#4 Reparação do arquivo

Nzingha Kendall, Madeleine Hunt-Ehrlich
com Camila Rodriguez Triana

A estudiosa e programadora Nzingha Kendall e a cineasta Madeleine Hunt- Ehrlich propõem-se explorar formas alternativas de construir a narrativa assentes na produção intelectual negra radical, numa resposta ao que Saidiya Hartman apelida de “silêncio no arquivo”. Perguntam como podem os contadores de histórias negros trabalhar no domínio da realidade, quando, historicamente, os registos tradicionais da realidade tornaram invisível a natureza do indivíduo negro. Poder-se-á resistir à transparência imposta a pessoas menorizadas empregando falhas e fragmentos para obter uma opacidade estratégica? Ao questionar a forma e o género cinematográficos, procuram alargar as possibilidades de as imagens em movimento ressuscitarem formas de compreensão consubstanciadas, espirituais e codificadas das vivências negras.

En cenizas | Camila Rodriguez Triana | 2019
Spit on the Broom | Madeleine Hunt-Ehrlich | 2019

25 OUT / das 10.30 às 13.00, Culturgest – Sala 4

Sobre os bolseiros do programa UNDO Fellowship

Madeleine Hunt-Ehrlich
Trabalha em torno das vidas e mundos privados de mulheres negras com base em pesquisa arquivística e de campo, que depois se traduz num processo de escrita e, por fim, num processo de realização que inclui técnicas cinematográficas narrativas, documentais e experimentais. Isso significa trabalhar de perto com arquivos que até há pouco tempo não preservavam ou respeitavam vozes negras e pensar na forma de representar histórias que foram negligenciadas.

Nzingha Kendall
Estudiosa de cinema e programadora. O seu trabalho centra-se em imagens em movimento de mulheres negras de toda a diáspora. Tem um doutoramento em estudos americanos e encontra-se actualmente a trabalhar no Instituto Carter G. Woodson de Estudos Afro-americanos e Americanos na Universidade da Virgínia com uma bolsa de pós-doutoramento.

Sobre os realizadores convidados

Camila Rodríguez Triana
Licenciada em artes integradas e mestre em cinema e arte contemporânea. A sua primeira longa-metragem, Atentamente (2016), foi premiada no FIDMarseille, Festival Internacional de Cinema de Lisboa e Festival de Cinema Independente de Lima, entre outros. A segunda, Interior (2017), foi apresentada no Doclisboa, nomeada para o prémio Doc Alliance e comprada pela ARTE – WDR e Tënk. A terceira, En cenizas (2018), será exibida no Doclisboa’19.

 

Seminário de Realização