Bilheteiras + Horários | Equipa + Contactos | Edições Anteriores | Apordoc | Links | Descobrir Lisboa | ENGLISH
Programação doclisboa 2008
 
  S D S D
Programa dia-a-dia 16 17 18  19  20 21 22 23  24  25 26 27 28 29
 

22 Outubro – quarta-feira

22 OUT. 11.00 – Culturgest (grande auditório)
MASTER CLASS WISEMAN
The Last Letter (La Dernière Lettre)   RW 
de Frederick Wiseman
aprox. 120´ EUA 2002
Filme de um rosto e de um corpo, os de Anna Semyonovna (aqui interpretada pela actriz francesa Catherine Samie): La Dernière Lettre é baseado num capítulo do romance Vida e Destino de Vasily Grossman. Estamos em 1941 e um gueto ucraniano caiu nas mãos dos nazis, condenando os judeus residentes à morte. No meio do terror eminente, a médica da cidade dita uma última carta ao seu filho que se encontra a salvo das linhas do inimigo. A carta, contendo detalhadas observações sobre o dia-a-dia no gueto, exprime o medo, a coragem, a fragilidade, a compaixão e a dignidade desta mulher que reavalia toda a sua vida no momento em que enfrenta a morte.

22 OUT. 14.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 19 OUT. 20.30 - Londres (sala 1)
Curtas Metragens  CP 
de Krzysztof Kieslowski
- Sessão legendada apenas em inglês
Bricklayer, 1973, 18’
Um filme feito durante o Dia do Trabalhador sobre o pedreiro Josef Malesa, um antigo "líder operário" e activista do Partido Comunista. Malesa recorda o seu passado, os anos de Stalinismo e a agitação revolucionária em Outubro de 1956. Uma obra que nos dá uma visão da história polaca através dos olhos de alguém que se deixou primeiro seduzir pelo entusiasmo de construir uma nova realidade e depois foi desiludido pela nova ordem.
Hospital, 1976, 22’
Uma obra filmada na sala de emergências de um hospital de cirurgia traumática situado na Rua Barska em Varsóvia. Médicos que ao tentarem simplesmente ajudar os feridos provavam o seu heroísmo face à frequente falta de recursos típica no dia a dia da República Popular da Polónia e que se torna habitualmente num obstáculo ao seu trabalho.
From a Night Porter’s Point of View, 1978, 17’
O retrato de um guarda-nocturno de uma fábrica, Marian Osuch, que se revela um fanático da disciplina e um obcecado pelo controlo total de tudo e de todos. Uma imagem metafórica do totalitarismo, tomando o exemplo de uma categoria e hierarquia, simultaneamente modelo e defensor de um Estado de terror. Um dos filmes de Kieslowski que traça claramente uma personagem negativa.
Seven Women of Different Ages, 1978, 16’
Retratos de sete bailarinas, desde uma adolescente a uma mulher no momento final da sua carreira. Os sete retratos estão combinados de forma a retratar uma mulher entre a infância e a idade adulta. Uma história poética de transcendência.
Railway Station, 1980, 14’
Um filme sobre a Warsaw's Dworzec Centralny (Estação Central), apontada pelo novo Secretário-Geral Comunista Edward Gierek como um edifício simbólico da "Segunda Polónia". As realidades desta estação de comboios (simbolizando a Polónia) são justapostas com imagens propagandísticas da vida na Polónia comunista emitidas em monitores de televisão espalhados ao longo da estação. Escusado será dizer que a propaganda não se enquadra com a realidade.
Talking Heads, 1980, 16’
Pessoas de várias profissões e idades, desde crianças com um ano de idade a uma mulher de cem anos, dão-nos respostas às seguintes questões: Em que ano nasceu? Quem é você? O que é mais importante para si? O resultado é uma galeria de cabeças identificadas pelo ano de nascimento. Pessoas de várias idades, cujos sonhos e problemas se cruzam para constituir uma história de vida humana.

22 OUT. 15.00 - Londres (sala 1) | 19 OUT. 18.15 – Culturgest (pequeno auditório)
In
the Land of the Cranes  SE 
de Lisa Hangstrand
29´ Suécia 2008
Durante uma visita a Xangai, Lisa Hangstrand descobre que uma ponte em construção ligará brevemente Xangai à ilha de Chongming, onde se encontra uma das mais importantes reservas naturais do mundo. Os habitantes e os trabalhadores da reserva não sabem bem qual o futuro da ilha. Complexas questões ambientais onde estão em jogo. Mas o assunto também envolve um projecto britânico, construtores e gestores urbanos, habitantes locais e trabalhadores migrantes.
The Lie of the Land  I 
de Molly Dineen
74´ Reino Unido 2007
Em The Lie of the Land, a cineasta Molly Dineen retrata a perversidade do sistema de produção alimentar nos dias de hoje em Inglaterra. Esmagados pela politica de preços impostos pelas grandes superfícies e face ao crescente número de normas e legislação na actividade, muitos agricultores questionam-se sobre a sustentabilidade e a sobrevivência do seu modo de vida. Um olhar atento sobre o possível desaparecimento do universo rural no Reino Unido.

22 OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 17 OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 25 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório)
The Last Lumberjacks  MC 
de Yu Guangyi
90´ China 2006

Retrato da vida de um grupo de lenhadores na Província de Heilongjiang, sob as duras condições climatéricas que enfrentam durante o seu trabalho na velha indústria madeireira. Documentando um modo de vida condenado à extinção pelo avanço do progresso civilizacional, The Last Lumberjacks mostra a forma como as florestas continuam a ser exploradas há mais de cem anos pelos povos para sua sobrevivência, usando vários métodos tradicionais transmitidos ao longo de gerações sucessivas.

22 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 16 OUT. 18.00 - Londres (sala 2)
Hold Me tight, Let Me Go  SE 
de Kim Longinotto
100´ Reino Unido 2007

A Mulberry Bush School, em Oxfordshire, na Inglaterra, é uma escola especializada em lidar com jovens problemáticos, principalmente aqueles oriundos de famílias disfuncionais e que qualquer outra instituição já desistiu de recuperar. Aqui existem mais de cem responsáveis, entre docentes e empregados, para apenas cerca de quarenta crianças com sérios traumas psicológicos que não hesitam em esbofeteá-los, insultá-los e dar-lhes pontapés. E no entanto, os extremos tocam-se, pois estas crianças são capazes também de enormes manifestações de carinho e afeição, numa difícil luta entre o equilíbrio e a harmonia.

22 OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório) | 17 OUT. 21.00 - Londres (sala 2)
Damages  I 
de Thomas Balmès
68´ França/Finlândia 2007

Todos os anos são pagos biliões de dólares em indemnizações individuais nos Estados Unidos e a Koskoff Koskoff & Bieder é um dos escritórios de advogados que consegue melhores resultados neste domínio. Damages aborda com cinismo e ironia os vários aspectos desta especialidade da advocacia. Qual a estratégia para obter chorudas indemnizações? Através de vários casos, vemos como estes advogados lidam com as famílias das vítimas, examinam documentos, criam um guião, e tentam definir um preço para cada vida humana.

22 OUT. 17.00 – São Jorge (sala 3) | 26 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3)
The Double Life of Dona Ermelinda
(A Dupla Vida de Dona Ermelinda)
 NF, NI 
de Aldo Lee
68´ França/Reino Unido/Portugal 1995

Através das tragédias e ironias de uma história pessoal vivida em singulares circunstâncias politicas e sociais, A Dupla Vida de Dona Ermelinda investiga a vida misteriosa da avó do cineasta Aldo Lee que aos 72 anos e após a independência de Moçambique resolveu renegar o seu passado colonial e apaixonar-se por um negro africano. Uma mudança tão radical na vida de Dona Ermelinda como na história de um país que torna este filme num peculiar drama de investigação familiar.

22 OUT. 17.30 - Londres (sala 1) | 19 OUT. 18.45 – Culturgest (grande auditório)
Novela na Santa Casa  CI 
de Cathie Levy
121´ França/Brasil 2007
Novela na Santa Casa é um filme sobre os sonhos das mulheres que recorrem à Enfermaria 38 da Santa Casa da Misericórdia, onde funciona o Serviço de Cirurgia Plástica do Professor Ivo Pitanguy, acessível a todas as classes sociais e onde o trabalho é voluntário. Durante 5 meses, a cineasta francesa Cathie Levy acompanhou o percurso de sete personagens na tentativa de concretizar uma promessa de felicidade e a busca do rejuvenescimento. Na fila de espera surgem relatos e histórias pessoais de personagens carismáticas e apaixonantes.

22 OUT. 18.00 - Londres (sala 2) | 17 OUT. 23.00 – Culturgest (grande auditório)
Ruas da Amargura  CN
de Rui Simões
111´ Portugal 2008

As Ruas da Amargura são povoadas de homens e de mulheres, de todas as idades, com carências afectivas, financeiras, problemas mentais, alcoolismo, tóxico-dependência, ou simplesmente pessoas que chegaram a Portugal à procura de uma vida um pouco melhor. Do outro lado da Rua há um formigueiro de voluntários, assistentes sociais e técnicos diversos que constroem e mantêm estruturas de apoio, uns pensando em dias melhores, outros institucionalizando a ajuda sem acreditar que o fenómeno possa ter cura. Um trabalho muitas vezes ingrato e com muito pouco sucesso, devido, entre outras razões, à falta de coordenação.

22 OUT. 18.30 – Culturgest (grande auditório) | 18 OUT. 21.00 - Londres (sala 2)
The Women of Brukman  I  
de Isaac Isitan
90´ Canadá 2007

Durante alguns anos o realizador viveu dentro da Bruckman, uma fábrica de confecções argentina à beira da falência e sob risco de expropriação, e acompanhou uma verdadeira revolução social protagonizada por mulheres operárias. Filme épico, The Women of Brukman conta o caso único de uma cooperativa formada, em pleno contexto do caos económico argentino, com o objectivo de devolver às operárias o seu emprego e garantir a viabilidade do local de trabalho. Um exemplo de sucesso e perseverança que acabou por gerar um movimento de esperança na sociedade argentina e se tornou num verdadeiro “case study” sociológico.

22 OUT. 18.30 – Culturgest (pequeno auditório)
Masterclass Thomas Balmès
Thomas Balmès falará da sua experiência de mais de 15 anos enquanto realizador e produtor de documentários. Como consegue manter o frágil equilíbrio entre a sua independência enquanto realizador e produtor e simultaneamente assegurar financiamento e publico para os filmes?
Balmes mostrará excertos de alguns dos seus filmes, falando sobre o facto de também ser o seu produtor. É possível co-produzir documentários com 15 canais de televisão e não perder o controlo ou independência?

22 OUT. 20.30 – Londres (sala 1) | 20 OUT. 21.00 – Culturgest (grande auditório)
Standard Operating Procedure  SE 
de Errol Morris
111´ EUA 2008
As fotografias tiradas por soldados na prisão de Abu Ghraib mudaram a imagem que a América tinha de si mesma. Mas um mistério fica por desvendar: serão estas a prova evidente do abuso sistemático dos militares americanos ou apenas documentam o comportamento aberrante de alguns soldados? Através do depoimento dos oficiais que tiraram as fotografias e daqueles que estavam nas fotografias, o documentário examina detalhadamente o contexto das imagens. O espectador arrisca-se a ficar perplexo: como é que actos abjectos de humilhação e de tortura (na maior parte dos casos sobre inocentes presos ao acaso) podem ser classificados pela jurisdição norte-americana como “Standard Operating Procedures” (Procedimentos de rotina)?

22 OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório) | 17 OUT. 23.00 - Londres (sala 2)
End of the Rainbow  CI 
de Robert Nugent
83´ França 2007

Uma grande companhia mineira multinacional transfere uma imponente unidade de prospecção de ouro da Indonésia para uma região remota da Guiné Conacry, em África. Nesta zona rural extremamente pobre, a presença da mina acaba por criar um clima de mudança e vários conflitos entre os habitantes locais. Quais as vantagens do proclamado progresso para uma aldeia africana? A transformação do mundo imposta pelo poder do dinheiro não garante necessariamente felicidade nem melhores condições de vida.

22 OUT. 21.00 – Culturgest (grande auditório)
A Turma (Entre les Murs)  R&E 
de Laurent Cantet
128´ França 2008

O grande vencedor da Palma de Ouro do último Festival de Cannes e um verdadeiro acontecimento em França: Entre les Murs ilustra a multiplicidade cultural e as várias tensões acumuladas dentro de uma turma de liceu em Paris. Adaptado do livro homónimo do professor, jornalista e escritor François Begaudeau (que neste filme se representa a si mesmo), este projecto revela a experiência diária do ensino e alunos de carne e osso que interpretaram e improvisaram os seus próprios papéis numa crónica ambígua sobre a Europa contemporânea.

22 OUT. 21.00 - Londres (sala 2) | 17 OUT. 18.15 – Culturgest (pequeno auditório)
Divorce Albanian Style  I  
de Adela Peeva
66´ Bulgária 2007

Três histórias de amor interrompidas durante a ditadura de Enver Hoxha na Albânia. Ou a história de três casais destruídos, onde os homens cometeram o pecado de escolher mulheres estrangeiras para suas esposas. Em certos casos, a ideologia totalitarista levou os próprios filhos a repudiarem as mães. Três histórias de crimes de Estado - que representam milhares de outras – e das quais os responsáveis impunes ainda hoje sentem orgulho.

22 OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3) | 23 OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1)
Kuxa Kanema: O Nascimento do Cinema  M  
de Margarida Cardoso
52´Portugal 2003

A primeira acção cultural do governo Moçambicano logo após a independência, em 1975, foi a criação do Instituto Nacional do Cinema (INC). Os cinemas são nacionalizados e as unidades de cinema móvel vão mostrar por todo o país a mais popular produção do INC, o jornal cinematográfico Kuxa Kanema. O seu objectivo era “filmar a imagem do povo e devolve-la ao povo”. Mas hoje, depois de anos de guerra, desilusões, e destruído por um fogo em 1991, a grande empresa que foi o INC quase não existe. Felizmente sobreviveram no arquivo as imagens que são o único testemunho dos 11 primeiros anos de independência, os anos da revolução socialista. É através dessas imagens, e das palavras das pessoas que as filmaram, que vamos conhecer o percurso de um ideal de país, que se desmoronou, pouco a pouco, com o ideal de "um cinema para o povo", e com os sonhos das pessoas que um dia acreditaram que Moçambique poderia vir a ser um país diferente.
Ao contar a história do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique (INC), dos seus filmes e das pessoas que lhe estão ligadas, este documentário conta igualmente a história de uma jovem nação africana. Que parte pode o cinema contribuir para a reconstrução dos valores culturais? E que parte pode ainda contribuir para a destruição desses mesmos valores? Depois de séculos de colonização, seguidos de anos de guerra civil, fome e destruição, um pais pode finalmente procurar reflectir em paz sobre o seu passado, reconstruir a sua identidade e reclamar a sua dignidade.

22 OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 18 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 20 OUT. 16.00 - Londres (sala 2)
The Square  MC 
de Zhang Yuan e Dua Jing-Chuan
100´ China 1994
A dupla Zhang Yuan e Dua Jing-Chuan não filma apenas o cenário de uma das praças mais conhecidas do mundo: Tiananmen, mas traça também um retrato meticuloso da actividade diária naquele local. Realizado cinco anos depois dos acontecimentos de 4 de Junho de 1989, os realizadores afastam-se aqui de quaisquer considerações politicas ou históricas respeitantes ao espaço. Antes optam por concentrar-se nos detalhes quotidianos da praça: do plano da estátua de um polícia à imagem de turistas que captam fotografias, passando ainda pelo ritual de içar e recolher a bandeira até ao quadro de pessoas que ali praticam exercício.

22 OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1) | 18 OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3)
Arquivos moçambicanos  M 
Ibo - O Sangue do Silêncio
Kuxa Kanema 1, 63, 262
Estas são as Armas

de Camilo de Sousa /Murillo Salles e Bernardo Honwana
106´ Moçambique

Em 2008 arrancou o processo de recuperação dos arquivos históricos do Instituto de Cinema de Moçambique. Esta sessão reúne as primeiras imagens recuperadas do período pós-independência (Kuxa Kanema; Ibo, O Sangue do Silêncio e Estas são as Armas). Realizado por um colectivo de jovens do Instituto Nacional do Cinema (INC) sob a direcção de Murilo Salles e Luís Bernardo Honwana, Estas são as Armas regista a invasão daquela antiga colónia portuguesa pelas tropas da Rodésia. Corre o ano de 1977 e uma equipa voa de Maputo até à província de Tete com o objectivo de fazer uma reportagem sobre os danos provocados pelos bombardeamentos da aviação em várias zonas habitadas por milhares de pessoas. O filme recebeu a Pomba de Prata do Festival de Leipzig em 1978 e o prémio de melhor montagem no I Festival Interafricano de Cinema em 1981, tendo sido também o maior sucesso de bilheteira da história do cinema moçambicano.

22 OUT. 22.30 - Londres (sala 1) | 21 OUT. 18.15 – Culturgest (pequeno auditório)
Frantz Fanon, The Memories From The Asylum  I  
de Abdenour Zahzah e Bachir Ridouh
53´ Argélia 2008
Psiquiatra, filósofo, revolucionário e teórico, Frantz Fanon foi um dos mais influentes autores no campo dos estudos pós-coloniais. Os seus textos sobre descolonização serviram de inspiração aos movimentos de independência durante mais de quatro décadas (Jean-Paul Sartre reconhecia-o como “a voz do Terceiro Mundo”). O seu trabalho em hospitais psiquiátricos também foi precursor das teorias de Michel Foucault. Este filme reconstitui a vida de Fanon, examinando as suas teorias de identidade e raça, assim como o seu envolvimento na luta anti-colonial e anti-racista.

22 OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório) | 19 OUT. 15.00 - Londres (sala 1)
Videoletter  DF 
de Shuntaro Tanikawa e Shuji Tereyama
74´ Japão 1983

Videoletter é a compilação de uma notável troca de correspondência verificada entre dois proeminentes artistas japoneses, o cineasta e dramaturgo Shuji Terayama e o poeta Shunataro Tanikawa, durante cerca de dois anos e pouco antes da morte de Terayama. Através do uso de cartas-vídeo, um formato que tal como o nome indica combina ambas as técnicas, o par constrói uma experiência lírica e crepuscular, por vezes tocante e extravagante, onde se discute a filosofia, o talento, a sabedoria e a morte.

22 OUT. 23.00 - Londres (sala 2) | 24 OUT. 16.45 – Culturgest (grande auditório)
Dear Mara, Letters from a Trip Through Patagonia
(Querida Mara, Cartas de Un Viaje por Patagonia)  CI 

de Carlos Echeverría
90´ Argentina 2007

Neste documentário, o realizador Carlos Echeverría segue um grupo de tosquiadores de ovelhas de uma aldeia situada nas pampas argentinas que todos os anos atravessam a Patagónia trabalhando de quinta em quinta. Numa viagem narrada por uma voz anónima que vai lendo cartas dirigidas à sua amada esposa Mara, ouvimos os monólogos de alguns destes viajantes que contam as suas histórias e experiências. Durante um período de cerca de seis meses, tempo em que vivem afastados de casa e da família, raramente apresentam queixas ou falam das esposas que ficaram para trás.

22 OUT. 23.15 – Culturgest (grande auditório) | 20 OUT. 18.00 - Londres (sala 2)
U Omãi Qe Dava Pulus  CN 
de João Pinto Nogueira
76´ Portugal 2008
Autor de três romances: A Noite e o Riso, Directa, Square Tolstoi e da colectânea de contos Estação. Postumamente foi editada a novela inacabada O Fim do Mundo. Foi também argumentista de Os Verdes Anos, um dos filmes inaugurais do Cinema Novo Português e co-realizador a par de Gérard Castello-Lopes do filme Nacionalidade: Português. Nascido numa conservadora família católica, tornou-se militante do Movimento de Acção Revolucionária (MAR) e entrevistou Álvaro Cunhal em segredo. Junta-se às Brigadas Revolucionárias de Carlos Antunes e Isabel do Carmo e trabalha depois na representação permanente de Portugal na OCDE. Quem foi Nuno Bragança?

22 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3) | 25 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1)
A Televisão nos Bairros  M 
de Moira Forjaz, Licínio Azevedo e Miguel Arraes
20´ Portugal/Moçambique 1980
No processo de arranque da Televisão Experimental de Moçambique, faziam-se “projecções” públicas em diversos bairros. Normalmente, um pequeno aparelho de televisão era colocado num enorme ginásio para que a população pudesse ter contacto com a novidade. Moira Forjaz filmou uma destas exibições, entrevistando a população. O filme foi montado por Licínio Azevedo e Miguel Arraes.
Treatment for Traitors   M 

de Ike Bertels (a partir do material filmado por Ruy Guerra)
53´ Holanda 1983
1982. O governo socialista de Mo çambique, organizou um encontro da maior importância política. O Presidente Samora Machel e o seu governo tiveram uma sessão de uma semana com milhares de colaboracionistas. Moçambicanos que trairam os seus compatriotas e algumas vezes até os torturaram às ordens de Portugal, durante a dominação colonial de Moçambique. São conhecidos como os “comprometidos”. Juntaram-se voluntariamente ao partido fascista ANP, tornaram-se agentes da polícia politica PIDE ou soldados do exército colonial, comandos especialmente treinados que atacaram aldeias

22 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1) | 17 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3)
Going Against Fate  HB 
de Viviane Blumenschein
80´ Suiça 2008

Going Against Fate acompanha o maestro norte-americano David Zinman e a Orquestra Sinfónica de Zurique durante os ensaios, concertos e gravações da 6.ª Sinfonia de Gustav Mahler. Momentos onde o carismático Zinman não deixa de ir ditando várias notas e histórias sobre a vida pessoal do famoso compositor austríaco numa viagem emocionante e íntima ao mundo do artista. Além de lançar um olhar penetrante aos bastidores da relação criada entre maestro e orquestra, e à dedicação vital dos instrumentistas à música, esta é uma jornada na revelação de uma obra-prima: a sinfonia.

Secções do Festival
Competição Internacional  CI  | Investigações  I  | Competição Nacional  CN  | Sessões Especiais  SE  |
Retrospectiva Frederick Wiseman
 RW  | Riscos e ensaios  R&E  | Diários filmados e Auto-retratos  DF  |
Novas famílias, novas identidades
 NF, NI 
 | Made in China  MC  | Heart Beat [Programa Musical]  HB  |
Moçambique!  M  | Curtas Polacas   CP  | Maratonadoc  MD  | Estados Gerais do Documentário | Docfestas São Jorge