1920212223242526272829
O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.
doclisboa

Regulamento

1. O Arché é um laboratório de actividades profissionais a ter lugar no contexto do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema.

 

2.O Arché é um espaço privilegiado de reflexão e discussão aprofundada de projectos de filmes em variadas fases de produção. Está atento aos projectos e aos autores, considerando o processo de produção, acima de tudo, como um processo autoral. O Arché é livre de objectivos imediatos de carácter financeiro ou logístico. É sua intenção incentivar também a criação de redes de colaboração e apoio entre autores e estruturas de produção, e também promover o contacto com agentes internacionais reconhecidos inseridos num ambiente de trabalho intensivo. Para tal, em cada edição o Arché acolherá projectos portugueses e de outros países convidados.

 

3. O Arché é composto por três oficinas e um conjunto de sessões (de apresentação, masterclass, debate) em torno de questões profissionais cruciais para o desenvolvimento e visibilidade de um filme na actualidade. Na cidade do Porto será organizada uma oficina dedicada a projectos em fases distintas de desenvolvimento e produção.

 

4. O Arché é um laboratório dedicado a projectos de cinema com forte implicação no real, de matriz documental, que experimentem as potencialidades e limites desta mesma natureza.

 

5. 5. Em 2017, o Arché decorre de 22 a 27 de Outubro em Lisboa, no contexto do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, e de 29 de Novembro a 2 de Dezembro na cidade do Porto, no contexto do Porto/Post/Doc.

 

6. O prazo de abertura de candidaturas será anunciado anualmente no site www.doclisboa.org. A candidatura e a participação no laboratório são gratuitas e abertas aos realizadores e produtores dos projectos.

 

7. Os países convidados para a edição 2017 do Arché são Espanha, países de língua oficial portuguesa e países da América Latina.

 

8. 8. O prazo de envio das candidaturas decorre até 4 de Julho de 2017 para as Oficinas em Lisboa, e até 20 de Outubro de 2017 para a Oficina no Porto.

 

9. A inscrição no Arché pressupõe o envio dos materiais definidos em www.doclisboa.org/arche/inscrições. As candidaturas que não cumpram os requisitos aí estabelecidos, não serão consideradas.

 

10. A selecção e escolha dos projectos participantes será feita pelos coordenadores do Arché e tutores das oficinas, convocando para tal, caso o entendam, profissionais relevantes do sector.

 

11. O Doclisboa informará os projectos seleccionados e não seleccionados, por e-mail, até um mês antes do início do festival. Os projectos seleccionados serão anunciados no site www.docsliboa.org.

 

12. A informação dos projectos participantes ficará sob embargo até ao seu anúncio oficial, a ser feito pelo Doclisboa.

 

13. Os participantes autorizam que as informações e materiais enviados sejam publicados no catálogo e website oficiais do festival e demais materiais promocionais.

 

14. Os directores e produtores dos projectos seleccionados deverão comprometer-se a utilizar o logotipo do Arché na ficha técnica do filme e em todos os materiais promocionais. O logotipo deverá ser acompanhado da seguinte frase: “Project presented at Arché”. Os logotipos podem ser descarregados aqui.

 

15. A inscrição de um projecto no Arché pressupõe o conhecimento e a aceitação do presente regulamento.

 

16. A direcção do festival decidirá sobre todas as matérias não constantes do presente regulamento, de acordo com as regras internacionais de festivais de cinema.

Newsletter

Doclisboa
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277 - 2º
1200-385 Lisboa
+351 914 570 001
+351 913 672 710
doclisboa@doclisboa.org