Oficina de Sonorização de um Filme
Começamos por ver alguns filmes de animação produzidos na antiga Alemanha de Leste, como forma de celebrar o 30o aniversário da queda do Muro de Berlim. A partir de um destes filmes de animação visionados vamos lançar mão à obra: inventar sons para os objectos, criar diálogos para os personagens, colocar portas a chiar, pássaros a cantar e imaginar uma atmosfera sonora para o filme. Onde te leva a tua imaginação? Como é que um som diferente sobre uma mesma imagem pode mudar o sentido de uma história? Quais as percepções que temos do mundo através dos sentidos?
Para experimentar a diversidade de sons possíveis, o grupo terá que primeiro compreender a história, imaginar as expressões sonoras das figuras animadas, apurar a dicção, a colocação da voz, bem como a respiração, assim como desenvolver a expressão gestual, corporal e os sentidos do tacto e da audição.
Chiuuuu! Para gravar um som há que fazer silêncio! O uso do microfone e de um gravador para captar e gravar alguns sons fará a delícia dos mais novos, que pela primeira vez descobrem o maravilhoso mundo do cinema através do som. No fim, todos juntos, visionaremos e escutaremos o filme modificado!
Sobre a Formadora
Cláudia Alves é realizadora de documentários e dá formação ao público infanto-juvenil, na área de cinema e artes plásticas. Foi professora do 1º ciclo ao secundário, em disciplinas do campo das artes visuais. Trabalha com os serviços educativos do Doclisboa, da Apordoc e da Cinemateca Júnior. Apresenta sessões escolares, concebe e orienta oficinas em parceria com alguns municípios, tentando transmitir o prazer de ver e fazer cinema.
19 OUT (sáb) / 10.30, São Jorge – Sala 2
Faixa Etária: 4 aos 7 anos
Duração: 2h
Preço: 4,5€ / participante. Acompanhantes não pagam, quando aplicável.
Inscrições aqui.