ENGLISH VERSION
Miguel Gomes e João Pedro Rodrigues em Sessão Única no Doclisboa'13
2013/09/20

Pela primeira vez na secção Riscos do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema haverá uma sessão especial que reúne filmes de dois dos mais destacados realizadores portugueses: ‘O Corpo de Afonso’ e ‘Allegoria della Prudenza’ de João Pedro Rodrigues, e ‘Redemption’ de Miguel Gomes, os dois últimos recentemente apresentados na 70ª edição do Festival de Cinema de Veneza.

 


O Doclisboa orgulha-se de apresentar a obra destes realizadores numa sessão que nos propõe uma reflexão sobre a actual situação de Portugal, sendo também uma homenagem ao recentemente falecido Paulo Rocha e igualmente ao Novo Cinema Português, do qual se assinalam agora os 50 anos.

 

Pelo seu carácter excepcional, a sessão será única e realizar-se-á no domingo, dia 27 de Outubro, às 21h30, no Grande Auditório da Culturgest.

Workshop de Realização em Outubro
2013/09/18

Na sua 11ª edição, o Doclisboa’13 organiza um Workshop de Realização coordenado pelas realizadoras Catarina Mourão e Catarina Alves Costa. O workshop destina-se a estudantes, a profissionais e a outras pessoas interessadas em aprofundar o conhecimento sobre a criação
cinematográfica.

Mais do que responder a perguntas o documentário deveria gerar questões, dúvidas, mudanças de perspectiva e levar-nos a reflectir sobre realidades novas e gerar novas formas de olhar para realidades aparentemente familiares. Construir um documentário é um quebracabeças inesgotável que não obedece a nenhuma receita. Pode começar num desejo, num sonho, numa ideia, ou até numa necessidade, num caminho de sobrevivência. Realizar um documentário inclui todos os desafios de um acto artístico, mas obedece a uma especificidade própria da linguagem e do contexto do cinema documental que por vezes pode ser limitadora, outras vezes libertadora. Um realizador tem de tomar múltiplas decisões que começam antes do acto de filmar e que por vezes perduram para além da conclusão do filme para que este cresça e se torne autónomo do seu criador. À semelhança das edições anteriores do Doclisboa, este ano vamos novamente ter a oportunidade de conversar com realizadores em momentos diferentes do seu percurso. Partiremos dos seus filmes e processo de trabalho, e viajaremos pelas suas diferentes abordagens, opções éticas, estéticas, e motivações. Cada sessão será única e diferente quanto diferentes são os olhares dos próprios realizadores. Os participantes são convidados a preparar questões que queiram ver abordadas em cada sessão. O workshop destina-se a estudantes, a profissionais e a outras pessoas interessadas em aprofundar o conhecimento sobre a criação cinematográfica.
Catarina Mourão
Catarina Alves Costa

 

Realizadores convidados a anunciar.

Datas
28, 29, 30, 31 de Outubro | 1, 2 Novembro

Dia 28 de Outubro: 15h00 - Fórum Debates, Culturgest
Dias 29, 30, 31 de Outubro e 1, 2 de Novembro: 10h30 - Fórum Debates, Culturgest

 

Inscrições
patricia.fonseca@doclisboa.org
Até dia 11 de Outubro.


Preço
25.00 €

 

Número de Participantes

30

 

Wang Bing e Frederick Wiseman no Doclisboa'13
2013/09/18

Exibido fora da competição da 70ª edição do Festival de Cinema de Veneza, ‘Till Madness Do us Part’, de Wang Bing, vai estar em concurso no Doclisboa’13.

Recorde-se que, no ano passado, o realizador chinês também esteve em competição no Doclisboa com ‘Three Sisters’, onde venceu o Grande Prémio Cidade de Lisboa para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional.

 

Também em Competição Internacional estará ‘E Agora? Lembra-me’, o documentário de Joaquim Pinto que venceu, recentemente, o Prémio Especial do Júri no 66º Festival de Locarno.

 

Outro dos grandes destaques de Veneza, ‘At Berkeley’ de Frederick Wiseman vai ser apresentado em sessão especial na 11ª edição do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema.

Nova Identidade Gráfica do Doclisboa'13
2013/09/18

Da autoria do designer Pedro Nora, a construção da identidade gráfica do Doclisboa’13 baseia-se na noção de arquivo, de fotografia, nas potencialidades dos meios do cinema artesanal - eixos da programação do festival.

Para o desenvolvimento do projecto gráfico, o designer fez uso da representação de um objecto banal, frágil e onde se evidenciam marcas da acção do tempo, que quando isolado do seu contexto se assemelha a um achado arqueológico.

 

A partir deste modelo idealizado (um molde, um negativo), multiplicam-se fragmentos, estilhaços, secções parciais, que nunca o totalizam, evocando a fragmentação e pluralidade do olhar sobre o real.

 

Recorde-se que a imagem do Doclisboa’12, também criada por Pedro Nora, foi nomeada para o concurso internacional Designs of the Year 2013, realizado pelo Design Museum de Londres, na categoria de design gráfico.

 

O trabalho de Pedro Nora foca-se sobretudo na área cultural, tendo-se especializado em design gráfico para exposições de arte contemporânea, design editorial e design de livro de artista. Podem citar-se colaborações com o Museu e Fundação de Serralves, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Berardo, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Centro Cultural Vila Flor, ESAD (Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos), Casa da Animação, Casa da Música, Culturporto, MARCO (Museu de arte contemporânea de Vigo), Kunsthalle de Basel e Palais de Tokyo (Paris).

 

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16
 
Pesquisar
Março
sab.dom.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31