório)
Queria
Ser CN
de Sílvia Firmino
75´ Portugal 2008
Uma escola
primária em risco de fechar no interior de Portugal. Dez
alunos, do primeiro ao quarto ano lectivo, numa mesma sala. Um
filme que vai à procura de um programa de reforço à leitura
e encontra a força, as ambições e os medos
destas crianças.
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OUT. 18.15 – Culturgest (pequeno auditório)
| 22 OUT. 22.30 - Londres (sala 1)
Frantz
Fanon, The Memories From The Asylum I
de Abdenour Zahzah e Bachir Ridouh
53´ Argélia 2008
Psiquiatra,
filósofo, revolucionário e teórico, Frantz
Fanon foi um dos mais influentes autores no campo dos estudos
pós-coloniais. Os seus textos sobre descolonização
serviram de inspiração aos movimentos de independência
durante mais de quatro décadas (Jean-Paul Sartre reconhecia-o
como “a voz do Terceiro Mundo”). O seu trabalho em
hospitais psiquiátricos também foi precursor das
teorias de Michel Foucault. Este filme reconstitui a vida de
Fanon, examinando as suas teorias de identidade e raça,
assim como o seu envolvimento na luta anti-colonial e anti-racista.
21 OUT. 18.30 – Culturgest
(grande auditório) |
20 OUT. 15.00 - Londres (sala 1)
Tell
Me About Love (Parlez Moi d’Amour) CI
de Alexia Bonta
14´ Bélgica 2007
Confortavelmente deitadas nas camas de um hospital, duas
mulheres perto do fim da vida dão conselhos à jovem realizadora.
Falam do amor, das suas experiências, alegrias e frustrações,
pequenos remorsos, das diferenças e semelhanças entre os casais
apaixonados dos “seus tempos” e os de hoje. Um filme nostálgico,
cheio de humor e intimidade.
The
Red Race CI
de Chao Gan
70´ Alemanha/China 2008
Seguindo o quotidiano de um grupo de crianças chinesas, provenientes
de zonas rurais pobres, que sonham um dia conquistar uma medalha de ouro, The
Red Race mostra-nos os custos físicos e emocionais da alta competição,
a tortura e a humilhação vivida pelos pequenos atletas às
mãos de treinadores e dos duros programas de treino. Depois da hegemonia
desportiva e mediática que constituíram as recentes Olimpíadas
de Pequim, este é o outro lado do sucesso, com todos os seus custos e
prejuízos para os intervenientes.
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OUT. 20.30 - Londres (sala 1) | 19
OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório)
A
Day in Palestine (Un Jour en Palestine) CI
de Mary Ellen Davis, José Garcia-Lozano e Will Eizlini
6´ Canadá 2007
Uma inquieta e fascinante colecção de imagens
em Super 8 sobre o dia a dia dos palestinianos nos territórios ocupados
que contrasta com uma série de filmes caseiros captados durante a década
de 1960. Em vez de um dia na praia ou no pátio de uma casa: um muro, oliveiras,
bulldozers e soldados israelitas.
Merely
a Smell CI
de Maher Abi Samra
10´ Itália/Líbano 2007
Em Beirute, cidade sitiada pela guerra, um barco procede à evacuação
de cidadãos estrangeiros. Debaixo dos escombros de edifícios destruídos,
as equipas de socorro retiram os corpos dos mortos. Entre luzes e sombras, a
vida e a sua finitude, os cadáveres desenham as fronteiras de outros cadáveres,
o cheiro da morte cobre tudo.
Six
Floors to Hell CI
de Jonathan Ben Efrat
52´ Israel 2007
Desenvolvimento da curta-metragem The Mall, premiada em 2007
no doclisboa, este filme do mesmo realizador segue um grupo de trabalhadores
palestinianos clandestinos em Tel-Aviv e os seus esquemas de sobrevivência
em busca de trabalho e local para dormir. É o caso de Jalal, um dos muitos árabes
que durante o dia vive de empregos ocasionais e à noite se instala na
cave de um centro comercial inacabado, seis andares abaixo do chão, com
o sonho de conseguir o dinheiro suficiente para casar. Jonathan Ben Effrat mostra
aqui as várias faces da adversidade enfrentadas pelo indivíduo,
mergulhando num mundo de sombras onde o optimismo e a persistência ainda
encontram um espaço para brilhar.
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OUT. 20.45 – Culturgest
(pequeno auditório) | 19
OUT. 22.30 - Londres (sala 1)
My
Kabul CI
de Whahid Nazir
22´ Afeganistão 2007
Resultado de um Atelier da escola Varan em Kabul, este filme
traça um retrato da cidade, acompanhando Jamal, um condutor de táxis
colectivos em permanente diálogo com passageiros. As memórias de
sucessivas guerras entrecruza-se com um presente intenso.
Faces on the Wall CI
de Bijan Anquetil e Paul Costes
64´ Irão/França 2007
Os três irmãos Dastvare morreram na frente de
combate durante a guerra entre o Irão e o Iraque. Tinham 19, 22 e 27 anos.
Em 1985, a Republica Islâmica do Irão realiza uma pintura mural
em memória dos três irmãos elevados oficialmente à categoria
de mártires. A história dessa pintura, do passado ao presente, é o
fio condutor que nos leva a interrogar os valores de um povo que o regime descreve
como “unido pelo sangue dos seus mártires”.
21 OUT. 21.00 – Culturgest
(grande auditório) | 17
OUT. 17.30 - Londres (sala 1)
The Champagne Spy I
de Nadav Schirmann
90´ Israel/Alemanha 2007
The Champagne Spy é um emocionante 007 em
forma de documentário. A história inacreditável de um espião
da Mossad (serviço secreto israelita) é-nos revelada através
das imagens e memórias do seu filho, que aos 12 anos ficou a saber da
dupla identidade do pai. O estilo e o suspense deste filme adaptam-se perfeitamente
a uma biografia povoada de episódios rocambolescos, agentes duplos, mistérios
políticos e missões ultra-secretas. O célebre espião
israelita enviado para o Cairo com o objectivo de sabotar o programa nuclear
egípcio, revela-se não só um homem dividido entre a família
e a missão, mas um indivíduo cada vez mais seduzido pela sua falsa
identidade de milionário ex-nazi e playboy extravagante.
21
OUT. 21.00 - Londres (sala 2) | 16
OUT. 23.00 – Culturgest (grande auditório)
I'll be your Mirror DF
de Nan Goldin e Edmund Coulthard
50´ França/EUA 1996
Em I’ll Be Your Mirror, Nan Goldin, símbolo
vivo do meio artístico, evoca a sua vida extraordinária e um dos
legados criativos mais exemplares na história da fotografia. O seu trabalho,
conhecido por retratar a ascensão da classe média norte-americana
e por ter captado o lado mais selvagem e livre da comunidade underground nova-iorquina
durante os anos 1970, encontra neste filme um novo modo de olhar a sua carreira.
Recorrendo a entrevistas com alguns dos seus amigos mais íntimos, gravações
vídeo e fotografias da sua autoria, Goldin recorda o tempo de uma geração.
21 OUT. 21.30 – São
Jorge (sala 3) |
17 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1)
Septembers (Septiembres) HB
de Carles Bosch
89´ Espanha 2007
Todos os anos, em Setembro, o sistema penitenciário
espanhol promove um festival da canção que reúne os melhores
cantores entre os reclusos de todo o país. Competição ansiosamente
esperada e na qual é eleito o melhor cantor entre os presos. O que poderia
parecer um simples concurso de música, torna-se num acontecimento de esperança
e num retrato dos sentimentos mais profundos destes reclusos. Durante o ano que
separa dois concursos, Carles Bosch acompanha alguns dos detidos, entre os quais
Arturo, um cigano que canta pela sua mulher e filhos, Rudolf, um lituano expatriado
que dedica a sua actuação a uma paixão ucraniana, e Adelberto,
um jovem argentino que telefona todas as semanas a sua avó.
21 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
| 23 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório)
| 24 OUT. 16.00 - Londres (sala 2)
Dream
Walking MC
de Huang Wenhai
85´China 2005
Verão de 2004: o artista Li Wa-ke viaja até Nanyang
para ajudar o pintor Wang Yongping a realizar o seu primeiro filme. Neste trabalho,
Wang não só se representa a si mesmo como transforma a história
numa espécie de reconstrução da sua vida no passado, contando
com a contribuição de alguns amigos e artistas. Recorrendo ao improviso
durante as filmagens, estes lançam-se então em discussões
sobre arte, religião, amor e poesia, numa postura e um estilo de vida
inerentes às suas próprias visões criativas e fazendo dos
seus próprios corpos objectos de intervenção artística.
21 OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1) | 24 OUT. 21.30 – São Jorge (sala
3)
Ngwenya,
O Crocodilo M
de Isabel Noronha
90´ Moçambique 2007
Um dia, Xiluwa conheceu Cecília, filha de Malangatana,
viu os desenhos e achou que era ele quem poderia traduzir em palavras esse universo
sensorial a que ela sabia pertencer mas não podia nomear. E guardou de
Malangatana a promessa de a levar um dia a esse lugar mágico onde tudo
está inscrito, sem precisar de palavras. Trinta anos depois, partem juntos à procura
das chaves para a compreensão de um Universo situado algures entre a Tradição
e a Modernidade, viajando entre memórias sensoriais e histórias
de infância, medos nocturnos e histórias míticas, lembranças
eróticas e o calor da fogueira, histórias de luta e de afirmação
de uma Identidade em construção. A cada dia dessa Viagem, a tela
revela um pouco mais dos contornos oníricos e das infinitas cores do Palácio
Sagrado de Malangatana Ngwenya: ele mesmo.
21 OUT. 22.30 - Londres
(sala 1) | 18 OUT.
22.45 – Culturgest (pequeno auditório)
Sidney
Poitier, an Outsider in Hollywood SE
de Catherine Arnaud
70´ França 2008
Retrato de um dos maiores actores de Hollywood e um símbolo
vivo do sonho americano, Sidney Poitier, hoje com pouco mais de 80 anos, foi
ainda o primeiro negro a receber um Óscar pela Academia. A história
de um actor que ao aceder ao estatuto de estrela ofereceu a toda uma geração
uma esperança na igualdade e actuou discretamente no combate contra o
preconceito racial e a injustiça social. Um destino que durante várias
décadas se confundiu com o trajecto da própria comunidade afro-americana
nos Estados Unidos e neste filme vê ilustrada a sua causa politica.
21 OUT. 22.45 – Culturgest
(pequeno auditório) | 25 OUT. 15.00 - Londres (sala
1)
Gallivant DF
de Andrew Kötting
100´ Reino Unido 1996
A obra onde o realizador Andrew Kötting reúne
a sua avô, Gladys de 85 anos, e a filha, Éden com 7 anos de idade,
dois seres no abismo da fragilidade: a primeira limitada pela velhice, a segunda
com Síndroma de Joubert (e que além de problemas de aprendizagem
e expressão apresenta poucas esperanças de viver até à idade
adulta), numa viagem intensa ao longo de toda a costa britânica. Um percurso
onde não só se estabelece um universo de peripécias e aventuras,
mas também um olhar profundo sobre os vários sintomas da sociedade
britânica nos anos 1990.
21 OUT. 23.00 – Culturgest
(grande auditório) | 18
OUT. 18.30 - Londres (sala 2)
Bab
Sebta CN
de Pedro Pinho e Frederico
Lobo
110´ Portugal 2008
Bab Sebta significa em árabe a porta de Ceuta
e é o nome da passagem na fronteira entre Marrocos e Ceuta. É o
local para onde convergem aqueles que, vindos de várias partes de Africa,
procuram chegar à Europa. O filme Bab Sebta percorre quatro cidades
ao encontro dos tempos da espera e das vozes desses viajantes.
21
OUT. 23.00 - Londres (sala 2) | 17
OUT. 11.00 – Culturgest (grande auditório)
The Long Holiday DF
de Johan Van der Keuken
145´ Holanda 2000
7 de Janeiro de 2001, aos 62 anos, Johan Van der Keuken faleceu
vítima de cancro da próstata. Antes disso, filmou The Long Holiday,
uma obra que serviu de motivação ao cineasta para viajar pelo mundo
fora após saber que lhe restavam poucos anos de vida. O realizador atravessa
locais como o Nepal, Brasil, África, Nova Iorque e São Francisco,
contactando diferentes sociedades e culturas, e coleccionando experiências
que o ajudam a enfrentar a morte que se aproxima. Uma pungente homenagem à vida
e uma lição sobre os últimos dias de existência de
um dos maiores documentaristas holandeses de sempre.
21
OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3) | 19
OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1)
Shake
the Devil Off HB
de Peter Entell
99´ Suiça 2007
Seis meses depois da passagem do furacão Katrina por
Nova Orleães o padre Ledoux luta para manter viva a sua paróquia
e a Igreja de St. Augustine, um símbolo da música, da fé e
da religião na cidade. Há quem diga que foi ali que nasceu o jazz,
que os escravos e os não escravos se juntaram pela primeira vez para cantar
e orar em nome de Deus e que podemos encontrar o túmulo em homenagem ao
escravo desconhecido. Mas as autoridades eclesiásticas (o episcopado católico)
insistem agora em ordenar o seu fecho. A comunidade protesta e decide agir por
iniciativa própria em defesa do pároco e daquele espaço,
no que constituiu um dos episódios mais emblemáticos do pós-Katrina.
21
OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1) |
19 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3)
Quando
o Carnaval Chegar (ficção) HB
de Cacá Diegues
com: Chico Buarque, Maria Bethânia, Nara Leão
90´ Brasil 1972
Filme de ficção que, com o passar dos anos,
passou a documento histórico. Chico Buarque, Maria Bethânia e Nara
Leão são Paulo, Mimi e Rosa – um grupo de artistas sem notoriedade
que canta para ganhar a vida e atravessa o Brasil num autocarro. Escrito, dirigido
e produzido por Cacá Diegues, Quando o Carnaval Chegar é uma
homenagem à tradição das velhas “chanchadas” (espectáculos
populares brasileiros conhecidos pelo seu humor ingénuo e burlesco), com
música original de Chico Buarque.
Secções
do Festival
Competição Internacional CI | Investigações I | Competição
Nacional CN | Sessões
Especiais SE |
Retrospectiva Frederick Wiseman RW | Riscos
e ensaios R&E | Diários
filmados e Auto-retratos DF |
Novas famílias, novas identidades NF,
NI | Made
in China MC | Heart
Beat [Programa Musical] HB |
Moçambique! M | Curtas
Polacas CP | Maratonadoc MD | Estados
Gerais do Documentário |
Docfestas São Jorge |