ENGLISH VERSION
Premiados Doclisboa'12Retrospectiva Chantal AkermanExposição Passagens
SimpleViewer requires JavaScript and the Flash Player.Get Flash.
Destaques da 1ª Conferência de Imprensa da 10ª edição do doclisboa
2012/07/03

doclisboa'12 – 10 º Festival Internacional de Cinema tem lugar de 18 a 28 de Outubro. O Festival apresenta um novo logótipo e várias novidades na sua estrutura.

 

Cinema de Urgência e Verdes Anos são duas das novas secções do festival: Cinema de Urgência reúne filmes que documentam e testemunham acontecimentos que desafiam os cineastas a repensarem o cinema como acção directa e exercício concreto de cidadania. Verdes Anos engloba uma selecção de filmes produzidos em escolas de vídeo, cinema, audiovisuais e comunicação, bem como em cursos de pós-graduação relacionados com o cinema e em particular com o cinema documental.


Na sua 10ª edição, o doclisboa apresenta duas retrospetivas: United We Stand Divided We Fall e Chantal Akerman.


United We Stand Divided We Fall, retrospectiva comissariada pelo programador italiano Federico Rossin, apresenta-nos filmes de colectivos que surgiram entre os anos 60 e 80 e foca os momentos em que a luta política e social obrigou à reinvenção da prática cinematográfica e do estatuto de autor.


Em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, o doclisboa exibe uma retrospectiva integral da realizadora belga Chantal Akerman, trazendo ao Festival o questionamento do documentário na sua relação com outras práticas cinematográficas e artísticas.


São ainda contempladas, como habitualmente, as secções Competição Internacional, selecção de alguns dos melhores documentários de todo o mundo e Competição Nacional que dá a ver alguns dos melhores documentários portugueses concluídos no último ano.


Para além disso, o festival conta com as secções Investigações (filmes que se relacionam com questões contemporâneas, propondo o cinema como modo de investigação sobre uma realidade), Riscos (secção comissariada por Augusto M. Seabra que se desenha a partir de propostas que desafiam as categorias e formatos habituais do documentário) e Heart Beat (que inclui documentários que se constroem na relação com a música e artes performativas).


A programação completa será revelada em Setembro.


A nova direcção do Festival, constituída por Ana Jordão, Cinta Pelejà, Cíntia Gil e Susana de Sousa Dias, assume-se como um colectivo de trabalho que nasce de uma visão do cinema partilhada e aberta à pluralidade, consciente de que a organização colectiva do trabalho é também uma proposta política.


Link para o press kit (dossier de imprensa e imagens): http://goo.gl/o2RGr


Para pedidos de informação, imagens e entrevistas:

Inês Caridade
WAKE UP! Comunicação
Tlm 91 873 6661 | E-mail  press@doclisboa.org

"Yama No Anata", de Aya Koretzky premiado no Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba 2012
2012/06/05

 

"Yama No Anata" ("Para Além das Montanhas"), de Aya Koretzky, recebe o Prémio Melhor Filme na Competição Novos Olhares do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba.

Cinema de Urgência
2012/05/12

O doclisboa anuncia que na edição deste ano abrirá uma nova secção, não competitiva: Cinema de Urgência.
Procuramos filmes que documentem e testemunhem situações e acontecimentos relativamente aos quais é urgente criar uma comunidade de debate, de reflexão, de modo a que nos possamos posicionar. São filmes feitos a partir de uma absoluta implicação no real e que, se por isso mesmo podem não ter encontrado ainda a distância normalmente necessária à criação de uma obra cinematográfica, encontraram no entanto um ancoramento imediato com a realidade que, cada vez mais, desafia os cineastas a uma prática quotidiana da cidadania. Filmes que respondem às lacunas da prática dos media, que existem através de redes sociais e outros meios que tentam abrir brechas no controlo da informação. Estes filmes devem ter lugar, precisamente, num festival que quer pensar o cinema nas múltiplas faces da sua implicação com o real.

Verdes Anos
2012/05/07

O doclisboa criará, a partir da sua edição de 2012, uma secção dedicada a filmes produzidos no contexto de escolas de vídeo, cinema, audiovisuais e comunicação, bem como em cursos de pós-graduação relacionados com o cinema e em particular o cinema documental. Assim, é condição para os realizadores que proporão os seus filmes estarem inscritos num programa de ensino neste âmbito.


Trata-se de uma secção não competitiva, que procura sobretudo abrir uma plataforma de diálogo e reflexão em torno dos filmes produzidos bem como do ensino destas áreas. Pretende-se dar a oportunidade, aos jovens realizadores ainda em contexto de formação, de mostrarem o seu trabalho a um público alargado facilitando, com isso, a sua entrada futura para o contexto profissional, bem como o seu enriquecimento enquanto realizadores.


A data limite para inscrição de filmes é o dia 1 de Julho de 2012. Serão aceites as inscrições que incluem DVD do filme e ficha de inscrição devidamente preenchida.


O DVD deverá ser enviado para:

doclisboa - Festival Internacional de Cinema
Largo da Madalena, nº 1, 1º

1100-317 Lisboa
 - Portugal

 

Ficha de Inscrição

Regulamento


A ficha de inscrição deverá ser enviada para Luís Martins: luis@doclisboa.org



1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12
 
Pesquisar
SegTerQuaQuiSexSabDom
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30