1920212223242526272829
O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.
doclisboa
Riscos

A par com as duas competições, esta secção abre-se a variadas abordagens do real e das suas representações, questionando as noções de ficção e documentarismo, questionando os modos de percepção e do olhar, bem como a revisão crítica do cinema. De um modo geral, dá atenção às propostas de inovação vindas de novas tendências contemporâneas, mas também de momentos surpreendentes do passado. Aqui desafiam-se categorias, formatos e
durações.

A Distant Echo

George Clark
2016 • Reino Unido, EUA • 82’

A Great Noise

Un grand bruit

Guillaume Mazloum
2017 • França • 40’

Aldeia dos Rapazes – Orfanato Sta. Isabel de Albarraque

Bárbara Virgínia
1946 • Portugal • 15’

Altas Cidades de Ossadas

High Cities of Bone

João Salaviza
2017 • Portugal • 19’

An Injury to One

Travis Wilkerson
2001 • EUA • 53’

Borderhole

Amber Bemak, Nadia Granados
2017 • México, Colômbia, EUA • 14’

Ce gamin-là

Renaud Victor
1976 • França • 88’

Children must laugh

Mir kumen on

Aleksander Ford
1936 • Polónia • 59’

Conversation with a Cactus

Saboten to no Kaiwa

Elise Florenty, Marcel Türkowsky
2017 • França, Alemanha, Japão • 45’

Did You wonder who fired the Gun?

Travis Wilkerson
2017 • EUA • 90’

Electro-Pythagorus (A Portrait of Martin Bartlett)

Luke Fowler
2017 • Reino Unido, Canadá • 45’

Grandeur et décadence d’un petit commerce de cinéma

Jean-Luc Godard
1986 • França, Suíça • 92’

Gummo

Harmony Korine
1997 • EUA • 89’

Le film de Bazin

Pierre Hébert
2017 • Canadá • 70’

Le moindre geste

Jean-Pierre Daniel, Fernand Deligny, Josée Manenti
1971 • França • 95’

Miroir séb fragile!

Sirah Foighel Brutmann, Eitan Efrat
2017 • Bélgica • 23’

Monkey, Ostrich and Grave

Obezyana, Straus i Mogila

Oleg Mavromatti
2017 • EUA, Bulgária, Israel, Rússia e Bielorrússia • 95’

Nursing History

Mike Hoolboom
2017 • Canadá • 4’

Quem é Bárbara Virgínia?

Who is Bárbara Virgínia?

Luísa Sequeira
2017 • Portugal • 77’

Rudzienko

Sharon Lockhart
2017 • EUA, Polónia • 53’

Sea of Clouds

George Clark
2016 • Reino Unido, Taiwan • 16’

Serpent Rain

Arjuna Neuman, Denise Ferreira da Silva
2016 • Noruega • 30’

Sleep has Her House

Scott Barley
2017 • Reino Unido • 90’

Tell Me when You die

Amber Bemak, Nadia Granados
2015 • México • 11’

Tepantar

Pierre Michelon
2017 • França • 28’

The Genre

Klim Kozinsky
2017 • Rússia • 61’

Those Shocking Shaking Days

Selma Doborac
2016 • Áustria, Bósnia e Herzegovina • 88’

Those who make Revolution Halfway only dig Their Own Graves

Ceux qui font les révolutions à moitié n’ont fait que se creuser un tombeau

Mathieu Denis, Simon Lavoie
2016 • Canadá • 183’

Três Dias sem Deus

Bárbara Virgínia
1946 • Portugal • 26’ [excerto]

Visiting Hours

Mike Hoolboom
2017 • Canadá • 12’
Newsletter

Doclisboa
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277 - 2º
1200-385 Lisboa
+351 914 570 001
+351 913 672 710
doclisboa@doclisboa.org