ENGLISH VERSION
40 Anos da morte de Salvador Allende e Pablo Neruda
2013/09/09

De 11 a 23 de Setembro de 2013, a Fundação José Saramago, em parceria com a Fundação Mário Soares, realiza no mês de Setembro um conjunto de actividades para assinalar os 40 anos da morte de dois chilenos universais, Salvador Allende e Pablo Neruda.

Para entender o Chile e o mundo de hoje, talvez seja necessário revisitar os dias de setembro de 1973, sob a perspectiva política e também da capacidade criativa que o Chile demonstrou e a com as quais tantas pessoas no mundo se sentiram identificadas.

A programação divide-se em duas partes, dedicando-se os primeiros dias a Salvador Allende e ao Chile, em geral, e os segundos a Neruda e à sua obra.

Haverá um ciclo de cinema dedicado ao Presidente chileno, em parceria com o Doclisboa’13, que integra filmes de Patrício Guzmán, Paulina Costa e Carmen Castillo, e que termina com a exibição do filme Il Postino, de Michale Radford.

Nas duas conferências programadas, a 11 e a 23 de Setembro, às 18h30, estarão presentes Fernando Rosas e Mario Dujisin, para falar de Salvador Allende e daqueles dias no Chile, e Fernando Pinto do Amaral e Raquel Baltazar, para celebrar a poesia de Neruda.

Todas as sessões terão lugar na Casa dos Bicos, com entrada livre, sujeita à lotação da sala.

A exposição Chile: Memoria Resgatada, de fotografias de Armindo Cardoso, será inaugurada no dia 19, às 18h00, na Fundação Mário Soares.

Ainda no âmbito dos 40 anos da morte de Allende, o Doclisboa’13 programou o ciclo 1973-2013. O Golpe de Estado no Chile: 40 anos depois, que decorrerá entre 24 de Outubro e 3 de Novembro de 2013.

Para mais informações,  consulte o programa aqui.

Curso de Formação: O Ensino (através) do Documentário
2013/09/05

O Doclisboa, em parceria com a Culturgest, realiza a segunda edição do Curso de Formação para Professores “O ensino (através) do documentário”. Cerca de um mês antes do início do festival, esta actividade procura estimular os educadores, independentemente do grau de ensino, para o uso do documentário como ferramenta pedagógica.

 

O potencial do documentário como ferramenta educativa não se limita ao seu uso cultural cinematográfico nem às temáticas que aborda. Saber ver e saber interpretar um documentário convoca diversos modos de recepção.

De que modo o documentário pode ser utilizado, na sala de aula, como recurso pedagógico, valorizando a respectiva linguagem artística e indo além do tema principal que o próprio aborda?

Destinatários: professores, educadores, mediadores em museus, artistas

Datas: 21 e/ou 28 de setembro (Sábados) - das 10h30 às 18h00

Formadores: Cecília Costa, Glória Oliveira e Pedro Fortes

Filmes apresentados:

21 de setembro - A Arca do Éden, de Marcelo Felix (com a presença do realizador)
28 de setembro - Yama No Anata, de Aya Koretzky (com a presença da realizadora)

Preço: 15€ /1 sessão - 25,5 € /2 sessões (desconto de 15%). Estão disponíveis 2 entradas gratuitas, em caso de desemprego.
Marcação prévia obrigatória e informações: culturgest.servicoeducativo@cgd.pt | 21 7619078

Mínimo: 15 participantes - Máximo: 80 participantes

Morada: Culturgest - Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos

Rua Arco do Cego, Piso 1
1000-300 Lisboa

Consulte o PROGRAMA COMPLETO aqui.

Doclisboa Abre Inscrições para Voluntários
2013/09/05

Os voluntários Doclisboa têm a oportunidade de fazer parte de um evento cultural de referência, contactando de perto com os filmes e realizadores.

Procuramos pessoas motivadas para participar na 11ª edição do Doclisboa'13 - Festival Internacional de Cinema, de 24 de Outubro a 3 de Novembro, para as áreas de Guest Office, Produção, Comunicação, Imprensa, Videoteca, acompanhamento de júris e convidados especiais, apoio aos bares, cinemas, lojas, bilheteira, exposições e coffee breaks. O Festival terá lugar em diferentes salas: Culturgest, Cinema São Jorge, Palácio Galveias, Cinema City Alvalade, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e Fórum Municipal Romeu Correia.

Os voluntários que queiram colaborar deverão garantir a sua disponibilidade durante o período em que decorre o Festival.

Para participar deve enviar o seu CV, até 30 de Setembro, com um parágrafo motivacional e preferência das funções/áreas e horários para: voluntarios_doclisboa@apordoc.org

Alain Cavalier, Chile e Fotografia no Doclisboa'13
2013/07/15

 

Foi hoje apresentada no Cinema São Jorge a 11ª edição do Doclisboa'13 - Festival Internacional de Cinema, que irá decorrer em Lisboa e Almada entre os dias 24 de Outubro e 3 de Novembro.

 

Foi hoje apresentada no Cinema São Jorge a 11ª edição do Doclisboa'13 - Festival Internacional de Cinema, que irá decorrer em Lisboa e Almada entre os dias 24 de Outubro e 3 de Novembro.
Em conferência de imprensa, a direcção do Festival, revelou as duas retrospectivas desta edição - uma retrospectiva integral do realizador francês Alain Cavalier, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e uma segunda comissariada por Federico Rossin, intitulada Moving Stills - Fotografia, Fotógrafos e Documentário.
No momento actual, a retrospectiva de Alain Cavalier tem particular importância não só pela densidade do trabalho do realizador mas também enquanto proposta particular quanto à política e economia da produção cinematográfica. A segunda retrospectiva- Moving Stills - centra-se nas múltiplas relações entre fotografia e documentário e integra obras de realizadores como Ingmar Bergman, Robert Cahen, Philip Hoffman, Barbara Meter, Ken Jacobs, Danny Lion, Robert Frank, entre outros.
Quanto a outras novidades de programação, destaque para o foco sobre os 40 anos do fim da Unidade Popular no Chile: "1973 - 2013. O Golpe militar no Chile: 40 anos depois". Um dos filmes programados neste foco é "La Spirale" (1976), realizado por Jacqueline Meppiel, Armand Mattelart, Valérie Mayoux, com a colaboração de Chris Marker.
Neste primeiro momento da apresentação do festival, foi exibida uma curta metragem de Alain Cavalier, "Lettre d'un Cinéaste", realizada em 1982.
A juntar às secções que se mantêm - competições portuguesa e internacional, Investigações, Riscos, Heart Beat, Cinema de Urgência, Verdes Anos e Passagens - o festival conta com uma nova secção, Doc Alliance, que reunirá alguns dos filmes que representam os diferentes festivais que compõem esta aliança. O Doclisboa integrou o Doc Alliance em Janeiro deste ano, confirmando assim a sua importância estratégica no panorama europeu dos festivais de cinema documental de excelência.
Este ano o festival continuará a estar presente em toda a cidade, da Culturgest ao Cinema City de Alvalade, do Cinema São Jorge à Cinemateca e à Carpe Diem - Arte e Pesquisa. O Doclisboa'13 expandir-se-á ainda para Almada, para o Fórum Municipal Romeu Correia, uma novidade que abrirá o festival a novos públicos.
Nesta conferência de imprensa foi ainda destacado o papel dos parceiros, institucionais e privados do Doclisboa, e a sua renovada estratégia de parcerias que assume uma implicação profunda dos mesmos com o festival, com o cinema e a cultura, reconhecendo-os como elementos chave da vida na cidade e no país.
No primeiro grande momento de comunicação do Doclisboa'13, estiveram presentes Cinta Pelejà, Cíntia Gil e Susana de Sousa Dias, directoras do Festival; o presidente da Apordoc Manuel Mozos; o Dr. António Matos, Vereador dos Serviços Municipais de Desenvolvimento Social, Informação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Almada; o Dr. Francisco Motta Veiga, Director Municipal de Cultural da Câmara Municipal de Lisboa; o Presidente do Conselho de Administração da Liscont e patrocinador oficial do Festival, o Engº Eduardo Pimentel e o Administrador da Culturgest, Dr. Miguel Lobo Antunes.

Descarregar Dossier de Imprensa aqui ou directamente na área de imprensa.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16
 
Pesquisar
Março
sab.dom.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31