ACTIVIDADES PARALELAS

PALMARÉS
Júris

25 a 28 de Outubro
Fórum de financiamento e co-produção de documentários

workshop para produtores
-   sessão pública de pitching   -   masterclass com  projecções   - networking   

A VIII edição do lisbon docs é uma iniciativa promovida pela Apordoc (Associação pelo Documentário) em parceria com o EDN (European Documentary Network) no âmbito do programa “Documentários no Sul da Europa”.

O lisbon docs é um fórum internacional de financiamento e co-produção de documentários que se realiza em paralelo com o festival doclisboa.
Os objectivos desta iniciativa são:

  • a consolidação de uma plataforma internacional de encontro regular entre produtores/autores de documentário e representantes de televisões nacionais e estrangeiras;
  • o desenvolvimento de novos projectos e estabelecimento de parcerias entre produtores europeus.

O lisbon docs dirige-se a produtores/realizadores portugueses e estrangeiros, portadores de projectos de documentário em desenvolvimento, sobre qualquer tema, com real potencial internacional, que procurem co-produtores europeus e financiamento por parte de canais de televisão estrangeiros e nacionais.
O programa é composto por:

  • um workshop para produtores,
  • uma  sessão pública de pitching
  • masterclasse
  • projecções

lisbondocs

Outubro 25 – 27
workshop de desenvolvimento e apresentação de projectos
15 projectos de documentário (portugueses e estrangeiros), previamente seleccionados pela EDN pelo seu potencial interesse internacional, são discutidos e desenvolvidos sob orientação de um grupo de tutores com reconhecida experiência internacional – Graça Castanheira, (Portugal), Stefano Tealdi (Italia), Christian Popp (Alemanha), Luke Holland (Reino Unido), Leena Pasanen (Finlândia) e Cecilia Lindin (Dinamarca). 
Os produtores/realizadores participantes no workshop trabalham os seus projectos de forma a serem apresentados na sessão de pitching de dia 28 de Outubro.

Outubro 26 – 16h30 às 18h30 – pequeno auditório
Um Tesouro Escondido – As Maravilhas dos Arquivos
masterclass com o investigador Adrian Wood (Reino Unido)

Localizar um excerto de material de arquivo, pode ser uma tarefa de detective. Pode-se estar à procurar no local errado, ter de pagar por material que afinal poderia ser gratuito. E se não se tem cuidado, a batalha pode acabar nos tribunais. Venha e aprenda com Adrian Wood: onde procurar e como evitar problemas.
Moderador: Leena Pasanen

Adrian Wood iniciou a sua actividade de investigador de cinema, com trabalhos como "Benny Hill Show" (Thames Television) e o documentário "Anne Frank Remembered" de Jon Blair, premiado com o Óscar.
No início dos anos 90, propôs programas de documentário recorrendo ao uso de material de arquivos original e a cores. Sete anos mais tarde, trabalhando para TWI em Londres, esta ideia ganhou o apoio do canal e tornou-se um dos maiores sucessos nos últimos anos – o primeiro programa teve uma audiência de 42% no Reino Unido.
Em 2004, recebeu o prémio especial da BAFTA pela sua extraordinária contribuição para a Televisão Britânica. Em 2005, recebeu o FOCAL Researcher of the Year Award, pelo seu trabalho pioneiro com material de arquivo a cores Japonês dos anos 30 e 40. Actualmente, trabalha como consultor independente de arquivos cinematográficos e desenvolve programas documentais baseados em arquivos.

Outubro 28 – 10h00 às 14h30 – pequeno auditório
SESSÃO PÚBLICA DE PITCHING 
Os 15 projectos são apresentados perante um painel de representantes de canais de televisão europeus, líderes em co-produções e aquisições internacionais (ARTE Thema – França, ORF – Áustria, VRT – Bélgica, SVT – Suécia, YLE – Finlândia, RTP – Portugal, IKON – Holanda, entre outros). A cada projecto são atribuídos 15 minutos. Parte deste tempo é destinado aos produtores/realizadores, os restantes minutos são reservados a comentários por parte dos programadores. Uma oportunidade única de conhecer o funcionamento actual do mercado televisivo do documentário e possíveis formas de financiamento, co-produção e difusão.
Moderadores: Leena Pasanen e Cecilia Lindin

 [Master Class e Sessão de Pitching têm entrada livre e interpretação em Português]

O lisbon docs realiza-se anualmente desde 1998. É uma iniciativa produzida pela AporDoc em parceria com o EDN (European Documentary Network) e a Culturgest no âmbito do programa “Documentários no Sul da Europa”.

PROGRAMADORES / FINANCIADORES presentes em anteriores edições do lisbon docs:

Anna Glogowski, Canal + (França)
Annemiek van der Zanden, NPS (Holanda)
Karen Michael, ARTE (França)
Diane Weyermann, Sundance Institute (EUA)
Doris Hepp, ZDF/ARTE (Alemanha)
Elizabeth Hulten, ARTE (França)
Franz Grabner, ORF (Áustria)
Helena Torres, RTP1 + RTP2 (Portugal)
Hugues le Paige, RTBF (Bélgica)
Jordi Ambros, TV3 Catalunya (Espanha)
Kim Christiansen, TV2 (Dinamarca)
Leena Pasanen, YLE Teema (Finlândia)
Manuel Falcão, 2: (Portugal)
Maria de São José Ribeiro, RTP 1 (Portugal)
Martin Pieper, ZDF/ARTE (Alemanha)
Nathalie Windhorst, VPRO (Holanda)
Philippe van Meerbeeck, VRT (Bélgica)
Sabine Bubeck, ZDF/ARTE (Alemanha)
Steven Seidenberg, Café Productions (GB)
Wessel van der Hammen, IKON (Holanda)

Organização:
EDN - European Documentary Network + Apordoc - Associação pelo Documentário
Co-Produção: Culturgest
Equipa:
Leena Pasanen (EDN, Directora), Cecilia Lindin (EDN, Coordenadora), Rita Forjaz (Apordoc, Coordenação)
Apoios:
Programa MEDIA, União Europeia
Ministério da Cultura / ICAM



Organização: Apordoc
Rua dos Bacalhoeiros, 125, 4º. 1100-068 Lisboa. Portugal . Tel. & Fax: + 351 21 887 16 39
Email: doclisboa@doclisboa.org