Bilheteiras + Horários | Equipa + Contactos | Edições Anteriores | Apordoc | Links | Descobrir Lisboa | ENGLISH

 

Programação doclisboa 2008
 
  S D S D
Programa dia-a-dia 16 17 18  19  20 21 22 23  24  25 26 27 28 29
 

25 Outubro – sábado

25 OUT. 10.00 – Culturgest (pequeno auditório)
Lisbon Docs - Sessão Pública de Pitching II
(10h00/14h30)

25 OUT. 14.30 – Culturgest (grande auditório) | 20 OUT. 17.30 - Londres (sala 1)
The Tailor (El Sastre)  CI 
de Óscar Perez
30´ Espanha 2007
No distrito de Raval, um dos bairros mais pobres no coração da cidade de Barcelona, Mohamed, um alfaiate paquistanês, e Singh, o seu empregado indiano, trabalham juntos. Mohamed é um homem temperamental a quem apenas interessa o negócio e a religião. O confronto entre os seus valores culturais e os dos seus clientes não poderia ser mais cómico.
All White in Barking   CI 
de Marc Isaacs
73´ Reino Unido 2007
“Tu és aquilo que comes” – diz um velho ditado. No antigo bairro de Barking (Londres), onde a presença de imigrantes é elevada, nem todos comem do mesmo. “Eu não gosto da comida deles - diz o talhante – não estou acostumado”. Um casal de velhos residentes do bairro não aprecia o cheiro da cozinha dos vizinhos nigerianos… Mas quando são convidados para jantar em casa destes, até limpam os pratos. O avô inglês de um pequeno mulato, redirecciona a sua raiva contra os imigrantes apoiando o Partido Nacionalista Britânico. Um sobrevivente do Holocausto, vive com uma africana, Betty… E a vida pouco a pouco se transforma.

25 OUT. 15.00 - Londres (sala 1) | 21 OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório)
Gallivant  DF 
de Andrew Kötting
100´ Reino Unido 1996

A obra onde o realizador Andrew Kötting reúne a sua avô, Gladys de 85 anos, e a filha, Éden com 7 anos de idade, dois seres no abismo da fragilidade: a primeira limitada pela velhice, a segunda com Síndroma de Joubert (e que além de problemas de aprendizagem e expressão apresenta poucas esperanças de viver até à idade adulta), numa viagem intensa ao longo de toda a costa britânica. Um percurso onde não só se estabelece um universo de peripécias e aventuras, mas também um olhar profundo sobre os vários sintomas da sociedade britânica nos anos 1990.

25 OUT. 15.30 – São Jorge (sala 2) | 19 OUT. 15.30 – São Jorge (sala 2) | 18 OUT. 15.30 – São Jorge (sala 2)
 Docs 4 Kids 
O que é o documentário?
Onde é a China? O que é o desafio? Como é a minha medalha?

O atelier DOCS 4 KIDS parte da exploração de excertos do filme The Red Race, de Chao Gan, que segue o quotidiano de crianças que treinam para um dia se tornarem atletas de alta competição. Através de viagens em grandes mapas, da observação e conversa à volta daquilo que vemos na tela de projecção e do que vivemos, e da construção de uma medalha que transporta os nossos sonhos e desafios, trabalhamos o documentário como essencial descoberta de outras realidades, de crescimento e aprendizagem.
Idade recomendada: dos 8 aos 12.
Inscrições limitadas.
Informações e inscrições: Tel: 96 327 12 55 mail: escolas@doclisboa.org

25 OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 18 OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 24 OUT. 14.30 – Culturgest (grande auditório)
Crime and Punishment (Zui Yu Fa)  MC 
de Zhao Liang De
123´ China 2007

Filmado na fronteira entre a Coreia do Norte e a China, Crime and Punishment acompanha o quotidiano diário de jovens polícias chineses numa esquadra local cruzada por inúmeras personagens: do ladrão mais comum a simples pessoas com dificuldades económicas e sociais. No meio deste cenário observamos ainda o clima de competição que os guardas alimentam entre si em busca de uma promoção e de uma subida na carreira à medida que os colegas mais velhos se vão aposentando. Um retrato da China contemporânea à procura da sua identidade, onde Zhao Liang revela um país a renascer entre o progresso e a resistência à mudança.

25 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 17 OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 22 OUT. 16.00 - Londres (sala 2)
The Last Lumberjacks  MC 
de Yu Guangyi
90´ China 2006

Retrato da vida de um grupo de lenhadores na Província de Heilongjiang, sob as duras condições climatéricas que enfrentam durante o seu trabalho na velha indústria madeireira. Documentando um modo de vida condenado à extinção pelo avanço do progresso civilizacional, The Last Lumberjacks mostra a forma como as florestas continuam a ser exploradas há mais de cem anos pelos povos para sua sobrevivência, usando vários métodos tradicionais transmitidos ao longo de gerações sucessivas.

25 OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório) | 18 OUT. 23.00 - Londres (sala 2)
Hunger  R&E 
de Steve McQueen
92´ Reino Unido 2008

A estreia em longa-metragem cinematográfica do artista britânico Steve McQueen que examina os últimos meses de vida de Bobby Sands, um activista do IRA que há 27 anos resolveu protestar, através de uma greve de fome, contra o tratamento recebido às mãos dos agentes prisionais britânicos na famosa Prisão Maze de Belfast. Buscando o estatuto de prisioneiro político, este gesto transformou na época o nome de Sands num símbolo da luta armada do IRA. É neste terreno que Hunger se coloca, reavaliando as típicas noções de "herói" e interrogando a verdadeira condição do "mártir".

25 OUT. 17.30 - Londres (sala 1) | 23 OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório)
J’aimerais Partager le Printemps avec Quelqu’u"   R&E 
de Joseph Morder
85´França 2008
Desafiado pelo Festival Pocket Films, Joseph Morder rodou um diário filmado com a câmara de um simples telemóvel. Durante três meses, captou diversos acontecimentos pessoais, algures entre o fascínio juvenil e narrativo pela descoberta de uma nova linguagem cinematográfica e o olhar privado e íntimo dirigido ao quotidiano. Mais do que uma excepção em França, J’aimerais Partager le Printemps avec Quelqu’un foi a primeira longa-metragem rodada com um telemóvel a conseguir distribuição nas salas daquele país.

25 OUT. 18.15 - Londres (sala 2) | 20 OUT. 18.30 – Culturgest (grande auditório)
Sinai Field Mission  RW 
de Frederick Wiseman
127´ EUA 1978
O dia-a-dia dos enviados americanos que trabalham no United States Field Mission, um posto estabelecido em 1976 com o intuito de facilitar o acordo assinado entre o Egipto e Israel após a guerra de 1973. O filme foca as acções de vigilância norte-americanas e as operações de fiscalização em todas as entradas de ambos os países, além da relação com os soldados das Nações Unidas e o quotidiano dos 163 militares americanos destacados no deserto Sinai. Como em muitos filmes de Wiseman, mergulhamos num mundo militar obsessivamente focado na guerra – o que se torna gritantemente irónico nos momentos prosaicos do quotidiano em que nada de bélico se adivinha.

25 OUT. 18.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 24 OUT. 21.00 - Londres (sala 2)
Un Voyage au Portugal  DF 
de Pierre Primetens
13´ França 2001
A mãe de Pierre morreu quando ele tinha cinco anos. O seu pai nunca lhe tinha falado dela. No ano passado, descobriu a família portuguesa da sua mãe...
Mémoires d’un Juif Tropical
 DF 
de Joseph Morder
80´ França 1988
Misto de exercício de crónica pessoal e auto-reflexão, o realizador Joseph Morder relembra aqui os dias da sua infância na cidade de Guayaquil, no Equador, onde os pais de origem judaica se estabeleceram após abandonar a Polónia. Num filme onde não entram quaisquer imagens da América do Sul, o calor do Verão na cidade de Paris acaba por evocar velhas memórias do cineasta entrelaçadas com o episódio de uma aventura amorosa. Sem deixar de fazer um jornal íntimo do seu quotidiano, Morder constrói ainda pequenas “ficções” através dos mais pequenos detalhes.

25 OUT. 18.30 – Culturgest (grande auditório)
Gravura  SE 
de Jorge Silva Melo
80´ Portugal 2008
Um documentário sobre a Gravura, a cooperativa de gravadores portugueses fundada em 1956 por um grupo de artistas. Através de quase três dezenas de depoimentos de intervenientes na cooperativa, retrata-se aqui a sua história, e as suas consequências, a sua origem nos movimentos de oposição à ditadura numa improvisada garagem de Algés. E sobretudo, a necessidade que os artistas sentiram de aprender em conjunto, de se organizar, aprender e ensinar ao mesmo tempo. Um momento único de camaradagem, aprendizagem, intercâmbio, um momento político na História das Formas.

25 OUT. 20.30 - Londres (sala 1) | 19 OUT. 14.30 – Culturgest (grande auditório)
Une Histoire du Vent  DF 
de Joris Ivens, Marceline Loridan
80´ França 1988
O derradeiro filme de Joris Ivens, realizado em parceria com Marceline Loridan, onde o realizador, depois de Pour le Mistral (1966), procura mais uma vez captar o “invisível”: o vento. De volta à China, Une Histoire du Vent persegue este elemento não apenas como um fenómeno natural, mas principalmente como ilustração e metáfora das mudanças na Sociedade e na Cultura. Uma obra maior onde a despedida poética de um autor encontra em vastas paisagens como a do deserto de Gobi e na reflexão sobre a importância da arte ou da cultura um sentimento de esperança.

25 OUT. 21.00 - Londres (sala 2) | 20 OUT. 18.30 – Culturgest (pequeno auditório)
The way of a warrior  I 
de Andreas Pichler
88 ´ Alemanha/Itália/Suiça 2008
A história de Michael Notdurfer, um jovem missionário alemão que aos 20 anos abandona a Europa em direcção à Bolívia e aos 29 se torna num dos actores decisivos do grupo de guerrilha Frente de Libertação Nacional. Inspirado nas teorias desenvolvidas pelas ordens religiosas dos Jesuítas que procuram trazer maior justiça social à América do Sul, este fervoroso católico torna-se num líder carismático (conhecido como o “Comandante Miguel”) e num dos principais mentores do rapto de um dos maiores empresários sul-americanos no ano de 1990.

25 OUT. 21.30 – Culturgest (grande auditório)
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
- entrega de prémios
e projecção do filme
Maradona by Kusturika
de Emir Kusturica
90´ Espanha/França 2008
Emir Kusturica celebra neste filme a incrível história de Diego Maradona: herói desportivo, deus vivo do futebol, artista genial, campeão do povo, herói em queda e modelo para as gerações do mundo inteiro. De Buenos Aires a Nápoles – passando por Cuba – Emir Kusturica traça a vida de um homem fora do comum, das suas origens humildes à fama mundial, da sua ascensão fulgurante ao mais profundo declínio: dependência de drogas, álcool, etc. Um documentário único sobre o “jogador do século” filmado pelo seu maior fã.

25 OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3) | 24 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1)
Desobediência  M  
de Licínio Azevedo
92´Moçambique/Portugal 2002
Rosa, camponesa moçambicana, é acusada de ter causado o suicídio do marido e de ter um “marido-espírito” que a levava a desobedecer ao marido verdadeiro. Numa carta descoberta durante as cerimónias fúnebres, e que é lida diante de todos os presentes, o suicida determina que os cinco filhos que teve com Rosa sejam entregues ao seu irmão gémeo, para não viverem com a mulher que arruinou a sua vida. Para provar a sua inocência, recuperar os filhos e os poucos bens que o casal possuía, Rosa submete-se a dois julgamentos: o primeiro num curandeiro, o segundo num tribunal. Nos dois julgamentos é absolvida. Porém, para que um segredo da família seja preservado, Rosa tem que ser inculpada. E os familiares do morto vingam-se dela de uma maneira atroz.

25 OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 17 OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório) | 19 OUT. 16.00 - Londres (sala 2)
Mum (Mama)  MC 
de Zhang Yuan
90´ China 1990

Primeira longa-metragem de Zhang Yuan, Mama foi também o primeiro filme independente a ser produzido na China desde 1949, realizado com a ajuda de amigos do realizador e revelando desde o início o apetite do cineasta por temas controversos da sociedade chinesa. Uma obra que se concentra na relação entre uma mãe solteira e o seu filho deficiente com 11 anos no cenário de algumas escolas e instituições especiais de apoio a crianças diminuídas. Mama combina ficção com documentário de modo a melhor revelar a realidade social das personagens.

25 OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1) | 23 OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3)
Hóspedes da Noite  M 
de Licínio de Azevedo
53´ Moçambique 2007

O Grande Hotel, na cidade da Beira, era o maior de Moçambique, na época colonial: 350 quartos, luxuosas suítes, piscina olímpica… Actualmente, o prédio, em ruínas, sem electricidade e sem água canalizada, é habitado por 3500 pessoas. Algumas vivem ali há vinte anos. Além dos quartos, também servem de moradia os saguões, os corredores, as áreas de serviço do hotel e a cave, onde é sempre noite.

25 OUT. 22.30 - Londres (sala 1) | 23 OUT. 21.00 – Culturgest (grande auditório)
Jogo de Cena  CE 
de Eduardo Coutinho
105´ Brasil 2007

Em resposta a um anúncio de jornal, oitenta e três mulheres contaram as suas histórias de vida num estúdio. Em Junho de 2006, vinte e três delas foram seleccionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em Setembro do mesmo ano, várias actrizes interpretaram, cada uma ao seu estilo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas. As imagens cruzam-se: quem é a “personagem real”? Quem é a “actriz”? O que é, afinal, a representação? E até onde se estende o conceito de representar?

25 OUT. 23.00 – Londres (sala 2) | 17 OUT. 22.30 - Londres (sala 1)
Aka Ana  R&E 
de Antoine D’Agata
60´ França, 2008

A obra de um dos mais provocadores e controversos fotógrafos franceses: Antoine D’Agata. O argumento de Aka Ana foi escrito e inspirado no célebre filme de Nagisa Oshima O Império dos Sentidos (1976), tendo sido rodado durante uma estadia de quatro meses do artista no Japão. As prostitutas relatam e dão a ver as suas práticas, entregues a uma diária e transgressiva exploração da noite japonesa que se nos revela aqui em toda a sua doçura e violência, enfrentando o fantasma da pornografia.

25 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3) | 16 OUT. 23.00 – São Jorge (sala 1)
O Mistério do Samba  HB 
de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor
88´ Brasil, 2008

Uma justa e emocionante homenagem da cantora Marisa Monte ao samba tradicional da Velha Guarda, num projecto que remonta ao ano de 1998 quando a cantora iniciou as pesquisas para o álbum Tudo Azul. Armada com um gravador de mão, a artista brasileira é seguida pela dupla de realizadores Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor num percurso pelas ruas de Oswaldo Cruz, bairro da zona norte carioca, recolhendo depoimentos dos veteranos sambistas que fizeram a história da Portela, a escola com maior número de títulos no Carnaval do Rio de Janeiro.

25 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1) | 22 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3)
A Televisão nos Bairros  M 
de Moira Forjaz, Licínio Azevedo e Miguel Arraes
20´ Portugal/Moçambique 1980
No processo de arranque da Televisão Experimental de Moçambique, faziam-se “projecções” públicas em diversos bairros. Normalmente, um pequeno aparelho de televisão era colocado num enorme ginásio para que a população pudesse ter contacto com a novidade. Moira Forjaz filmou uma destas exibições, entrevistando a população. O filme foi montado por Licínio Azevedo e Miguel Arraes.
Treatment for Traitors   M 

de Ike Bertels (a partir do material filmado por Ruy Guerra)
53´ Holanda 1983
1982. O governo socialista de Mo çambique, organizou um encontro da maior importância política. O Presidente Samora Machel e o seu governo tiveram uma sessão de uma semana com milhares de colaboracionistas. Moçambicanos que trairam os seus compatriotas e algumas vezes até os torturaram às ordens de Portugal, durante a dominação colonial de Moçambique. São conhecidos como os “comprometidos”. Juntaram-se voluntariamente ao partido fascista ANP, tornaram-se agentes da polícia politica PIDE ou soldados do exército colonial, comandos especialmente treinados que atacaram aldeias

Secções do Festival
Competição Internacional  CI  | Investigações  I  | Competição Nacional  CN  | Sessões Especiais  SE  |
Retrospectiva Frederick Wiseman
 RW  | Riscos e ensaios  R&E  | Diários filmados e Auto-retratos  DF  |
Novas famílias, novas identidades
 NF, NI 
 | Made in China  MC  | Heart Beat [Programa Musical]  HB  |
Moçambique!  M  | Curtas Polacas   CP  | Maratonadoc  MD  | Estados Gerais do Documentário | Docfestas São Jorge