O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.
Arché com o Porto/Post/Doc
Este ano, e pela primeira vez, o Arché, o laboratório de actividades profissionais do Doclisboa, apresenta uma Oficina na cidade do Porto, no contexto do festival Porto/Post/Doc.
A Oficina, para projectos em distintas fases de desenvolvimento e produção, decorre de 29 de Novembro a 2 de Dezembro, numa parceria entre os dois festivais, e será tutorada por Irene Gutierrez Torres, realizadora e investigadora cubana sediada em Espanha.
Esta parceria tem como objectivo, por um lado, ampliar e incentivar redes de criação, de diálogo e de colaboração e, por outro, descentralizar e aproximar o laboratório a contextos fora de Lisboa, especificamente, da cidade do Porto e região norte do país.
Dossier disponível aqui.