Heart Beat
Quem são os rockers Zé Pedro e Daniel Darc? Por que é o baixista dos Rolling Stones o arquivista do grupo? Qual a história do Cavern Club, onde os Beatles começaram? Quem é o projeccionista amigo de Abel Ferrara? O que escreveu a crítica de cinema Pauline Kael? Que espécie de activismo feminista cinematográfico inventaram Carole Roussopoulos e Delphine Seyrig? Descobrir o retrato de Marie Losier do músico Felix Kubin. Conhecer Lemebel, activista queer e artista visual. Recordar Lil Peep, príncipe da cena emo trap. Como se tornou Miloš Forman um reconhecido realizador de Hollywood? Escutar o documentarista Eduardo Coutinho, a história de um dos instigadores da Bossa Nova, Dorival Caymmi, e as palavras da poetisa Sophia de Mello Breyner. Mexer o corpo com os coreógrafos Anne Teresa De Keersmaeker e Jérôme Bel.
Trocar Palavras com Eduardo Coutinho
O filme de Josafá Veloso abre com imagens de Últimas Conversas. Montado e concluído postumamente, seria o último filme de Eduardo Coutinho. Banquete Coutinho alimenta-se das palavras proferidas numa entrevista em que o realizador partilha ideias e memórias sobre fazer cinema, uma das quais é a conturbada origem do filme Cabra Marcado para morrer, resultado da filmagem de outro projecto, iniciado 17 anos antes e interrompido pelo golpe militar de 1964.
ANNE TERESA DE KEERSMAEKER
TRUE LOVE WILL FIND YOU IN THE END
Daniel Johnston tornou o nosso mundo mais interessante, ao deixar-nos entrar no dele. Apresentamos dois filmes que são duas viagens pela vida do artista, pelos seus demónios e pelos seus anjos. Hi, How Are You Daniel Johnston? revisita a criação do seu álbum de 1983, encontrando pelo caminho sonhos psicadélicos, pesadelos e personagens do seu passado. Em The Angel and Daniel Johnston: Live at the Union Chapel, caminhamos com a sua música e palavras.
CINE-PERFORMANCE
O Heart Beat apresenta uma sessão especial, cruzando o cinema ainda mais profundamente com a música. Primeiro, tem lugar a exibição do filme Mistérios Negros, de Pedro Lino, musicada ao vivo pelo compositor Philippe Lenzini. Segue-se a cine-performance documental O Intendente é um Lugar Psicológico, onde Tiago Pereira e Sílvio Rosado combinam ao vivo imagens e música, construindo, a partir de memórias, um retrato de um bairro que ainda resiste.