Verdes Anos – Academia Alemã de Cinema e Televisão de Berlim

Verdes Anos convida a Academia Alemã de Cinema e Televisão de Berlim [DFFB] a traçar um caminho pela sua produção, desde os anos 1960 até à actualidade. Esta foi a primeira escola de cinema da Alemanha Ocidental e tornou‑ se um dos berços mais importantes e fervilhantes do cinema alemão. Poderemos ver os primeiros trabalhos de realizadores como Helke Sander, Angela Schanelec ou Gerd Conradt, assim como os filmes de talentos emergentes dos últimos anos.

SESSÃO ESPECIAL DFFB 1

24 OUT / 11.00, São Jorge – Sala 3

Chaos é um conto de fadas sobre o diabo – o que fazem um corredor, um vagabundo e dois porcos numa floresta? Em Flat Desires, passamos por toda a glória da Internet em menos de 5 minutos e, em Asphalt Flowers, dois desajustados lutam contra a sua solidão. Em Yesterday My Friend Bought a Bike, uma mulher jovem encontra uma amiga que lhe conta que comprou uma bicicleta no dia anterior. I Stayed in Berlin All Summer é uma visão melancólica de dois casais jovens com dificuldade em confiar uns nos outros.

SESSÃO ESPECIAL DFFB 2

25 OUT / 11.00, São Jorge – Sala 3

O primeiro filme de Helke Sander, Subjectitude, é um “rapaz conhece rapariga” tenso, mas divertido. Em Layover, duas pessoas tentam fazer planos para a noite ao som de dois buracos negros a fundirem‑se. A morte de um coelho de família tem consequências profundas, em What We Were. Depois do primeiro copo de Absinth, vê‑se as coisas como se gostaria que fossem. Linger on Some Pale Blue Dot começa no espaço e conduz a gatos, usando os códigos do musical.

SESSÃO ESPECIAL DFFB 3

26 OUT / 11.00, Culturgest – Pequeno Aud.

Uma bandeira vermelha percorre as ruas de Berlim numa corrida de estafetas até à câmara municipal, em cuja varanda é içada pelos participantes. O Berliner Morgenpost comentou a vitória da “visão vermelha” na Academia. Color Test: The Red Flag teve a participação de Holger Meins. Em Rescue the Fire, mergulhamos no trabalho do fotógrafo Jürgen Baldiga. Nos anos 1990, enquanto ele próprio combatia o VIH, documentou aepidemia de SIDA em Berlim Ocidental.

Secções