O que é?
O Arché é um conjunto de actividades para profissionais do cinema, que engloba 2 Oficinas e um conjunto de Encontros.
O que são as Oficinas?
As Oficinas são workshops de desenvolvimento que se focam no processo criativo dos projectos. O Arché apresenta duas oficinas: de Escrita e Desenvolvimento de Projecto (destinada a projectos em fase inicial e de escrita) e de Visionamento e Discussão de Projectos Finais (destinada a projectos já filmados e em fase final de montagem e pós-produção).
O que são os Encontros?
Conjunto de sessões de apresentação, masterclass, debates, em torno de questões profissionais cruciais para o desenvolvimento de um filme na actualidade.
Quem pode participar?
Qualquer realizador e/ou produtor que tenha um projecto em desenvolvimento. Na Oficina de Escrita e Desenvolvimento de Projecto pode, ainda, participar o argumentista. Na Oficina de Visionamento e Discussão de Projectos Finais, pode também participar o montador. As regras de participação no Arché serão definidas a cada edição do festival, aquando da abertura de inscrições. O Arché reserva-se o direito de convidar observadores.
Os Encontros são abertos a qualquer profissional de cinema acreditado no Festival.
Quando abre o período de inscrições?
1 de Julho de 2016
Existe um número máximo de participantes?
O número máximo de projectos participantes no Arché é definido a cada edição.
A participação é paga?
A participação no Arché é gratuita. Ficam a cargo dos participantes as despesas com deslocações e estadia em Lisboa. O Festival assegura as refeições durante os dias das Oficinas.
Como me posso inscrever?
As inscrições são feitas mediante a entrega de um dossier do projecto. Todas as informações relativas à inscrição de projectos para o corrente ano, serão anunciadas na abertura de inscrições, a 1 de Julho de 2016.
Quem selecciona os projectos e quando são conhecidos os resultados?
A selecção dos projectos participantes é feita pela direcção do Doclisboa e os resultados comunicados até um mês antes do inicio do Arché.