ENGLISH VERSION
Cinema de Urgência: Confronto armado sírio e movimentos sociais em foco
2013/10/30

O cinema São Jorge acolhe no dia 30 de Outubro, às 21h30, a primeira sessão da secção "Cinema de Urgência", onde são apresentados filmes que respondem às lacunas do exercício dos media, que existem através das redes sociais e outros meios que tentam abrir brechas no controlo da informação.

Este ano a secção vai ter um foco do colectivo sírio ABOUNADDARA, que contará com a presença de um dos membros, o realizador Charif Kiwan, na apresentação da sessão, agendada para quarta-feira (30 de Outubro), no Cinema São Jorge.

Inicialmente uma produtora de cinema documental, fundada em 2010, Abounaddara é, desde Abril de 2011 (um mês depois do início do confronto armado sírio), um colectivo de realizadores que começou a constituir um arquivo de vídeos que reportam a situação quotidiana e uma alternativa aos meios de comunicação tradicionais controlados pelo regime de Bashar Al-Assad.

Ao foco ABOUNADDARA segue-se o programa STEPS, que apresenta filmes que documentam o momento em que a revolução depôs o regime de Osni Mubarak, no Egipto.

"Cinema de Urgência", termina no dia 31 de Outubro também com duas sessões programadas. A primeira - THE REVOLUTION WILL NOT BE TELEVISED, IT WILL BE TWITTED - mostra-nos o despoletar de movimentos sociais na Turquia e Brasil, enquanto a segunda e última sessão - TONITE LET'S ALL MAKE LOVE IN MOSCOW - se dedica a questões como a mutilação genital feminina, a aprovação da lei contra a propaganda gay na Rússia e os motins que sucederam à aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, em França.

 

Para mais informações, consulte o nosso programa: Este ano a secção vai ter um foco do colectivo sírio ABOUNADDARA, que contará com a presença de um dos membros, o realizador Charif Kiwan, na apresentação da sessão, agendada para quarta-feira  (30 de Outubro), no Cinema São Jorge.

 

 

 

Inicialmente uma produtora de cinema documental, fundada em 2010, Abounaddara é, desde Abril de 2011 (um mês depois do início do confronto armado sírio), um colectivo de realizadores que começou a constituir um arquivo de vídeos que reportam a situação quotidiana e uma alternativa aos meios de comunicação tradicionais controlados pelo regime de Bashar Al-Assad.

 

 

 

Ao foco ABOUNADDARA segue-se o programa STEPS, que apresenta filmes que documentam o momento em que a revolução depôs o regime de Osni Mubarak, no Egipto.

 

 

 

"Cinema de Urgência", termina no dia 31 de Outubro também com duas sessões programadas. A primeira – THE REVOLUTION WILL NOT BE TELEVISED, IT WILL BE TWITTED – mostra-nos o despoletar de movimentos sociais na Turquia e Brasil, enquanto a segunda e última sessão – TONITE LET’S ALL MAKE LOVE IN MOSCOW – se dedica a questões como a mutilação genital feminina, a aprovação da lei contra a propaganda gay na Rússia e os motins que sucederam à aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, em França. 

 

Para mais informações, consulte o nosso programa: http://www.doclisboa.org/2013/pt/edicao/programa/20131030

Destaques: 30 de Outubro
2013/10/30

30 de Outubro é o dia da abertura do COLÓQUIO INTERNACIONAL PASSAGENS. Este ano, o Colóquio continua a questionar as passagens entre o cinema e a arte contemporânea e vai contar com nomes como Michael Renov, Hartmut Bitomsky e Philippe Dubois. Também no dia 30, na Voz do Operário, vai ser exibido The Pervert's Guide to Ideology, seguido de um debate com os convidados especiais Daniel Oliveira e Pedro Mexia, e em Almada vai ter lugar La Batalla de Chile I, de Patricio Guzmán.

Colóquio Internacional Passagens

Esta é a segunda edição do COLÓQUIO INTERNACIONAL PASSAGENS. Questiona-se a relação entre cinema e arte contemporânea, centrando-se nas obras que questionam o arquivo e utilizam imagens pré-existentes, não apenas como simples matéria, mas como força viva da sua própria invenção. O Colóquio começa no dia 30 com a presença de Christa Blumlinger e Françoise Parfait. O dia 31 de Outubro conta com Michael Renov, Augusto M. Seabra, Jacinto Lageira e Hartmut Bitomsky e o dia 1 de Novembro irá ter a presença de Philippe Dubois e Sérgio Mah.
30 e 31 OUT e 1 NOV / das 10h às 13.30, Culturgest - Pequeno Auditório

 

The Pervert's Guide to Ideology, Sophie Fiennes, Reino Unido e Irlanda, 2012

O filósofo Slavoj Zizek e a realizadora Sophe Fiennes usam a interpretação de imagens em movimento para apresentar uma viagem cinematográfica emocionante ao coração da ideologia, os sonhos colectivos que configuram as nossas crenças e práticas. Esta sessão está incluída no PROGRAMA ESPECIAL 4 do Doclisboa e irá contar com um debate especial com Daniel Oliveira e Pedro Mexia.
30 OUT / 22h, Voz do Operário

 

Trailer

 

 

Pays Barbare (Barbaric Land), Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi, França, 2013

Incluído na COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS, Pays Barbare é um filme necessário acerca do fascismo e colonialismo italiano na Etiópia, remexendo nos arquivos privados e anónimos da Etiópia e nos fotogramas de filmes do período colonial italiano.
30 OUT / 16.30, Culturgest - Grande Auditório

 

Trailer

 

La Maison de la Radio (The House of the Radio), Nicolas Philibert, França e Japão, 2012

Uma viagem ao coração da Radio France para descobrir o que, normalmente, escapa o olhar: os mistérios e as asas de um meio de comunicação cuja própria matéria, o som, continua invisível. La Maison de la Radio está incluído no PROGRAMA ESPECIAL 3 do Doclisboa.
30 OUT / 18.30, Culturgest - Grande Auditório

 

Trailer

 

Feng Ai ('Til Madness Do Us Apart), Wang Bing, Honguecongue, França e Japão, 2013

O filme documenta a vida quotidiana no interior de um hospital psiquiátrico isolado, no sudeste da China. Lar de cerca de 100 homens, o instituto alberga os seus pacientes na imundice e reclusão. Feng Ai concorre na COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS.
30 OUT / 21h, Culturgest, Grande Auditório
2 NOV / 14h, Cinema City Alvalade - Sala 3

 

Pater, Alain Cavalier, França, 2011

O cineasta Alain Cavalier e o actor Vincent Lindon decidem fazer-se passar, por momentos, por Presidente da República e Primeiro-Ministro com o objectivo de propor uma lei que reduza as diferenças salariais. Pater está incluído na RETROSPECTIVA que o Doclisboa'13 faz a ALAIN CAVALIER.
30 OUT / 18.45, Culturgest - Pequeno Auditório

 

Trailer

 

Twenty-One-Twelve The Day The World Didn't End, Marco Martins, Portugal, 2013

Marco Martins apresenta Twenty-One-Twelve The Day The World Didn't End em estreia mundial. O filme está a concurso na COMPETIÇÃO PORTUGUESA DE LONGAS e relembra o dia 21 de Dezembro de 2012, que, segundo a profecia Maia, seria o último dia na Terra. O filme acompanha 12 dos seus habitantes ao longo da sua rotina diária.
30 OUT / 18.15, São Jorge - Sala Manoel de Oliveira
31 OUT / 15h, Cinema City Alvalade - Sala 3

 

 

Focus: Abounaddara

Abounaddara era, numa fase inicial, uma produtora de cinema documental, fundada em Damasco em 2010. A partir de 2011, Abounaddara passou a ser um colectivo de realizadores anónimos, cujo trabalho se faz na esfera da urgência e se afirma como alternativa aos meios de comunicação tradicionais ligados a Bashar Al-Assad.
30 OUT / 21.30, São Jorge - Sala 3

 

 

Sangue (Blood), Pippo Delbono, Itália e Suiça, 2013

Esta é a história de um encontro peculiar entre o realizador e o antigo líder das Brigadas Vermelhas, Giovanni Senzani. Pippo Delbono utiliza o telemóvel e uma pequena câmara de mão, para presenciar, observar e testemunhar os momentos singulares na sua vida, que nunca se podem repetir, e os momentos únicos em que Giovanni decide contar aquilo que nunca antes dissera.
30 OUT / 17h, Cinema City Alvalade - Sala 1
1 NOV / 19.30, Culturgest - Grande Auditório

 

 

Bagheban (The Gardener), Mohsen Makhmalbaf, Irão, 2012

O realizador iraniano e o filho viajam para Israel, para investigar uma religião mundial com cerca de 7 milhões de seguidores e que nasceu no Irão, há cerca de 170 anos. O pai encontra semelhanças entre os seus ensinamentos e as ideias fomentadas por Mandela e Gandhi. Mas o filho está convicto de que todas as religiões tendem a gerar destruição.
30 OUT / 14h, Culturgest - Grande Auditório
30 OUT / 19.45, Cinema City Alvalade - Sala 1

 

Trailer

 

Les Chebabs de Yarmouk (The Shebabs of Yarmouk), Axel Salvatori-Sinz, França, 2012

Os Chebab criaram um pequeno grupo de rapazes e raparigas, desde a adolescência. Agora, à beira da idade adulta, têm uma sede genuína de viver e de absoluto, mas são confrontados com situações complexas. As escolhas são difíceis de fazer; ainda mais quando se é um palestino no campo de refugiados de Yarmouk, na Síria.
30 OUT / 22h, City Alvalade - Sala 1

 

Trailer

 

La Batalla de Chile I (The Battle of Chile: Part 1), Patricio Guzmán, Chile, França e Cuba, 1975

Almada vai receber no dia 30 de Outubro La Batalla de Chile I, no Fórum Municipal Romeu Correia. Este é um filme que retrata as transformações sociais e políticas que Allende põe em marcha para modernizar o estado e travar a pobreza. Os conservadores organizam uma série de greves selvagens, enquanto a Casa Branca o asfixia economicamente. Ainda assim, Allende obtém 43,3% dos votos.
30 OUT / 21.30, Fórum Municipal Romeu Correia - Almada

 

Trailer

 

 

 

 

Aviso: Mesa Redonda Cinema Político
2013/10/30

A mesa redonda sobre Cinema Político irá ter lugar amanhã, às 14H na Culturgest - Fórum Debates.

Os convidados são Anand Patwardhan, Tiago Afonso, Wang Bing e Sylvain George.

 

Mais informações em: http://www.doclisboa.org/2013/pt/edicao/actividadesparalelas/

 

Aviso: Nova sessão "Bagheban" (The Gardener)
2013/10/29

Informa-se que o filme Bagheban (The Gardener), de Mohsen Makhmalbaf, terá uma nova sessão amanhã, às 14H no Grande Auditório da Culturgest.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16
 
Pesquisar
Março
sab.dom.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31