Acessibilidade

O Doclisboa’19 e o Cinema São Jorge associam-se à Acesso Cultura e promovem a acessibilidade alargada de uma parte da programação do Festival, através da criação de uma sessão descontraída e de uma sessão com audiodescrição.

A Acesso Cultura é uma associação cultural que promove o acesso – físico, social, intelectual – à participação cultural.

Sessão Descontraída

Uma Sessão Descontraída é uma sessão de cinema, teatro, dança ou música que decorre numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com mais tolerância no que diz respeito ao movimento e ao barulho na plateia. Destina-se a todos os indivíduos e famílias que prefiram um ambiente com reduzidos níveis de ansiedade, famílias com crianças pequenas, pessoas com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação, pessoas com condições do espectro autista, incluindo Síndroma de Asperger, pessoas com deficiência intelectual, crianças com défice de atenção, pessoas com Síndroma de Down, pessoas com Síndroma de Tourette e seniores em estados iniciais de demência.

A história visual ficará disponível em breve.

Ensaio de Amor
Love Essay
Zé G. Pires | 2019 | Portugal | 67’

27 OUT / 11.00, São Jorge – Sala 2

Audiodescrição

Uma faixa narrativa adicional para os cegos e pessoas com deficiência visual em geral, consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão, o cinema, o teatro, a dança, a ópera e as artes visuais. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, descrevendo o que está a acontecer (e que não é perceptível através da audição) durante as pausas naturais do áudio e, por vezes, durante diálogos, quando considerado necessário. Os espectadores com deficiência visual possuem auscultadores para ouvir o audiodescritor.

Zé Pedro Rock ‘n’ Roll
Diogo Varela Silva | 2019 | Portugal | 110’

18 OUT / 21.30, São Jorge – Sala M. Oliveira

Actividades Paralelas