Arché no Porto/Post/Doc

Em 2018, regressamos ao Porto com uma oficina, tutorada por Luciano Rigolini, em parceria com o festival Porto/Post/Doc, com o objectivo e a ambição de descentralizar o Arché em vários momentos e em diferentes territórios.
Esperamos que todos os participantes vivam o Arché no Porto/Post/Doc como um lugar de possibilidades, um espaço onde os seus filmes possam vir a ser. Mas também que produtores, distribuidores, programadores e todos os profissionais do cinema que se juntam a nós este ano aqui encontrem projectos e pessoas estimulantes e possibilidades de colaboração futuras.

ESTRUTURA

Oficina

27 a 29 Novembro
Ao longo três dias, os participantes do Arché frequentam uma Oficina de Desenvolvimento de Projecto, trabalhando em conjunto no desenvolvimento criativo dos seus filmes, sob a turoria de Luciano Rigolini.

Hotel Selina

Apresentações

1 Dezembro
No dia 1 de Dezembro, os participantes do Arché dão a conhecer os seus projectos, em apresentações de 10 minutos, ao público profissional do Festival. Produtores, programadores, sales agents, distribuidores e outros realizadores e profissionais do cinema, estão convidados a vir conhecer a selecção de 2018 do Arché.

14h30, Teatro Rivoli

 

PROJECTOS PARTICIPANTES

Aiguallum Lamparo
de David Tena Reiff
Produção: Atzur Produccions (Espanha)
No ponto em que os Pirinéus tocam as águas do Mediterrâneo, entre França e Espanha, silhuetas de homens rezam contra o nascer do sol. Sob o som de um engenho, a água negra. Só quando o círculo se fecha e as luzes se apagam, podem os homens voltar para casa. Pesca e noite. Uma paisagem atávica.

Às Vezes não Sou eu Quem Fala por Mim
de Miguel Clara Vasconcelos
Produção: Miguel Clara Vasconcelos (Portugal)
Maria é consultora de empresas de dia e voluntária na linha telefónica da Voz Anónima de noite. Ela irá encontrar uma estranha jovem pelo telefone e o seu antigo namorado por azar, tornando-se refém de seus próprios fantasmas.

Ofrenda
de Alexis Delgado Búrdalo
Produção: 59 en Conserva e ABDFilm (Espanha)
Ofrenda é um projecto autobiográfico ficcionado, em diálogo com imagens documentais da vida real. Inspirado no contraponto de Bach, retrata a dualidade de um músico que se move entre o isolamenot e o desejo de comunicar.

Somos Dois Abismos, um Poço Fitando o Céu
de Kopal Joshy
Produção: Terratreme Filmes (Portugal)
O retrato do tempo que a realizadora e o homem objecto do seu olhar passam juntos. Este filme é um encontro em conversas com um homem que se isolou nas recordações da sua companheira, e cujo caminho se cruza com uma nova companhia que irrompe a sua solidão, mas não o seu desejo de amar.

 

PRÉMIO E JÚRI

Prémio

Prémio Companhia das Culturas/Pereira Monteiro Fundação para o melhor projecto do Arché
consistindo numa residência artística na Companhia das Culturas.

Júri

Daniel Blaufuks
Fotógrafo e cineasta, Daniel Blaufuks é um dos mais importantes artistas portugueses contemporâneos.

François Bonenfant
Estudou no INSAS (Bruxelas) e em Paris X e foi programador da Cinémathèque Française. Desde 2010, é diretor pedagógico de cinema e artes visuais da Le Fresnoy.

Laurence Reymond
Laurence Reymond estudou cinema em Lyon e Paris. Entre 2003 e 2011, trabalhou para várias empresas de distribuição de filmes como a Ad Vitam ou a Le Pacte.