Apordoc
Lisbon Docs
Panorama
Doc's Kingdom
Facebook
Instagram
Youtube
Twitter
filmes
secções
programa
en
18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

Oficinas, Tutores e Projectos

Oficina de Desenvolvimento em Diálogo

Esta oficina é destinada a projectos em várias fases de desenvolvimento e visa, através de exercícios práticos, estimular o desenvolvimento do trabalho criativo através da associação e da percepção sensorial dos vários projectos participantes, aqui postos em diálogo. Tutorada por Andrés Duque.
Os trabalhos serão conduzidos em língua espanhola.

Andrés Duque
Andrés Duque é um cineasta espanhol nascido em Caracas, na Venezuela. O seu trabalho situa-se na periferia da não ficção espanhola com um forte carácter documental e ensaístico. Os seus filmes foram exibidos e premiados em grandes festivais de cinema internacional, como Cinéma du Réel, Punto de Vista e Buenos Aires. Em 2012, foi convidado para o Seminário de Cinema Flaherty.

Projectos

Crime
de Andréia Pires, Leonardo Mouramateus
Produção: Praia à Noite (Brasil)
Fortaleza, no Nordeste do Brasil, é a sétima cidade mais violenta do mundo. Mensagens nos muros da periferia expõem quem ali domina. No centro da cidade, há um famoso teatro-monumento. No centro do palco, vemos uma mulher. No centro da mulher, há um grito.

Fantasmas: Caminho Longo para Casa / Ghosts: Long Way Home
de Tiago Siopa
Produção: Primeira Idade (Portugal)
Na pequena vila da Benedita, depois de um ritual de purificação com a sua avó paterna, o neto mais velho de uma família da zona industrial encontra o fantasma da sua falecida avó materna que ainda habita a antiga casa.

La playa de los enchaquirados / The Beach of Enchaquirados
de Iván Mora Manzano
Produção: Corporación La República Invisible (Equador)
Vicky é pescador de dia e dona de um bar à noite. Por seu intermédio, conhecemos uma comunidade trans que faz parte de uma aldeia de pescadores no Equador. Como é que um sítio de terceiro mundo, pequeno e desolado, alcançou esta forma especial de liberdade e tolerância?

La Vida en Común
de Ezequiel Yanco
Produção: Pablo Chernov, Ezequiel Yanco (Argentina)
Co-produção: Dublin Films (França)
Um puma ronda a localidade de Pueblo Nación Ranquel. Uriel distancia-se do seu amigo Isaías, que quer caçá-lo com os adolescentes. La vida en común centra-se no olhar de Uriel e na sua transição para a adolescência, num registo híbrido de ficção e documentário.

Oficina de Escrita e Desenvolvimento de Projecto

Oficina destinada a projectos em fase de escrita, para desenvolvimento temático e reflexão sobre as estratégias a desenvolver no filme, bem como elaboração de dossiê/guião e reflexão sobre estruturas de produção. Tutorada por Marta Andreu.
Os trabalhos serão conduzidos em língua espanhola.

Marta Andreu
Entre 2001 e 2016, coordenou o Mestrado de Criação Documental da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona). Em 2004, fundou a produtora Estudi Playtime. É coordenadora académica do festival DocMontevideo, consultora de programação do Visions du Réel e membro da comissão do World Cinema Fund da Berlinale. Os seus filmes participaram em festivais como Berlinale, Rotterdam, Cannes, Cinéma du Réel, Visions du Réel, Festival dei Popoli ou Viennale.

Projectos

Amor e Medos Estranhos / Love and Strange Fears
de Deborah Viegas
Produção: Deborah Viegas (Brasil)
Entre fitas VHS-c com memórias da sua infância, uma filha encontra gravações de casos extraconjugais do seu pai, já falecido. O filme reconstrói os passos desse homem enquanto a narração da filha questiona o olhar do pai e atribui novo significado à sua narrativa.

H
de Carlos Pardos Ros
Produção: Dvein Films (Espanha)
Esta noite, fantasmas vestidos de azul vivem as festas de Pamplona. Dançam, bebem e falam como se fosse a sua última noite, como foi a de H, que em 1969, vestido de azul, se tornou na oitava vítima mortal da história das largadas de touros de São Firmino.

O Sul no Inverno
de Nathalie Mansoux, Miguel Moraes Cabral
Produção: Garden Films (Portugal), Les Films du Balibari (França)
Em 1995, Fifi realiza o sonho da sua vida: criar o seu próprio museu, numa pequena aldeia do oeste da França, onde reúne uma extensa colecção pessoal de instrumentos de música mecânica, fruto de achados, compras e milhares de horas de reparações. Actualmente, Fifi tem 60 anos e quer mudar de vida. Decidiu vender o museu, deixar a família, a sua aldeia, os seus hábitos, para partir pela estrada fora com a sua cadela Nipper e o seu burro Ivanhoé.

O Tempo das Coisas
de Catarina Botelho
Produção: Terratreme Filmes (Portugal, Espanha)
A productividade é hoje um valor central das sociedades ocidentais. Acreditamos que temos de ocupar cada minuto dos nossos dias de forma útil. Expropriados do nosso tempo, seremos realmente donos das nossas vidas? O Tempo das Coisas é uma reflexão sobre tempo, trabalho e vida.

Oficina de Visionamento e Discussão de Projectos Finais

Esta oficina acolhe filmes cujo trabalho está em curso – projectos já rodados, em fase de montagem, que serão discutidos quanto à sua forma final. Tutorada por Luciano Rigolini.
Os trabalhos serão conduzidos em inglês.

Luciano Rigolini
Luciano Rigolini é produtor independente. Foi commissioning editor para o canal ARTE, responsável pelo documentário de autor. Tem procurado sempre novas formas narrativas, com a preocupação de manter
o cinema independente vivo e inovador. Produziu trabalho de realizadores como Chris Marker, Alexander Sokurov, Naomi Kawase, Alain Cavalier, Apichatpong Weerasethakul e Tsai Ming-Liang, tendo também descoberto numerosos jovens talentos. Actualmente dá também aulas na Universidade de Pompeu Fabra (Barcelona).

Projectos

A Media Voz / Whispering
de Patricia Perez, Heidi Hassan
Produção: Matriuska Producciones (Espanha), Producciones de la 5ta Avenida (Cuba), Perspective Film (França), PCT cinéma télévision (Suíça)
Este documentário auto-etnográfico baseia-se na correspondência audiovisual entre duas cineastas e emigrantes cubanas. As duas amigas de infância aproximam-se dos 40 anos e, enfrentando os desafios da emigração, procuram reconstruir-se longe de Cuba.

El Creador / The Creator
de Guillermina Chiariglione, Ignacio Seligra
Produção: Vecinas Cine (Argentina)
El creador é um filme que explora as transformações com que uma pequena comunidade tem de lidar quando a estrada a alcança. A colónia de Puerto Paraiso encontra-se num momento crucial da sua história, assistindo ao desaparecimento gradual do mundo que conhecera.

La Excusa del Sueño Americano / The Excuse of the American Dream
de Florencia de Mugica, Laura Mara Tablón
Produção: Rita Cine (Argentina)
Co-produção: weltfilm (Alemanha)
Silvana é uma mulher argentina que, em 2000, deixa o país e a filha Florencia, em busca de um futuro melhor em Miami. 16 anos depois, Florencia viaja vai procurar a verdadeira Miami e serve-se do documentário como desculpa para se aproximar da mãe pela primeira vez.

Viagem aos Makonde de Moçambique / A Jorney to the Makonde of Mozambique
de Catarina Alves Costa
Produção: Midas Filmes (Portugal)
Uma viagem interior que vai aos poucos desvendar as circunstâncias em que os etnólogos Jorge e Margot Dias fizeram trabalho de terreno entre os Makonde nos anos 1958 e 1961, durante o período da dominação portuguesa de Moçambique. Um percurso feito a partir de filmes, textos e sonoridades e do impacto destes materiais nas pessoas que, hoje, vamos encontrando nesta viagem.

Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.