Programa de Actividades

Oficinas de Desenvolvimento de Projecto

As oficinas do Arché destinam-se a projectos em várias etapas de desenvolvimento e produção. Pretendem dar ferramentas para o aprofundamento temático e reflexão sobre as estratégias a implementar no filme a projectos em fase de escrita e desenvolvimento. Por outro lado, prevêm o visionamento de materiais e/ou das versões de trabalho no caso de projectos em montagem ou dos primeiros cortes. O trabalho das oficinas funciona de forma colectiva, numa partilha de experiências entre os diversos projectos, de modo a questionar e potenciar cada um.

22 – 25 Outubro, Culturgest

Tutores

Andrés Duque
Cineasta espanhol nascido em Caracas, na Venezuela. O seu trabalho situa-se na periferia da não ficção espanhola com um forte carácter documental e ensaístico. Os seus filmes foram exibidos e premiados em grandes festivais de cinema internacional, como Cinéma du Réel, Punto de Vista e Buenos Aires. Em 2012, foi convidado para o Seminário de Cinema Flaherty.

Virginia García del Pino
Faz parte do novo cinema de autor espanhol e ensina no âmbito do mestrado em documentário da Universidade Autónoma de Barcelona. A sua obra tem um vasto percurso internacional em festivais e centros de arte contemporânea. A sua primeira longa-metragem, El jurado (2012), entrou em competição no FIDMarseille, FIC Valdivia e Punto de Vista. A sua curta-metragem Improvisaciones de una ardilla (2017) ganhou o Festival de Málaga o ano passado.

Karen Akerman
Colaborou em mais de 50 filmes como montadora, tendo recebido vários prémios. Os filmes que realizou com Miguel Seabra Lopes foram exibidos nos festivais Doclisboa, Rotterdam, Visions du Réel, Uppsala, IndieLisboa e Rio, entre outros, e em museus e galerias como a Tate Modern ou o Museu Nacional de Arte Contemporânea (Bucareste). Ministra workshops, masterclasses e laboratórios de montagem. Produziu mais de 20 curtas e co-produziu 2 longas-metragens.

Oficina de Crítica e Investigação

Esta oficina pretende trabalhar os temas e desafios específicos que o cinema de não ficção ibero-americano tem colocado às práticas investigativas e à prática crítica, propondo uma leitura da história e da teoria do cinema através desse enquadramento teórico-prático. Decorre, num primeiro momento, no contexto do Arché, seguindo-se uma residência artística de 4 semanas. Os trabalhos prosseguem no contexto do MRG//Work, laboratório do festival madrileno Márgenes.

Miquel Martí Freixas Tutor em Lisboa  
Especialista em documentário e cinema contemporâneo. Programador, entre outros, no DocumentaMadrid, fórum Corte Final, cinema Zumzeig, Rencontres de Lussas, Zinebi Bilbao, Cinemateca da Catalunha, Curtocircuíto Santiago e Xcèntric CCCB. Professor convidado na Escola Superior de Cinema e Audiovisuais da Catalunha desde 2009 e colaborador em vários meios de comunicação social. Criador e director da revista em linha mensal Blogs&Docs (2006-2013).

Manuel Asín Tutor em Madrid
Coordenador da área de cinema do Círculo de Bellas Artes de Madrid, programou ciclos para a Biblioteca de Cinema Espanhola, MNCARS, Xcèntric-CCCB, Zinebi, etc. Publicou artigos em revistas e platafromas como Trafic, Blogs & Docs ou Caimán Cuadernos de Cine, onde é membro do conselho editorial. É o autor de edição e dos prólogos de dois livros sobre o cinema de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet: Escritos (2011) e Hacer la revolución es también volver a colocar en su sitio cosas muy antiguas pero olvidadas (2016) . Faz parte da equipa de ensino de Elías Querejeta Zine Eskola (San Sebastián) e do Master LAV (Madrid). Foi diretor da distribuidora e editora de livros e DVD, Intermediate (2011-2015).

Pitching e Encontros one-to-one

A sessão de pitching, será um momento de apresentação dos projectos para um público profissional alargado. Serão convidados programadores, produtores, distribuidores, agentes de vendas, de diversos países. Cada pitching terá a duração de 10 minutos. Pela tarde, terão lugar as reuniões individuais, entre as equipas e os profissionais internacionais convidados.
Sessão de Pitching: 21 Outubro, 10.00 – 14.00, Culturgest – Pequeno Auditório
One-to-one meetings: 21 Outubro, 15.00 – 18.00, Culturgest – Foyer Piso 1

21 Outubro, Culturgest

Masterclasses e Encontros

Programa de masterclasses, individuais e colectivas, repartido entre o Arché e o MRG//Work, a ter lugar em Novembro no contexto do festival Márgenes. No Arché, as masterclasses corresponderão às fases de pré-produção e produção dos filmes. Serão masterclasses plurais, repartidas entre vários especialistas internacionalmente reconhecidos, com especial enfoque no mercado iberoamericano.

22 – 24 Outubro, Culturgest

Masterclass “Modelos e instituições de financiamento”
22 Out / 18.00, Culturgest – Fórum Debates

Masterclass “Produção: da ideia à rodagem, economias e ecologias
23 Out / 18.00, Culturgest – Fórum Debates

Masterclass “Montagem: processos e materiais
24 Out / 18.00, Culturgest – Fórum Debates

Mesa redonda “Crítica, programação e engajamento político
23 Out / 15.00, Culturgest – Fórum Debates

Arché