Projectos e Participantes

Veja aqui o Dossier Arché 2019

Sob a tutoria de Andrés Duque:

Azul / A Blue Unbody
De Ágata de Pinho
Produção: Uma Pedra no Sapato (Portugal)
Fase de escrita e desenvolvimento
Sinopse: Desde sempre que ela crê que vai desaparecer quando fizer 28 anos. Com a aproximação desse aniversário descobre que essa era a idade que a mãe tinha quando ela nasceu – a filha que nunca quis. O trauma impele-a para a catarse. Submerge-se em todas as sensações que nela cravem o mais elementar da existência: a água, o sol e o sublime. O estado de transe é um lugar pleno, quase extraterrestre, impregnado de forças invisíveis.

Babado
De João Vieira Torres e Camila Freitas
Produção: Duas Mariola Filmes, Primeira Idade (Brasil, Portugal)
Fase de desenvolvimento
Sinopse: “Babado” é um termo usado pelos jovens na tríplice fronteira entre o Brasil, Peru e Colombia para se referirem a trocas de sexo por dinheiro. Entre eles estão os filhos-de-santo do terreiro de Pai Jairo, um homem bissexual que foi outrora transexual e trabalhador sexual como a maioria deles são. Numa experiência de constante de performatividade, o grupo adorna e reinventa os seus corpos para a receção de entidades meta-físicas no terreiro, assim como para o seu trabalho à noite nas ruas.

Los últimos / The Last
de Sebastián Peña Escobar
Produção: Marcelo Martinessi, La Babosa Cine (Paraguai)
Fase de escrita
Sinopse: Dois velhos naturalistas embarcam numa viagem longa até uma zona remota no Paraguai, precisamente quando incêndios terríveis ameaçam extinguir as últimas florestas do país. Esta viagem romântica, cheia de ironia e cepticismo, mas também de sabedoria e esperança, resulta numa conversa premente sobre as sociedades humanas e o futuro das florestas do mundo.

O Lugar Mais Seguro do Mundo / The Safest Place in the World
de Helena Wolfenson e Aline Lata
Produção: Krassivaya Filmes (Brasil)
Fase de montagem
Sinopse: O filme acompanha Marlon, um jovem cuja vida se transforma após ser vítima de uma das maiores tragédias socio-ambientais do mundo, resultante da ruptura de uma barragem de resíduos de mineração. Forçado a migrar do campo para a periferia da cidade, ele passa a lidar com novos conflitos e testemunha outra tragédia da mineração no Brasil, o que escancara o descaso e a injustiça no país e o futuro incerto da personagem.

Sob a tutoria de Tutora Karen Akerman:

El Empresario / The Bussinessman
de Germán Scelso
Produção: Alexandra Galvis, Market Chile (Argentina, Chile)
Fase de montagem
Sinopse: Argentina, 1970. O exército nacional liberta um empresário que estivera sob sequestro durante dois meses, matando o guerrilheiro que o mantinha em cativeiro por razões políticas. Passados 40 anos, o filho do empresário raptado e o filho do guerrilheiro abatido decidem encontrar-se. Os pais já morreram, mas eles têm muito para dizer. Que sucede quando se decide tomar um café com o filho do pior inimigo?

La memoria de las mariposas / The Memory of Butterflies
de Tatiana Fuentes Sadowski
Produção: Isabel Madueño Medina, Miti Films (Perú),  Société Acéphale (França)
Fase de escrita
Sinopse: Passaram muitos anos desde que vi as fotografias deles pela primeira vez. Nunca fui capaz de esquecer os seus rostos. Este é o relato de uma viagem para criar uma memória não escrita. Na minha obsessão, sigo pistas imaginárias para os locais onde estiveram, especulo sobre o que lhes aconteceu, ato pontas soltas para encontrar vestígios que não lhes pertencem, mas que me falam deles. É assim que recupero a sua história.

Mother Lode
de Matteo Tortone
Produção: Malfé Film (Itália, França, Suíça)
Fase de montagem
Sinopse: Um jovem taxista de mota chega à mina de ouro mais rica e mais perigosa do Peru, perdida sob um glaciar nos Andes. Uma viagem num mundo onde o ouro pertence ao Diabo, soberano das minas.

Pepe, la Imaginación en el Tercer Cine / Pepe, the Imagination in the Third Cinema
de Nelson Carlo de los Santos Arias
Produção: Pablo Lozano, Tanya Valette, Monte y Culebra SRL (República Dominicana, Colômbia, França)
Fase de escrita
Sinopse: Na selva da Colômbia, o jovem hipopótamo Pepe foi morto. Entre sons e urros, os seus fantasmas narram a sua história, autêntica e falsa, séria e divertida. Mais uma história a acrescentar ao imaginário das cidades vizinhas, cheias de lutas de machos, ditaduras e seres que morreram sem nunca saberem verdadeiramente onde estavam.
Projecto participante no Programa RAW

Sob a tutoria de Virginia García del Pino:

A land of streaming water
de Ilan Serruya
Produção: Ilan Serruya (Espanha)
Fase de pré-produção 

“A água corre debaixo da terra, a areia desenha o horizonte. Os kibutzes situados no deserto do Negueve (Israel) traçam as linhas que dividem o território. Que vínculo tenho com este lugar? Pertence-me? O sionismo diz que sim e chama-lhe ‘direito inato’. Um país tem fronteiras, um kibutz tem fronteiras, o meu corpo tem fronteiras. O filme trabalha esses três níveis do território, oscilando entre a prospecção e a introspecção.” Ilan Serruya

Miraba caer las gotas iluminadas por los relámpagos, y cada que respiraba suspiraba, y cada vez que pensaba, pensaba en ti / I watched the drops illuminated by the lightning fall, and every time I breathed I sighed, and every time I thought, I thought of you
de Pepe Gutiérrez García
Produção: Tatiana Graullera, Los no ricos films (México)
Fase de desenvolvimento
Sinopse: Ficção e documentário misturam-se na exploração das origens e desenvolvimento do colonialismo. No século XVII, um marinheiro espanhol atravessa o Oceano Pacífico no galeão Manila. No século XXI, imagens documentais do México, Filipinas e China seguindo a rota descrita pelo galeão há mais de 300 anos. O passado e o presente coexistem através de humanos autómatos, espaços que se tornam figuras e luzes que se extinguem no escuro.
Projecto participante no Programa RAW

Mussolini mi ha detto
de Toia Bonino
Produção: Alejandra Grinschpun (Argentina)
Fase de escrita
Sinopse: O meu avô António era um homem amoroso. Quando nasci, já tinha o cabelo branco. Mas a sua história começa com a sua morte e último desejo: ter uma camisa preta vestida durante a sua vigília. Mussolini me ha detto procura o passado secreto que relaciona o familiar e o sinistro, a minha vida e a dele.

Sobre las nubes / About the clouds
de María Aparicio
Produção: Pablo Ratto, Eva Cáceres, Trivial Media (Argentina)
Fase de desenvolvimento
Sinopse: Ramiro é cozinheiro num bar. Hernán é um técnico no desemprego. Nora é enfermeira num hospital público. Lucía atende os clientes de uma livraria. Quatro histórias e uma cidade a preto e branco sob uma chuva recorrente. Não se conhecem entre si, são apenas habitantes da mesma cidade.
Projecto participante no Programa RAW

Participantes da Oficina de Crítica e Investigação:

With Land
de Lucía Salas
Argentina

Abstract: Os artistas são colonos. E o espaço? Com Land, Lucía Salas procura filmes rodados em Los Angeles, cidade interminável localizada nos EUA, mas que é também uma extensão de muitas outras terras: América Latina a sul, Ásia desde o Pacífico e o mundo em todas as suas margens.

Percursos e derivas da não ficção espanhola recente / Directions and drifts of recent Spanish non-fiction cinema
de Miguel Zozaya
Espanha

Abstract: Tomando como ponto de partida as últimas edições do Doclisboa e do Márgenes, esta investigação pretende reflectir sobre a presença de documentários espanhóis: os seus interesses temáticos e formais, as suas genealogias possíveis e o lugar que ocupam, tanto na história do cinema espanhol, como no mapa actual dos filmes internacionais de não-ficção.

Prarticipantes no Programa RAW

Arché