Bilheteiras + Horários | Equipa + Contactos | Edições Anteriores | Apordoc | Links | Descobrir Lisboa | ENGLISH
Programação doclisboa 2008
 
  S D S D
Programa dia-a-dia 16 17 18  19  20 21 22 23  24  25 26 27 28 29
 

18 Outubro – sábado

18 OUT. 11.00 – Culturgest (pequeno auditório) | 16 OUT. 17.30, Londres (sala 1)
Juvenile Court  FW 
de Frederick Wiseman
144´ EUA 1973
Eis a diversidade e a complexidade dos casos apresentados no tribunal juvenil de Memphis: casos de orfanato, abuso de drogas, assaltos à mão armada, abuso de crianças e crimes sexuais. O filme não foca só a tentativa de reabilitação por parte do Estado, como nos mostra os limites e o variado leque de escolhas que o tribunal tem ao seu dispor. Descobrimos o perfil psicológico dos agressores e as questões processuais e constitucionais relacionadas com a administração de um tribunal juvenil.

18 OUT. 14.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 19 OUT. 23.00 - Londres (sala 2)
Strange Culture  R&E 
de Lynn Hershman Leeson
75´EUA 2008
Lynn Hershman Leeson convoca uma série de actores para reinterpretar a história de Steve Kurtz, professor de Arte na Universidade de Buffalo e fundador do aclamado grupo de teatro Critical Art Ensemble. Preso em 2004 sob suspeita de “bioterrorismo”, Kurtz foi detido devido ao material artístico que guardava em casa e no momento em que preparava uma exposição para o Museu de Arte Contemporânea de Massachussets. Proibido de falar sobre o julgamento (onde Kurtz arrisca uma pena de 20 anos), Strange Culture contorna esse obstáculo recorrendo a entrevistas, animações e testemunhos que evocam o drama e o risco que um artista enfrenta ao questionar as políticas de segurança do pós-11 de Setembro.

18 OUT. 15.00 - Londres (sala 1) | 23 OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório)
Les Années Déclic  DF 
de Raymond Depardon
65´ França 1983
Retrato autobiográfico de Raymond Depardon onde o fotógrafo sobrepõe a voz ao seu rosto, recorrendo a uma série de fotografias suas captadas entre 1957 e 1977. Este documentário retrata o percurso do artista ao longo de vinte anos de fotos e recupera excertos de alguns dos seus filmes. No rosto de Depardon encontramos ainda o ponto de partida para uma reflexão sobre a imagem, já que o realizador não pode deixar de referir-se a si próprio sem deixar de referir os seus objectos de criação. Ambos estão ligados, pois são as imagens que permitem o fotógrafo interrogar o seu mundo e trajecto.

18 OUT. 15.00 – São Jorge (sala 3) | 26 OUT. 17.00 – São Jorge (sala 3)
My Mums Used to Be Men  NF,NI 
de Julie Beanland
57´ Reino Unido 2005

Primeiro, o pai de Louise chamava-se Brian, só após a operação de mudança de sexo passou a chamar-se Sarah: é agora a mãe. O companheiro de Brian, um camionista chamado Lee, também fez uma operação de mudança de sexo e chama-se Kate: é hoje a outra mãe de Louise. Não há razões para ficarmos confusos: desde que as notícias desta invulgar família estalaram em todos os tablóides ingleses (que a nomearam como “a mais estranha família britânica”), Louise tem sido alvo de várias troças e provocações na escola. Ela não se esconde e está determinada a provar que, se os outros os deixarem em paz, têm tudo para ser felizes.

18 OUT. 15.30 – São Jorge (sala 2) | 19 OUT. 15.30 – São Jorge (sala 2) | 25 OUT. 15.30 – São Jorge (sala 2)
 Docs 4 Kids 
O que é o documentário?
Onde é a China? O que é o desafio? Como é a minha medalha?

O atelier DOCS 4 KIDS parte da exploração de excertos do filme “The Red Race”, de Chao Gan, que segue o quotidiano de crianças que treinam para um dia se tornarem atletas de alta competição. Através de viagens em grandes mapas, da observação e conversa à volta daquilo que vemos na tela de projecção e do que vivemos, e da construção de uma medalha que transporta os nossos sonhos e desafios, trabalhamos o documentário como essencial descoberta de outras realidades, de crescimento e aprendizagem.
Idade recomendada: dos 8 aos 12.
Inscrições limitadas.
Informações e inscrições: Tel: 96 327 12 55 mail: escolas@doclisboa.org

18 OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 20 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 26 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
Red Paradise  MC 
de Bai Budan
7´ China 2007

Num vale incrustado entre sete portentosas montanhas reside a pequena aldeia de Laoyaogou, cujos habitantes trabalham arduamente na exploração de carvão e sob a supervisão do grande Partido Comunista. Apesar de nos últimos anos a aldeia ter ultrapassado todo o tipo de dificuldades, a realidade dos números mostra “milagres” consecutivos. Em 2006 o rendimento total da aldeia era de 75,430,000 yuan, dos quais eram pagos 8,830,000 yuan de impostos, detendo um rendimento per capita de 6,187 yuan. Nesse ano a aldeia recebeu a distinção de “Civilizada e Harmoniosa Aldeia da Província de Shanxi”, pela qual os habitantes ficaram muito gratos a todos os que os ajudaram e igualmente ao Partido Comunista.
Little Feet  MC 

de Bai Budan
114´ China 2005

Na aldeia de Xiayao, província de Shanxi, encontramos Bai Danu, uma velha mulher casada há mais de quarenta anos com Liu Buhan e que desde os sete anos tem os pés enfaixados. O casal, com mais de oitenta anos, passa o dia a trabalhar nos campos e insiste em sair de casa muito cedo, regressando sempre ao fim do dia. Longe da imagem distinta da China moderna, Little Feet mostra-nos a realidade profunda do mundo rural numa narrativa entrecortada pelos testemunhos de várias idosas que falam sobre a tradição dos seus pés enfaixados.

18 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 20 OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 22 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
The Square  MC 
de Zhang Yuan e Dua Jing-Chuan
100´ China 1994
A dupla Zhang Yuan e Dua Jing-Chuan não filma apenas o cenário de uma das praças mais conhecidas do mundo: Tiananmen, mas traça também um retrato meticuloso da actividade diária naquele local. Realizado cinco anos depois dos acontecimentos de 4 de Junho de 1989, os realizadores afastam-se aqui de quaisquer considerações politicas ou históricas respeitantes ao espaço. Antes optam por concentrar-se nos detalhes quotidianos da praça: do plano da estátua de um polícia à imagem de turistas que captam fotografias, passando ainda pelo ritual de içar e recolher a bandeira até ao quadro de pessoas que ali praticam exercício.

18 OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório) | 16 OUT. 23.00 - Londres (sala 2)
Meat  RW
de Frederick Wiseman
113´ EUA 1976
O filme que desconstrói todo o processo que diariamente transforma cabeças de gado e ovelhas em simples bens de consumo. Meat não se limita a acompanhar a processo de transformação e transporte de produtos de carne através de um sistema de produção altamente automatizado, apontando igualmente os diversos pontos e problemas existentes nas diferentes áreas de fabrico, transporte, logística, equipamentos, estatística e gestão de pessoal. Um estudo inquietante sobre a grande indústria alimentar na América e a crua eficiência das máquinas de produção.

18 OUT. 17.00 –São Jorge (sala 3) | 26 OUT. 19.00 –São Jorge (sala 3)
Kenia and Her Family  NF, NI 
de Llorenç Soler
55´Espanha 2005

Um documentário que retrata a experiência de um casal de mulheres na Catalunha, Julia e Aida, que decidiram ter um filho. Depois de quatro tentativas de inseminação artificial falhadas, o casal decide procurar junto de um grupo de amigos o pai biológico da criança. À primeira tentativa, Júlia consegue ficar grávida. Ao longo de mais de um ano, seguimos a organização desta nova família alargada, que inclui não apenas as duas mães e suas respectivas famílias, mas também o pai biológico, o seu marido e outros grandes amigos. À recém-nascida, Kenia não parece faltar carinho.

18 OUT. 17.30 - Londres (sala 1) | 23 OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório)
The Rest of a Story  CI 
de Antonio Prata
35´ Itália/Suíça 2007

Dez anos depois, o autor do filme regressa a Zurique, a cidade na qual teve a sua primeira experiência de consumo de heroína e de onde foi obrigado a sair para poder curar-se. Numa viagem ao passado, esta é a tentativa de reaver o que resta das suas memórias e um elemento vital para uma melhor compreensão de si próprio.
Must Read After My Death  CI 
de Morgan Dews
74´ Espanha/EUA, 2007

A história íntima, contada através das suas próprias palavras e imagens, de um casal norte-americano, Charlie e Allys, durante a década 1960, quando procurou ajuda psiquiátrica e conselho matrimonial, submetendo-se a uma série de tratamentos em grupo ou individuais. Instruídos pelos doutores para gravarem as suas discussões, este par pouco convencional, vítima de um sistema traumático que alimenta o uso de drogas e as terapias de choque, acaba por registar a luta de uma família em reconstrução e a imagem moral de uma época.

18 OUT. 18.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 20 OUT. 21.00 - Londres (sala 2)
My Enemy's Enemy  I 
de Kevin Macdonald
87´França/Reino Unido 2007

Durante décadas os Estados Unidos e os governos europeus do pós-guerra protegeram um dos mais célebres e infames comandantes da Gestapo: Klaus Barbie, conhecido igualmente como “O Carniceiro de Lyon”. My Enemy’s Enemy perspectiva as actividades deste nazi no período de pós-guerra, época em que se tornou um precioso agente ao serviço dos mesmos países que durante a II Guerra Mundial o haviam combatido. Klaus Barbie ensinou e praticou tortura na América Latina sob explícita protecção norte-americana e perante o silêncio do governo francês. Um retrato desmistificador e desencantado dos interesses de Estado.

18 OUT. 18.30 - Londres (sala 2) | 21 OUT. 23.00 – Culturgest (grande auditório)
Bab Sebta  CN 
de Pedro Pinho e Frederico Lobo
110´ Portugal 2008

Bab Sebta significa em árabe a porta de Ceuta e é o nome da passagem na fronteira entre Marrocos e Ceuta. É o local para onde convergem aqueles que, vindos de várias partes de Africa, procuram chegar à Europa. O filme Bab Sebta percorre quatro cidades ao encontro dos tempos da espera e das vozes desses viajantes.

18 OUT. 18.45 – Culturgest (grande auditório) | 19 OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 21 OUT. 15.00 - Londres (sala 1)
We (Wo Men)  CI 
de Huang Wenhai
102’ Suiça/China 2008

Em We as vozes que ouvimos pertencem a cidadãos conscienciosos que dão o seu melhor na tentativa de aperfeiçoar o estado da nação chinesa. A sua ética é clara e simples: “quando estão em causa os interesses do Estado, não podemos ficar sentados à espera”. E contudo, a recompensa por este tipo de dedicação e preocupação resulta muitas vezes numa vida de agitação politica, anos de constante intimidação e vigilância apertada. We é um documentário que revela o perigo de buscar a liberdade num tempo de trevas.

18 OUT. 19.00 –São Jorge (sala 3) | 26 OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3)
Louise, Her Father, Her Mothers,
Her Brother and Her Sisters  NF, NI  

de Stéphane Mercúrio e Catherine Sinet
56´ França 2004

Durante um barulhento e divertido jantar, observamos uma família parisiense sentada à mesa. A família de Louise é composta pelo pai, por duas mães, pela mulher do pai, por um irmão e duas irmãs. Françoise e Gérard estão apaixonados há 44 anos e têm três filhos. Já Sybille e Sylviane amam-se há cerca de 23 anos. Como estas pretendiam ter um filho, resolveram pedir à amiga Françoise que lhes emprestasse Gérard, o marido. E ela aceitou.

18 OUT. 20.30 - Londres (sala 1) | 21 OUT. 14.15 – Culturgest (pequeno auditório)
Curtas Metragens  CP  
de Krzysztof Kieslowski
- Sessão legendada apenas em inglês
From the City of Lodz, 1968, 18’
O trabalho de final de curso de Kieslowski na State Higher School of Film, Television and Theatre de Lodz, realizado sob a orientação de Kazimierz Karabasz. O filme é um retrato da cidade de Lodz. Imagens de edifícios em ruínas acompanhadas por comentários optimistas sobre a cidade e as suas indústrias.
I was a Soldier, 1970, 16’
O filme conta as histórias de um grupo de soldados que ficaram cegos durante a II Grande Guerra. A imagem da guerra contrasta com a que é apresentada oficialmente. Produzido para o "Czolowka" Film Studio, o ramo cinematográfico das Forças Armadas Polacas.
Factory, 1971, 17’
Reportagem sobre uma reunião de administradores da Fábrica de Tractores Ursus em Varsóvia entrecortadas por imagens dos seus trabalhadores a trabalhar nas linhas de produção em série. O filme dá-nos uma visão depressiva de uma empresa do Estado a operar dentro da República Popular da Polónia e da sua economia socialista.
Before the Rally, 1971, 16’
Reportagem sobre as várias armadilhas e obstáculos que o principal corredor de ralis polaco Krzysztof Komornicki encontra na República Popular da Polónia durante a sua preparação para o Rali de Monte Carlo.
Refrain, 1972, 11’
Uma exploração sobre o funcionamento de uma casa funerária que nos dá uma visão da burocracia a que é difícil escapar, mesmo depois da morte.
The Office, 1966, 5’
Um documentário de Kieslowski feito enquanto estudante na State Higher School of Film, Television and Theatre, sob a orientação de Jerzy Bossak, Kazimierz Karabasz e Kurt Weber. Um retrato dos burocratas que concedem pensões de invalidez e dos candidatos às referidas pensões. Uma visão da máquina burocrática e um drama humano.
Betweem Wroclaw and Zielona Gora, 1972, 11’
Um filme sobre o centro mineiro de cobre de Lubin.
The Principles of Safety and Hygiene in a Copper Mine, 1972, 21´
Um filme pedagógico oficial.

18 OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório) | 21 OUT. 17.30 - Londres (sala 1)
Salim Baba  CI  
de Tim Sternberg
15´ Índia/EUA 2007

Salim Muhammad, um indiano de 55 anos, vive em Calcutá com a mulher e cinco filhos. Desde os dez que vive a projectar velhos pedaços de películas para as crianças dos bairros locais usando um antigo projector de mão que herdou do seu pai. Homem de negócios pragmático e cinéfilo, Salim carrega o seu projector com os filhos na esperança que estes continuem a actividade.
Land of the Devil (El Pais del Diablo)  CI  
de Andrés Dí Tella
75´ Argentina 2008

El Pais del Diablo de Andrés Dí Tella analisa um episódio histórico verificado na década de 1870 quando Adolfo Ensina, o então Ministro da Defesa, propôs o projecto megalómano de escavar um fosso com mais de 600 quilómetros entre o Oceano Atlântico e a Cordilheira dos Andes, destinado a suster a “ameaça indígena”. É a identidade e a fundação da nação argentina que está intimamente ligada ao avanço desta fronteira que se traduziu pelo extermínio praticamente completo dos índios daquela região.

18 OUT. 21.00 – Culturgest (grande auditório) | 23 OUT. 20.30 - Londres (sala 1)
Gonzo: The Life and Work of Dr. Hunter S. Thompson  SE  
de Alex Gibney
119’ EUA/Reino Unido 2007

O último documentário do multi-premiado realizador Alex Gibney dá-nos a conhecer a vida e o trabalho de um dos mais polémicos jornalistas norte-americano de todos os tempos: o criador do “jornalismo gonzo”, Hunter S. Thompson. Movido por uma libido agressiva e pelo consumo sobre-humano de álcool e drogas, Thompson via-se como o verdadeiro freelancer, atacando tudo e todos livremente, com um incrível sentido de humor. Todos os textos do filme são da autoria de Thompson – as suas cartas, artigos, manuscritos e livros – e são lidos pelo actor Johnny Depp.

18 OUT. 21.00 - Londres (sala 2) | 22 OUT. 18.30 – Culturgest (grande auditório)
The Women of Brukman  I  
de Isaac Isitan
90´ Canadá 2007

Durante alguns anos o realizador viveu dentro da Bruckman, uma fábrica de confecções argentina à beira da falência e sob risco de expropriação, e acompanhou uma verdadeira revolução social protagonizada por mulheres operárias. Filme épico, The Women of Brukman conta o caso único de uma cooperativa formada, em pleno contexto do caos económico argentino, com o objectivo de devolver às operárias o seu emprego e garantir a viabilidade do local de trabalho. Um exemplo de sucesso e perseverança que acabou por gerar um movimento de esperança na sociedade argentina e se tornou num verdadeiro “case study” sociológico.

18 OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3) | 22 OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1)
Arquivos moçambicanos  M 
Ibo, O Sangue do Silêncio
Kuxa Kanema 1, 63, 262
Estas são as Armas

de Camilo de Sousa /Murillo Salles e Bernardo Honwana
106´ Moçambique

Em 2008 arrancou o processo de recuperação dos arquivos históricos do Instituto de Cinema de Moçambique. Esta sessão reúne as primeiras imagens recuperadas do período pós-independência (Kuxa Kanema; Ibo, O Sangue do Silêncio e Estas são as Armas). Realizado por um colectivo de jovens do Instituto Nacional do Cinema (INC) sob a direcção de Murilo Salles e Luís Bernardo Honwana, Estas são as Armas regista a invasão daquela antiga colónia portuguesa pelas tropas da Rodésia. Corre o ano de 1977 e uma equipa voa de Maputo até à província de Tete com o objectivo de fazer uma reportagem sobre os danos provocados pelos bombardeamentos da aviação em várias zonas habitadas por milhares de pessoas. O filme recebeu a Pomba de Prata do Festival de Leipzig em 1978 e o prémio de melhor montagem no I Festival Interafricano de Cinema em 1981, tendo sido também o maior sucesso de bilheteira da história do cinema moçambicano.

18 OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 24 OUT. 14.30 – Culturgest (grande auditório) | 25 OUT. 16.00 - Londres (sala 2)
Crime and Punishment (Zui Yu Fa)  MC 
de Zhao Liang De
123´ China 2007

Filmado na fronteira entre a Coreia do Norte e a China, Crime and Punishment acompanha o quotidiano diário de jovens polícias chineses numa esquadra local cruzada por inúmeras personagens: do ladrão mais comum a simples pessoas com dificuldades económicas e sociais. No meio deste cenário observamos ainda o clima de competição que os guardas alimentam entre si em busca de uma promoção e de uma subida na carreira à medida que os colegas mais velhos se vão aposentando. Um retrato da China contemporânea à procura da sua identidade, onde Zhao Liang revela um país a renascer entre o progresso e a resistência à mudança.

18 OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1) | 24 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3)
Black Tears (Lágrimas Negras)  HB  
de Sónia Herman Dolz
73´ Holanda/Cuba 1997

Injustamente abafado pelo sucesso mediático de Buena Vista Social Club, estreado no mesmo ano, Lágrimas Negras é até hoje o melhor documentário realizado sobre Cuba e sobre o espírito da ilha. As principais personagens são os músicos de La Vieja Trova Santiaguera, que no final de cada actuação precisam de assistência fora do palco, não por causa do desgaste físico sofrido durante o concerto, mas porque as escadas representam um enorme risco para as suas pernas (com mais de 80 anos de idade). As digressões internacionais cruzam-se com o comovente quotidiano dos músicos.

18 OUT. 22.30 - Londres (sala 1) | 16 OUT. 20.30 – Culturgest (grande auditório)
Z32  SE 
de Avi Mograbi
81´ França/Israel 2008

Um soldado israelita de uma unidade de elite procura perdão para os seus actos depois de ter participado numa missão onde foram mortos diversos palestinianos inocentes. A sua namorada, que já ouviu a história vezes sem conta, recusa reconhecer as atenuantes do crime em que ele participou. Um realizador de documentários dá-lhe a oportunidade de contar a sua história sem ter de assumir responsabilidades. Z32 centra-se na difícil fronteira que reside entre o testemunho perturbador e a sua representação artística.

18 OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório) | 21 OUT. 22.30 - Londres (sala 1)
Sidney Poitier, an Outsider in Hollywood  SE 
de Catherine Arnaud
70´ França 2008

Retrato de um dos maiores actores de Hollywood e um símbolo vivo do sonho americano, Sidney Poitier, hoje com pouco mais de 80 anos, foi ainda o primeiro negro a receber um Óscar pela Academia. A história de um actor que ao aceder ao estatuto de estrela ofereceu a toda uma geração uma esperança na igualdade e actuou discretamente no combate contra o preconceito racial e a injustiça social. Um destino que durante várias décadas se confundiu com o trajecto da própria comunidade afro-americana nos Estados Unidos e neste filme vê ilustrada a sua causa politica.

18 OUT. 23.00 - Londres (sala 2) | 25 OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório)
Hunger  R&E 
de Steve McQueen
92´ Reino Unido 2008

A estreia em longa-metragem cinematográfica do artista britânico Steve McQueen que examina os últimos meses de vida de Bobby Sands, um activista do IRA que há 27 anos resolveu protestar, através de uma greve de fome, contra o tratamento recebido às mãos dos agentes prisionais britânicos na famosa Prisão Maze de Belfast. Buscando o estatuto de prisioneiro político, este gesto transformou na época o nome de Sands num símbolo da luta armada do IRA. É neste terreno que Hunger se coloca, reavaliando as típicas noções de "herói" e interrogando a verdadeira condição do "mártir".

18 OUT. 23.15 – Culturgest (grande auditório) | 24 OUT. 18.00 - Londres (sala 2)
Nacional 206  CN  
de Catarina Alves Costa
53’ Portugal 2008

Fábrica de têxteis. Estrada Nacional 206, entre Guimarães e Famalicão, no Vale do Ave. À procura de testemunhos sobre os percursos escolares, encontramos o quotidiano e a rotina de uma fábrica que nunca pára, dia e noite, e dos que nela trabalham. O filme mostra uma empresa com oitenta anos, ainda nas mãos da terceira geração de familiares do Sr. Oliveira, o fundador. Com 1200 trabalhadores, exporta 80% da sua produção para a Alemanha, os EUA e o Japão produzindo tecido de grande qualidade para marcas como Armani e Hugo Boss. Dentro dos seus corredores e maquinaria, seguimos o quotidiano e rotina dos trabalhadores que nos falam da escola, e do seu percurso profissional e pessoal.
O Voo do Humbi-Humbi  CN  
de Carlos Eduardo Viana
60´ Portugal 2008
Documentário realizado na comuna do Lombe, no município de Cacuso, província de Malanje, que regista o esforço realizado por vários actores estatais e não estatais (ONG’s, igrejas, líderes comunitários, professores, alunos e comunidades) no processo de desenvolvimento social, cultural e económico, nomeadamente no papel que a Escola poderá ter nestes processos.

Secções do Festival
Competição Internacional  CI  | Investigações  I  | Competição Nacional  CN  | Sessões Especiais  SE  |
Retrospectiva Frederick Wiseman
 RW  | Riscos e ensaios  R&E  | Diários filmados e Auto-retratos  DF  |
Novas famílias, novas identidades
 NF, NI 
 | Made in China  MC  | Heart Beat [Programa Musical]  HB  |
Moçambique!  M  | Curtas Polacas   CP  | Maratonadoc  MD  | Estados Gerais do Documentário | Docfestas São Jorge