ENGLISH VERSION

Actividades Paralelas

Colóquio Internacional Passagens
Colóquio Internacional Passagens

A confluência de dois movimentos simultâneos, a partir dos últimos anos do século passado - o "documentary turn" na arte contemporânea e o "art turn" no cinema -, veio redesenhar a prática documental e abrir novas perspectivas no âmbito da produção teórica sobre o género. A par da crescente criação de novas plataformas para disponibilização de imagens, o arquivo tem-se constituído como tema recorrente, desde o final do século passado.

Nesta segunda edição, o colóquio continua a questionar as passagens entre cinema e arte contemporânea, centrando-se agora nas obras que questionam o arquivo e utilizam imagens pré-existentes, não apenas como simples matéria, mas como força viva da sua própria invenção.Será momento também para interrogar as passagens entre imagens fixas e imagens em movimento, em paralelo com a retrospectiva Moving Stills.

 

Consulte AQUI o programa completo.

 

Com a presença de:

 

Dia 30


Françoise Parfait
"Oil Workers... de David Claerbout, um tempo suspenso numa economia suspensa"


Christa Blümlinger

"A atração do museu (notas sobre Chris Marker)"

 

Louise Wilson

"Unfolding the Aryan Papers: o arquivo de Stanley Kubrik"

 

|| Moderação de Jacinto Lageira

 


Dia 31

 

Jacinto Lageira
"Percepção e julgamento "


Michael Renov
"Documentary and Psychoanalysis: Putting the Love Back in Epistephilia" 


Hartmut Bitomsky

 

 

|| Moderação de Susana de Sousa Dias

 

 

Dia 1

 

Philippe Dubois
"Entre photo et cinéma : la matière-temps et ses paradoxes perceptifs dans l'oeuvre de David Claerbout" 


Sérgio Mah

Shaina Anand
"Online internet artist-run archives" 

 

|| Moderação de Margarida Medeiros

 


30 e 31 OUT e 1 NOV - das 10.00 às 13.30, Culturgest - Pq. Auditório

 

Entrada livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia.

 

 

Masterclasses
Masterclass Sylvain George

Depois de ter estreado o seu último filme, Vers Madrid (The Burning Bright)!, no Doclisboa, em 2012, Sylvain George regressa a Lisboa, para apresentar excertos da sua obra, numa masterclass aberta ao público. Autor duma obra de grande força estética e política, inspirado pelas teses de Walter Benjamin, Sylvain George articula nos seus trabalhos teoria e prática, realizando filmes de forte teor poético e experimental, em que forma e conteúdo estão intrinsecamente ligados. L'Impossible - Pages Arrachées (2009), Qu'ils reposent en Révolte (Des Figures de Guerres) (2010) e Les Éclats (Ma Gueule, ma Révolte, mon Nom) (2011) são as suas outras longas-metragens. Paralelamente, tem realizado inúmeras curtas-metragens que, muitas vezes, servem de ensaio para os seus filmes de longa duração. Ocasião para perceber métodos de trabalho e propostas de grande qualidade estética e plástica através do uso de câmaras de pequeno formato e de uma equipa que se reduz ao próprio realizador (simultaneamente operador, montador e produtor dos seus próprios trabalhos).

 

31 OUT - 17.00, Faculdade de Belas-Artes

 

Entrada livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia.

 

Masterclass Alain Cavalier

Abandonando os grandes meios de produção e os actores com quem trabalhou nos anos 1960, Alain Cavalier veio, progressivamente, a dedicar-se a um cinema intimista e autobiográfico. Obcecado pela "prova cinematográfica", o cineasta integra, na sua prática, um questionamento profundo sobre problemas que tocam os binómios corpo próprio e corpo do outro, dentro e fora de campo, materialidade e imaterialidade e vida e morte, oferecendo-nos diários filmados que são também uma reflexão sobre o mundo. Esta masterclass é uma ocasião para debater um modo de cinema enquanto reflexão intimista e gesto do quotidiano, mas também o próprio acto cinematográfico: a relação do corpo que filma com o corpo filmado, o trabalho com câmaras de pequeno formato e meios de produção que levantam questões profundamente actuais. Ocasião igualmente para discutir, entre outras obras do realizador, Irène e Pater, os dois últimos filmes do cineasta.

 

1 NOV - 14.00, Culturgest - Pq. Auditório

 

Masterclass conduzida em francês, com tradução simultânea em português.

Entrada livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia.

 

Mesas Redondas
Moving Stills – Fotografia, Fotógrafos e Documentário

Esta mesa redonda é o último passo da retrospectiva Moving Stills, uma viagem apaixonada e inesperada pela história, teoria e vida, uma viagem por milhares de imagens congeladas a arder. Todos os convidados irão partilhar a sua experiência e trabalho e falar do que os levou a experimentar outro meio, para retratarem a história, fazerem as suas autobiografias, interrogarem a imagem, arquivarem a sua vida e a sua memória. Que diferenças encontraram com estes processos? E que questões emergiram? Federico Rossin

 

Moderação por:
Federico Rossin

 

Com a presença de:
Barbara Meter
Jean-Louis Gonnet
Kees Hin

 


29 OUT - 14.00, Culturgest - Forum Debates

 

Entrada livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia.

 

Distribuição independente

Falar de distribuição independente implica falar de projectos que, desenhando-se além das metodologias e estratégias tradicionais, se ancoram numa específica relação com os filmes, com quem os faz e produz, com os diversos públicos, com diferentes estruturas e equipamentos culturais, comerciais e não comerciais. Este é, assim, assunto de política cultural. Importa compreender que projectos se desenham, em Portugal e na Europa, como transformam as práticas de distribuição em termos locais e globais. No contexto português, qual o papel do estado e do ICA, por um lado, e dos diferentes agentes culturais, por outro, no apoio e reforço a estes projectos? Que redes e colaborações podem ser criadas? Teremos presentes representantes de associações, de cineclubes e de projectos que diversificam e abrem as redes existentes.

 

Com a presença de:
Ana Isabel Strindberg - Zero em Comportamento
Salette Ramalho - Agência da Curta-Metragem
Adriano Smaldone - Il Sorpasso
José Pedro Ribeiro - Presidente ICA
José António Cunha - Presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes

Katia Rossini - Kino Climates 

 

27 OUT - 14.30, Culturgest - Fórum Debates

 

Entrada livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia.

 

 

Cinema Político

Se o cinema é intrinsecamente político - constitui regimes de partilha e determinação de sentires, pensares, agires -, é verdade que, na história, encontramos autores que pensaram o seu tempo assumindo a sua prática como instrumento de expressão política. Nesta mesa redonda, contaremos com cineastas que filmam em implicação directa com as problemáticas políticas e sociais do presente. Serão debatidas as suas metodologias de trabalho, bem como a articulação entre as práticas artísticas e as de cidadania. Com participantes de diferentes gerações e nacionalidades, procuraremos que o diálogo se enriqueça através da partilha de experiências entre pessoas que vivem o mesmo presente mas que possuem inquietações e experiências radicalmente diferentes. Que cinema é o que, hoje, nos pode ajudar a compreender politicamente o que vivemos?

 

Convidados:
Anand Patwardhan
Tiago Afonso
Wang Bing
Sylvain George

 

31 OUT - 14.00, Culturgest - Fórum Debates

 

Entrada livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia.

 

Workshop de Realização
Workshop de Realização

Na sua 11ª edição, o Doclisboa'13 organiza um Workshop de Realização coordenado pelas realizadoras Catarina Mourão e Catarina Alves Costa. O workshop destina-se a estudantes, a profissionais e a outras pessoas interessadas em aprofundar o conhecimento sobre a criação cinematográfica.

 

Mais do que responder a perguntas o documentário deveria gerar questões, dúvidas, mudanças de perspectiva e levar-nos a reflectir sobre realidades novas e gerar novas formas de olhar para realidades aparentemente familiares. Construir um documentário é um quebracabeças inesgotável que não obedece a nenhuma receita. Pode começar num desejo, num sonho, numa ideia, ou até numa necessidade, num caminho de sobrevivência. Realizar um documentário inclui todos os desafios de um acto artístico, mas obedece a uma especificidade própria da linguagem e do contexto do cinema documental que por vezes pode ser limitadora, outras vezes libertadora. Um realizador tem de tomar múltiplas decisões que começam antes do acto de filmar e que por vezes perduram para além da conclusão do filme para que este cresça e se torne autónomo do seu criador. À semelhança das edições anteriores do Doclisboa, este ano vamos novamente ter a oportunidade de conversar com realizadores em momentos diferentes do seu percurso. Partiremos dos seus filmes e processo de trabalho, e viajaremos pelas suas diferentes abordagens, opções éticas, estéticas, e motivações. Cada sessão será única e diferente quanto diferentes são os olhares dos próprios realizadores. Os participantes são convidados a preparar questões que queiram ver abordadas em cada sessão. O workshop destina-se a estudantes, a profissionais e a outras pessoas interessadas em aprofundar o conhecimento sobre a criação cinematográfica.
Catarina Alves Costa
Catarina Mourão

 

Dia 28 de Out - Susana Nobre
Dia 29 de Out - Milena Bochet
Dia 30 de Out - Miguel Moraes Cabral
Dia 31 de Out - Alan Berliner
Dia 1 de Nov - Joaquim Pinto
Dia 2 de Nov - Anand Patwardhan

 

Datas
28, 29, 30, 31 de Outubro | 1, 2 Novembro

 

Dia 28 de Outubro: 15h00 - Fórum Debates, Culturgest
Dias 29, 30, 31 de Outubro e 1, 2 de Novembro: 10h30 - Fórum Debates, Culturgest

 

Inscrições
patricia.fonseca@doclisboa.org
Até dia 11 de Outubro.


Preço
25.00 €


Número de Participantes

30

 

Fórum Debates Culturgest
Fórum Debates Culturgest

Ponto de encontro dos realizadores com o público, onde se realizam debates, todos os dias, após as projecções no Grande Auditório.

Lounge Doclisboa - Palácio Galveias
Lounge Doclisboa - Palácio Galveias

O Doclisboa usufrui, durante o período do Festival, do Palácio Galveias - Campo Pequeno. Este espaço serve de acolhimento aos convidados, imprensa, equipa do Festival e público em geral.

 

Funcionamento do lounge:
24 OUT a 3 NOV - das 17.00 às 02.00

 

Aberto ao público em geral

 

Acção Canon
Acção Canon

Iniciativa a ser promovida pela Canon Portugal em parceria com dois conceituados realizadores portugueses.

 

31 OUT - 17.30, São Jorge - Sala Montepio

 

Festas
Festas

24 OUT - das 23.30 às 04.00: Cocktail e Festa de Abertura no Palácio Galveias.

 

25 OUT - às 19.30: Inauguração da secção Passagens no Museu da Electricidade.

 

26 de OUT - às 16.00: Inauguração da secção Passagens no Carpe Diem Arte e Pesquisa.

 

02 de NOV - das 23.30 às 04.00: Cocktail de encerramento e Festa APORDOC no Palácio Galveias.

 

Videoteca - Culturgest
Videoteca - Culturgest

Situada em frente ao Grande Auditório, é de acesso público e gratuito. Estão disponíveis para visionamento todos os filmes portugueses inscritos no Doclisboa, bem como todos os filmes internacionais programados (salvo excepções e filmes das retrospectivas). Neste espaço, é estritamente proibido o uso de qualquer câmara de filmar ou outro meio de captura de imagens. É dada prioridade a profissionais e jornalistas.

 

24 OUT a 3 NOV - 11.00 às 21.00

 

Lisbon Docs
Lisbon Docs

Fórum Internacional de Financiamento e Co-produção de

Documentários

 

O Lisbon Docs é um fórum de financiamento e co-produção de documentários destinado realizadores e produtores, que tem lugar no quadro do Doclisboa - Festival Internacional de Cinema.

 

Workshop de Desenvolvimento e Apresentação de Projectos

Cerca de 20 projectos de documentário (portugueses e estrangeiros), previamente seleccionados pela EDN, são discutidos e desenvolvidos sob orientação de tutores com reconhecida experiência internacional:

Audrius Stonys Realizador e Produtor, Lituânia

Catarina Alves Costa Realizadora, Portugal

Christian Popp Produtor, França e Alemanha

Edda Baumann-von Broen Produtora Executiva, Alemanha

Franz Grabner Director do Departamento de Documentário, Artes e Cultura

da ORF, Áustria

Mark Daems Director-Gerente da Associated Directors, Bélgica

Marta Andreu Produtora, Espanha

Wessel van der Hammen Consultor IDFA, Holanda

 

O workshop é reservado aos participantes, que trabalham a apresentação

dos seus projectos para as sessões públicas de pitching dos dias 25 e 26 de

Outubro.

 

21 a 26 OUT / Culturgest

 

 

Sessões Públicas de Pitching

Os projectos são apresentados perante um painel de representantes de canais de televisão, distribuidores e entidades do sector, líderes em co-produções e aquisições internacionais. Assistir a esta sessão é uma forma privilegiada de conhecer o funcionamento actual do mercado internacional do documentário e possíveis formas de financiamento, co-produção e difusão. As sessões de pitching têm entrada livre, na medida dos lugares disponíveis, e serão conduzidas em inglês.

 

25 e 26 OUT - 10.00 às 14.00, Culturgest - Pq. Auditório

 

 

Organização

APORDOC - Associação pelo Documentário | www.apordoc.org

EDN - European Documentary Network | www.edn.dk

 

Co-Produção

Culturgest

 

Equipa

EDN

Paul Pauwels

APORDOC

 

Coordenação de Produção

Inês Lampreia

 

Produção Executiva

Susana Mouzinho

 

Design e Comunicação

Ana Rodrigues

 

Assistência de Produção

Gabriela Ferraro

 

Apoios

Programa MEDIA, União Europeia

ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual

 

Espaço Apordoc
Espaço Apordoc

Pretende ser um local privilegiado de encontro, partilha e celebração da associação e do trabalho desenvolvido ao longo de 15 anos, que estará aberto entre 21 de Outubro e 3 de Novembro, no jardim do Palácio Galveias. Para além de uma programação própria com diversos eventos, será um espaço privilegiado de trabalho e reuniões entre profissionais do cinema. O Espaço terá ainda uma videoteca, especificamente dedicada ao documentário português, que poderá ser visitada quer por programadores, quer pelo público em geral. Dado que, no Palácio Galveias, confluirão também momentos sociais do Doclisboa e do Lisbon Docs, o espaço acolherá, durante este período, público, programadores, imprensa nacional e internacional e muitos outros convidados.

 

21 OUT a 3 NOV, das 14.00 às 20.30, Jardim do Palácio Galveias

 

 
Pesquisar
Abril
sab.dom.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30