Produção: da ideia à rodagem, economias e ecologias
Um momento de partilha de experiências relacionadas com a produção de filmes independentes. Os convidados expõem alguns casos de estudo da sua carreira, comentando dificuldades, estratégias e experimentações de modelos inovadores.
Oradores: Filipa Reis, Luana Melgaço, Puy Oria
23 OUT / 18.00, Culturgest – Fórum Debates
Masterclass conduzida em português e espanhol, sem tradução
Entrada livre
Sobre os oradores
Filipa Reis
Realizadora e produtora. Com o seu companheiro, o também realizador João Miller Guerra, fundou em 2008 a sua casa de produção e desenvolvem projectos de cinema e programas de televisão. Assinaram curtas-metragens e documentários, com estreias e prémios em diversos festivais internacionais. Filipa Reis é licenciada em gestão de empresas com pós-graduação em cinema e televisão. É presidente da Associação Portuguesa de Realizadores desde 2016.
Luana Melgaço
Luana Melgaço, brasileira, é sócia da Anavilhana. Como produtora e produtora executiva, já participou em mais de 20 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para Girimunho (2010), Sopro (2012), A Cidade onde envelheço (2016), Enquanto estamos aqui (2019) e Breve historia del planeta verde (2019). Seus filmes foram exibidos e premiados nos mais importantes festivais de cinema no Brasil e no mundo e lançados comercialmente em diversos países.
Puy Oria
Estreia-se no cinema com Elías Querejeta em Las cartas de Alou, em 1989. Em 1999, forma a produtora Oria Films com Montxo Armendáriz, produzindo, entre outros, Silencio roto, Obaba (nomeação para melhor direcção de produção) e No tengas miedo. Nos últimos dez anos, orienta cursos, palestras e oficinas de produção audiovisual. Membro da Academia de Cinema de Espanha e, desde 2018, presidente da PIAF (Productoras Independientes Audiovisuales Federadas).