ENGLISH VERSION

Secções doclisboa

Competição Internacional - Longas


Selecção de alguns dos melhores documentários de todo o mundo, produzidos em 2011-2012, uns multi-premiados pela crítica, outros totalmente inéditos.


// Longas Metragens, com duração a partir de 41 minutos

Competição Internacional - Curtas

 

Selecção de alguns dos melhores documentários de todo o mundo, produzidos

em 2011-2012, uns multi-premiados pela crítica, outros totalmente inéditos.


 

// Curtas Metragens, com duração até 40 minutos

Competição Portuguesa - Longas

 

Selecção de alguns dos melhores documentários de produção e/ou realização portuguesa concluídos no último ano. A maior parte das obras são estreias mundiais.


// Longas Metragens, com duração a partir de 41 minutos

Competição Portuguesa - Curtas

 

Selecção de alguns dos melhores documentários de produção e/ou realização portuguesa concluídos no último ano. A maior parte das obras são estreias mundiais.


// Curtas Metragens, com duração até 40 minutos

Investigações

 

Filmes que se relacionam com questões contemporâneas, propondo o cinema como modo de investigação sobre uma realidade. Visões que nos permitem aceder de modo profundo e singular às questões que tratam, assumindo a arte cinematográfica como um lugar para as diversas narrações do presente.

Riscos

 

Secção comissariada por Augusto M. Seabra


Criada em 2007, esta secção visa alargar o âmbito do doclisboa, abrindo-se a variadas abordagens do real e das suas representações, às fronteiras entre ficção e documentarismo, a tendências como as dos diários filmados e das autobiografias ou o trabalho sobre materiais de arquivo, questionando os modos de percepção e do olhar, bem como a revisão crítica do cinema e, de um modo geral, a atenção às propostas de inovação, desafiando as categorias, formatos e durações mais habituais.

Heart Beat

 

Secção paralela, que apresenta documentários que se constroem na relação com a música e as artes performativas.

Cinema de Urgência

 

Serão apresentados filmes que documentam e testemunham situações e acontecimentos relativamente aos quais é urgente criar uma comunidade de debate, de reflexão, de modo a que nos possamos posicionar.

São filmes feitos a partir de uma absoluta implicação no real. Podem não ter encontrado ainda a distância necessária à criação de uma obra cinematográfica mas encontram um ancoramento imediato com a realidade que, cada vez mais, desafia os cineastas a uma prática quotidiana da cidadania.

Filmes que respondem às lacunas do exercício dos media, que existem através de redes sociais e outros meios que tentam abrir brechas no controlo da informação. Estes filmes devem ter lugar, precisamente, num festival que quer pensar o cinema nas múltiplas faces da sua implicação no real.

 

Verdes Anos

A secção Verdes Anos apresenta filmes produzidos no contexto de escolas de vídeo, cinema, audiovisuais e comunicação, bem como em cursos de pós-graduação relacionados com o cinema e em particular o cinema documental.

Verdes Anos procura sobretudo abrir uma plataforma de diálogo e reflexão em torno dos filmes produzidos bem como do ensino destas áreas. Pretende-se dar a oportunidade aos jovens realizadores ainda em contexto de formação de mostrarem o seu trabalho a um público alargado facilitando, com isso, a sua entrada futura para o contexto profissional, bem como o seu enriquecimento enquanto realizadores.

Foco: 1973 - 2013. O golpe militar no Chile: 40 anos depois

Olhar a evolução de uma cinematografia documental marcada por uma história política dolorosa e agitada - o nascimento da revolução da Unidade Popular de Salvador Allende, o golpe de estado do general Augusto Pinochet e o início da ditadura - significa olhar para o documentário como forma cinematográfica da resistência. O documentário enquanto instrumento para combater o esquecimento e questionar o presente.

Passagens

Passagens nasce da confluência de dois movimentos recentes: a saída do cinema para os museus e a entrada do documentário na arte contemporânea. «documentary turn», «expanded documentary» são algumas das expressões utilizadas nestes últimos dez anos para caracterizar este cenário cuja diversidade e complexidade tem vindo a redesenhar a prática e a abrir novas perspectivas para a reflexão do cinema documental. Esta secção, que apresenta instalações e obras de carácter híbrido, integra um colóquio internacional que traz a Portugal teóricos e artistas de renome internacional. Este ano, estão já confirmadas as presenças de Michael Renov e Philippe Dubois.

 

Programas Especiais

Secção não competitiva dividida em vários programas: a relação entre a história política e a história íntima das mulheres; a juventude como força revolucionária; a palavra nas suas várias dimensões; o cinema como máquina ideológica; a arquitectura. A secção conta ainda com At Berkeley, de Frederick Wiseman, Fim de Citação, de Joaquim Pinto e Nuno Leonel e Un Voyageur de Marcel Ophuls.

Retratos

A secção Retratos foca-se em filmes biográficos de diversas personalidades como Hélio Oiticica, Béla Tarr, Joaquim Benite, Donald Rumsfeld e Manuel Vieira.

Moving Stills - Fotografia, Fotógrafos e Documentário

Comissariada por Federico Rossin, Moving Stills procura dissecar a relação entre o filme documental e a fotografia.

Retrospectiva Alain Cavalier

Doclisboa apresenta, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, uma retrospectiva integral da obra do realizador Alain Cavalier. Com uma obra complexa, obcecado pela "prova cinematográfica" - muitas vezes sob a forma de "imagens mãe", imagens que guarda juntamente com diários escritos e outros materiais - Alain Cavalier integra, na sua prática, um questionamento profundo sobre um vasto leque de problemas que tocam os binómios corpo próprio e corpo filmado, dentro e fora de campo, materialidade e imaterialidade, vida e morte, oferecendo nos diários filmados que são também uma reflexão sobre o mundo.

Doc Alliance

Em Janeiro de 2013, o Doclisboa tornou-se no sétimo membro do projecto Doc Alliance, iniciativa que nasce da parceria de outros seis festivais de cinema documental europeus: CPH:DOX Copenhagen (Dinamarca), DOK Leipzig (Alemanha), FID Marseille (França), Jihlava IDFF (República Checa), Planete Doc Film Festival (Polónia), Vision du Réel Nyon (Suíça). O objectivo desta parceria é apoiar, de forma sistemática, o cinema documental, oferecendo a realizadora e produtores formas alternativas de distribuição, tanto através do seu portal online (www.DAFilms.pt), bem como através dos festivaisi-membros junto dos seus públicos.

Sessão de Abertura
Sessão de Encerramento
 
Pesquisar
Março
sab.dom.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31