#3 Mudanças de forma
Matthew Shen Goodman, James N. Kienitz Wilkins
com Daniel Hui, Thunska Pansittivorakul
O escritor e editor Matthew Shen Goodman e o cineasta James N. Kienitz Wilkins perguntam qual o valor da apropriação hoje. Se o termo se tornou sinónimo de uma forma particular de apropriação cultural indevida, a adopção criativa no cinema, na arte e na escrita tem também constituído um gesto radical de crítica e um modo de chamar a atenção para condições de produção. Ao seguir uma genealogia dentro e fora do cinema e ao repensar o potencial de tais actos, esperam elaborar um discurso em torno da apropriação que lhe dê vida enquanto ferramenta para artistas, activistas e quem quer que considere a política de reclamar algo como seu.
Demons | Daniel Hui | 2018
Santikhiri Sonata | Thunska Pansittivorakul | 2019
This Action Lies | James N. Kienitz Wilkins | 2018
24 OUT / das 10.30 às 13.00, Culturgest – Sala 4
Sobre os bolseiros do programa UNDO Fellowship
James N. Kienitz Wilkins
Cineasta e artista sediado em Brooklyn. O seu trabalho estreou em festivais internacionais de cinema como Berlim, Toronto, Locarno, Roterdão, Nova Iorque, CPH:DOX, BAMcinemaFest, New Directors/New Films. Em 2017, esteve presente na Bienal de Whitney e o seu trabalho foi alvo de uma retrospectiva no Festival RIDM (Montreal). Fez exposições individuais na Gasworks (Londres), Spike Island (Bristol, Reino Unido) e Kunsthalle Winterthur (Suíça).
Matthew Shen Goodman
Matthew Shen Goodman é escritor e trabalha como editor-chefe na Triple Canopy.
Sobre os realizadores convidados
Daniel Hui
Daniel Hui é cineasta e escritor, licenciado em cinema pelo Instituto das Artes da Califórnia e um dos membros fundadores da 13 Little Pictures, colectivo cinematográfico independente de Singapura. Realizou três longas-metragens: Eclipses (Prémio Revelação no Doclisboa’13), Snakeskin (Prémio Especial do Júri no Festival de Torino) e Demons (em competição para o Prémio Kim Jiseok, no Festival de Busan 2018 e exibido na secção Fórum da Berlinale 2019).
Thunska Pansittivorakul
Licenciado em educação artística pela Universidade de Chulalongkom. Os seus filmes estrearam e foram premiados em festivais internacionais de cinema, incluindo Berlinale, Roterdão, Era New Horizons (Wrocław), Visions du Réel, Kurzfilmtage Winterthur (Suíça), Torino, Durban, BAFICI, Asterisco (Argentina), Five Flavours (Polónia), Curtas Vila do Conde, Queer Lisboa, Singapura, Honguecongue, Taipei Golden Horse, Pequim Independente e DMZ (Coreia).