1920212223242526272829
O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.
doclisboa

O Doclisboa Faz 15 Anos

E quer festejá-los com uma festa dedicada aos mais novos. No último dia do festival, promovemos uma tarde de actividades didácticas com oficinas, uma sessão de cinema e algumas surpresas, numa tarde para toda a família, em que todos estão convidados a participar.

 

29 OUT (Dom) / das 14.00 às 18.00, São Jorge – Sala 2

Glória na Aldeia
Oficina com a editora Triciclo
Nesta oficina vamos construir um Jogo da Glória ilustrado. Sobre um tabuleiro, vamos representar uma aldeia indígena através de símbolos ilustrados, construir dados e pinos de jogo. No final, vamos fotografar e fazer stop-motion.
 

Início: 14.00 | Duração: 1h30 | Faixa etária: 5 – 10 anos
Frequência gratuita mediante inscrição, máximo 12 participantes.
Inscrições: Ana Pereira, Sara Marques, projecto.educativo@doclisboa.org, +351 938 701 690

 

Sessão Docs4Kids famílias
Nesta sessão, vamos ver um programa de curtas-metragens do acervo do projecto Vídeo nas Aldeias, filmes de povos indígenas no Brasil. No final, vamos conversar sobre estas imagens, sobre como elas nos falam de um outro mundo e simultaneamente, do nosso.

 

Filmes da Sessão:

No tempo do Verão
Wewito Piyãko, 2012, Brasil, 22’
É fim de semana e as crianças Ashaninka deixam a escola e partem,rio acima, para acampar com os pais e aprender a vida na mata.

 

Das crianças Ikpeng para o mundo
Natuyu Yuwipo Txicão, Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng, 2001, Brasil, 35’
Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeocarta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.

 

Boa Viagem, Ibantu!
Vincent Carelli, 1999, Brasil, 17’
A realidade indígena muitas vezes é diferente do que costumamos ver nos livros ou filmes. Este filme apresenta impressões de quatro adolescentes que fizeram uma visita à reserva indígena dos Krahôs, em uma região de divisa entre Tocantins e Maranhão. Eles tiveram a oportunidade de conviver com os índios, conversar com eles sobre os costumes e até serem batizados, ganhando um nome indígena durante o ritual.
É o 3º episódio da série Índios no Brasil, uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância e do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

 

Início: 15.45 | Duração: 1h30 | A partir dos 8 anos
Preço: 4 Euros (por criança)

Newsletter

Doclisboa
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277 - 2º
1200-385 Lisboa
+351 914 570 001
+351 913 672 710
doclisboa@doclisboa.org