Bilheteiras + Horários | Equipa + Contactos | Edições Anteriores | Apordoc | Links | Descobrir Lisboa | ENGLISH
Programação doclisboa 2008
 
  S D S D
Programa dia-a-dia 16 17 18  19  20 21 22 23  24  25 26 27 28 29
 

16 Outubro – quinta-feira

16 OUT. 17.30, Londres (sala 1) | 18 OUT. 11.00 – Culturgest (pequeno auditório)
Juvenile Court  FW 
de Frederick Wiseman
144´ EUA 1973
Eis a diversidade e a complexidade dos casos apresentados no tribunal juvenil de Memphis: casos de orfanato, abuso de drogas, assaltos à mão armada, abuso de crianças e crimes sexuais. O filme não foca só a tentativa de reabilitação por parte do Estado, como nos mostra os limites e o variado leque de escolhas que o tribunal tem ao seu dispor. Descobrimos o perfil psicológico dos agressores e as questões processuais e constitucionais relacionadas com a administração de um tribunal juvenil.

16 OUT. 18.00 - Londres (sala 2) | 22 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório)
Hold Me tight, Let Me Go  SE 
de Kim Longinotto
100´ Reino Unido 2007

A Mulberry Bush School, em Oxfordshire, na Inglaterra, é uma escola especializada em lidar com jovens problemáticos, principalmente aqueles oriundos de famílias disfuncionais e que qualquer outra instituição já desistiu de recuperar. Aqui existem mais de cem responsáveis, entre docentes e empregados, para apenas cerca de quarenta crianças com sérios traumas psicológicos que não hesitam em esbofeteá-los, insultá-los e dar-lhes pontapés. E no entanto, os extremos tocam-se, pois estas crianças são capazes também de enormes manifestações de carinho e afeição, numa difícil luta entre o equilíbrio e a harmonia.

16 OUT. 20.30 – Culturgest (grande auditório) | 18 OUT. 22.30 - Londres (sala 1)
Z32  SE 
de Avi Mograbi
81´ França/Israel 2008

Um soldado israelita de uma unidade de elite procura perdão para os seus actos depois de ter participado numa missão onde foram mortos diversos palestinianos inocentes. A sua namorada, que já ouviu a história vezes sem conta, recusa reconhecer as atenuantes do crime em que ele participou. Um realizador de documentários dá-lhe a oportunidade de contar a sua história sem ter de assumir responsabilidades. Z32 centra-se na difícil fronteira que reside entre o testemunho perturbador e a sua representação artística.


16 OUT. 20.30 - Londres (sala 1) | 23 OUT. 14.00 – Culturgest (pequeno auditório)
Curtas Metragens Polacas Contemporâneas  CP 
- Sessão legendada apenas em inglês
Silence I, de Maciej Cuske - 2004, 19’
Um conjunto de curtas de três minutos feitas por estudantes do Curso de Documentário da Andrzej Wajda Master School of Film Directing com o tema Silêncio. Cada um interpretou o termo de forma diferente.
By the River, de Magda Kowalczyk - 2006, 11’
Amanhecer. Surgem figuras negras no mato. Parecem estar a trabalhar. Ouvimos o som de ramos partidos e passado um pouco sentimos o movimento dos machados. Varsóvia no outro lado do rio Vistula revela-se a si própria.
The Cupboard , de Jacob Dammas - 2007, 27’
Após a sua chegada a Wroclaw, o realizador Jacob Dammas (um dinamarquês, cuja mãe é polaca) visita o lugar onde a sua mãe vivia com o seu pai antes do exílio, relacionado com as suas origens judaicas, no final dos anos sessenta.
The Booth of Fortune, de Lesaw Dobrucki - 10’
Numa cidade moderna não há lugar para uma pequena barraca da lotaria. Observamos os últimos dias de uma velha barraca da lotaria situada no local da futura linha do metro. Esta será demolida junto com as relações próximas criadas entre o seus clientes.
The Lord of the Rims, de Kuba Maciejko - 2007, 12’
Um velho homem conserta aros há uma vida inteira. Ele é a última pessoa a fazer este trabalho numa Varsóvia em constante mudança.
52 Per Cent, de Rafat Skalski - 2007, 20’
Alla deseja muito tornar-se bailarina. E tem agora mais uma oportunidade de ser admitida na famosa Academia Russa de Ballet Waganowa em São Petersburgo. Os exames de admissão são extremamente difíceis e ela precisa treinar exaustivamente.
Take a Look, de Adam Palenta - 2008, 4’
Crianças cegas convidam-nos numa viagem ao seu mundo de sensibilidade e imaginação. Usando o sentido do tacto, elas tentam contar-nos o que está na imagem. A sensibilidades das crianças cegas é muito mais profunda do que uma pessoa que vê.
Zietek, de Bartosz Blaschke - 2008, 16’
Um retrato encantado e divertido do escultor Bogdan Zietek, um artista auto-didacta que tem criado estátuas de mulheres em tamanho natural há mais de 40 anos. A sua casa está cheia de belas mulheres esculpidas e cada uma tem um nome e uma personalidade.

16 OUT. 21.00 - Londres (sala 2) | 22 OUT. 11.00 – Culturgest (grande auditório)
The Last Letter (La Dernière Lettre)  FW 
de Frederick Wiseman
61´ França\EUA 2002

Filme de um rosto e de um corpo, os de Anna Semyonovna (aqui interpretada pela actriz francesa Catherine Samie): La Dernière Lettre é baseado num capítulo do romance “Vida e Destino” de Vasily Grossman. Estamos em 1941 e um gueto ucraniano caiu nas mãos dos nazis, condenando os judeus residentes à morte. No meio do terror eminente, a médica da cidade dita uma última carta ao seu filho que se encontra a salvo das linhas do inimigo. A carta, contendo detalhadas observações sobre o dia-a-dia no gueto, exprime o medo, a coragem, a fragilidade, a compaixão e a dignidade desta mulher que reavalia toda a sua vida no momento em que enfrenta a morte.

16 OUT. 22.30 - Londres (sala 1) | 24 OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório)
Le Temps des Amoureuses  SE 
de Henri-François Imbert
83´França 2008
Uma obra que parte de um reencontro, apesar de tudo fortuito, entre um homem que participou num filme há cerca de 30 anos e um cineasta que ama incondicionalmente esse mesmo filme. Falamos de Mes Petits Amoureuses (1974) de Jean Eustache, o filme que acabou por conduzir à ligação entre estes dois homens em Narbonne, a cidade onde também foi rodado. É aqui que Henri-François Imbert, o mais jovem dos dois, se lança num documentário sobre as filmagens do filme de Eustache, enquanto Hilaire relembra esses dias e o ambiente de equipa e convívio que marcavam então as filmagens.

16 OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório) | 19 OUT. 17.30 – Londres (sala 1)
Uncle Rithy  SE 
de Jean-Marie Barbe
97´ França 2008
Durante a rodagem do seu filme Un Barrage Contre le Pacifique, o cineasta cambojano Rithy Pahn passa em revisão vinte anos do seu cinema, desde a experiência como refugiado aos seus últimos documentários, passando ainda pela obra mais emblemática da sua carreira, S21 – La Machine de Mort Khmère Rouge. Entre a visão do cinema e a reflexão sobre o género documentário, esta é uma obra que desenha os limites morais e éticos do cinema.

16 OUT. 23.00 – Culturgest (grande auditório) | 21 OUT. 21.00 - Londres (sala 2)
I'll be your Mirror  DF 
de Nan Goldin e Edmund Coulthard
50´ França/EUA 1996
Em I’ll Be Your Mirror, Nan Goldin, símbolo vivo do meio artístico, evoca a sua vida extraordinária e um dos legados criativos mais exemplares na história da fotografia. O seu trabalho, conhecido por retratar a ascensão da classe média norte-americana e por ter captado o lado mais selvagem e livre da comunidade underground nova-iorquina durante os anos 1970, encontra neste filme um novo modo de olhar a sua carreira. Recorrendo a entrevistas com alguns dos seus amigos mais íntimos, gravações vídeo e fotografias da sua autoria, Goldin recorda o tempo de uma geração.

16 OUT. 23.00 - Londres (sala 2) | 18 OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório)
Meat  FW 
de Frederick Wiseman
113´ EUA 1976

O filme que desconstrói todo o processo que diariamente transforma cabeças de gado e ovelhas em simples bens de consumo. Meat não se limita a acompanhar a processo de transformação e transporte de produtos de carne através de um sistema de produção altamente automatizado, apontando igualmente os diversos pontos e problemas existentes nas diferentes áreas de fabrico, transporte, logística, equipamentos, estatística e gestão de pessoal. Um estudo inquietante sobre a grande indústria alimentar na América e a crua eficiência das máquinas de produção.

16 OUT. 23.00 – São Jorge (sala 1) | 25 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3)
O Mistério do Samba  HB 
de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor
88´ Brasil, 2008

Uma justa e emocionante homenagem da cantora Marisa Monte ao samba tradicional da Velha Guarda, num projecto que remonta ao ano de 1998 quando a cantora iniciou as pesquisas para o álbum Tudo Azul. Armada com um gravador de mão, a artista brasileira é seguida pela dupla de realizadores Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor num percurso pelas ruas de Oswaldo Cruz, bairro da zona norte carioca, recolhendo depoimentos dos veteranos sambistas que fizeram a história da Portela, a escola com maior número de títulos no Carnaval do Rio de Janeiro.

Secções do Festival
Competição Internacional  CI  | Investigações  I  | Competição Nacional  CN  | Sessões Especiais  SE  |
Retrospectiva Frederick Wiseman
 RW  | Riscos e ensaios  R&E  | Diários filmados e Auto-retratos  DF  |
Novas famílias, novas identidades
 NF, NI 
 | Made in China  MC  | Heart Beat [Programa Musical]  HB  |
Moçambique!  M  | Curtas Polacas   CP  | Maratonadoc  MD  | Estados Gerais do Documentário | Docfestas São Jorge