post_title; $attachment_title = str_replace( '-', ' ', $attachment_title ); // Hyphen Removal $attachment_title = ucwords( $attachment_title ); // Capitalize First Word $uploaded_image = array(); $uploaded_image['ID'] = $post_ID; $uploaded_image['post_title'] = $attachment_title; // Image Title wp_update_post( $uploaded_image ); update_post_meta( $post_ID, '_wp_attachment_image_alt', $attachment_title ); // Image Alt Text } add_action( 'add_attachment', 'abl_mc_auto_image_attributes' ); Dos Depeche Mode ao Fado Vadio no Heart Beat'18 - Doclisboa 2018
Apordoc
Lisbon Docs
Panorama
Doc's Kingdom
Facebook
Instagram
Youtube
Twitter
filmes
secções
programa
en
18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

Dos Depeche Mode ao Fado Vadio no Heart Beat’18

British Designer Vivienne Westwood Ackno

Todos os anos no Doclisboa, a secção Heart Beat apresenta filmes dedicados às artes, numa selecção cheia de grandes personagens e histórias de todo o mundo. Antes disso, nada como uma boa festa para apresentar a programação, na MUSA, em Marvila. Dia 4 de Outubro, a partir das 21h30, com a música dos Vaiapraia e as Rainhas do Baile, num concerto seguido de DJ Set.

Já na sessão de abertura Heart Beat, espaço para a música de Chilly Gonzalez em Shut Up and Play the Piano, documentário de Philipp Jedicke, que acompanha o virtuoso compositor e pianista vencedor de um Grammy, que inspirou e colaborou com nomes como Feist, Jarvis Cocker, Peaches, Daft Punk e Drake. O som das grandes bandas chega cortesia de Depeche Mode 101, documentário que acompanha o trio britânico e a viagem dos seus fãs rumo ao épico 101º concerto da digressão mundial “Music for the Masses”, revisitada 30 anos depois.

Mudamos de ritmo para o jazz com Blue Note Records: Beyond the Notes, de Sophie Huber, uma visita aos bastidores da icónica casa norte-americana que editou artistas como John Coltrane, Miles Davis e Norah Jones. Destaque ainda para um violoncelista e maestro excepcional no retrato íntimo que é Mstislav Rostropovitch, the Indomitable Bow. O realizador – e também músico – Bruno Monsaingeon acompanhará a projecção do filme.

César Paes também virá ao Doclisboa’18 apresentar Songs for Madagasgar, que segue de perto o trabalho criativo de um grupo de músicos a chamar a atenção para a sua tradição musical. O filme dialoga com o já anunciado Fahavalo, Madagascar 1947, de Marie-Clémence Andriamonta Paes (incluído na secção Da Terra à Lua). Outra toada traz The Unicorn, centrado na figura de Peter Gruzdien, a força solitária por trás do primeiro álbum psicadélico de música country abertamente homossexual. Os realizadores do filme, Isabelle Dupuis e Tim Geraght, estarão presentes no festival.

Stefan Lechner também marca presença, depois de ter acompanhado o percurso do fado em Portugal durante anos. Vadio é agora título de filme e tem a sua estreia mundial no Doclisboa. O mesmo se aplica a Quatro Estações e Outono, homenagem de Pedro Sena Nunes a Jorge Listopad, com textos ditos pelo próprio e depoimentos de artistas, colegas, antigos alunos e amigos. Outro português em destaque  é o produtor cinematográfico Paulo Branco. Boris Nicot seguiu-lhe os passos entre locais icónicos de Paris e Lisboa, passando pelos realizadores com quem trabalhou, como Manoel de Oliveira, João César Monteiro ou Raul Ruiz, e dá-nos a ver Deux, Trois Fois Branco.

Outro nome marcante do cinema, William Friedkin está duplamente presente. Com The People vs. Paul Crump, o seu primeiro filme, agora em versão restaurada para celebrar uma carreira de mais de 40 anos.  E em Friedkin Uncut, uma visão introspectiva da sua vida e carreira artística, com realização de Francesco Zippel.

3e Scène – Opéra National de Paris dá a conhecer um projecto em que vários artistas foram convidados a realizar trabalhos relacionados com o universo daquela instituição mítica. Seis curtas-metragens mostram as perspectivas de Clément Cogitore, Danielle Arbid, Mathieu Amalric, Jean-Stéphane Bron, Claude Lévêque e Thierry Thieu Niang.

Da ópera para o dancehall, popular estilo musical jamaicano, em que Cory Wapnowski acompanha seis poderosas mulheres – as Dancehall Queens – enquanto se preparam para competir pelo maior troféu. O resultado final é Bruk Out!. Lugar ainda para uma campeã olímpica, Margarita Manum, a ginasta russa que a realizadora Marta Prus acompanha em Over the Limit, mostrando como o sistema russo de treino transgride os limites.

O programa completa-se com duas grandes senhoras do movimento punk: Joan Jett, estrela de Bad Reputation, de Kevin Kerslake, e a icónica Vivienne Westwood, que a realizadora Lorna Tucker (que vai estar no Doclisboa) dá a conhecer em Westwood: Punk, Icon, Activist.

Notícias