1920212223242526272829
O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.
doclisboa

Oficinas e Projectos



OFICINA DE ESCRITA E DESENVOLVIMENTO DE PROJECTO
Oficina destinada a projectos em fase de escrita, para desenvolvimento temático e reflexão sobre as estratégias a desenvolver no filme, bem como elaboração de dossiê/guião e reflexão sobre estruturas de produção.

 

Tutora: Marta Andreu
Entre 2001 e 2016, coordenou o Mestrado de Criação Documental da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona). Em 2004, fundou a produtora Estudi Playtime. É coordenadora académica do festival DocMontevideo, consultora de programação do Visions du Réel e membro da comissão do World Cinema Fund da Berlinale. Os seus filmes participaram em festivais como Berlinale, Rotterdam, Cannes, Cinéma du Réel, Visions du Réel, Festival dei Popoli ou Viennale.

 

Projectos

 

Alén Mar
de Andres Sanjurjo Garcia, Espanha / Chile

 

Corte Real
de Julia De Simone, Brasil / Portugal
Produção: Mirada Filmes, Anavilhana e Rosa Filmes

 

Folha 84
de Catarina Mourão, Portugal
Produção: Laranja Azul

 

La Noche es de los Animales
de Santiago Reale, Argentina
Produção: Los Savajes Cine
(projecto vencedor do Prémio Arché e MRG/WORK da Bienal de Arte Joven de Buenos Aires)

 

Raposa
de Leonor Noivo, Portugal
Produção: Terratreme

 

 

OFICINA DE VISIONAMENTO E DISCUSSÃO DE PROJECTOS FINAIS
Esta oficina acolhe filmes cujo trabalho está em curso – projectos já rodados, em fase de montagem, que serão discutidos quanto à sua forma final.

 

Tutor: Luciano Rigolini
Luciano Rigolini é produtor independente e vive em Paris desde 1995. Foi commissioning editor para o canal ARTE, responsável pelo documentário de autor. Tem procurado sempre novas formas narrativas, com a preocupação de manter o cinema independente vivo e inovador. Produziu trabalho de realizadores como Chris Marker, Alexander Sokurov, Naomi Kawase, Alain Cavalier, Apichatpong Weerasethakul e Tsai Ming-Liang, tendo também descoberto numerosos jovens talentos.

 

Projectos

 

Fixing Morgan
de Cecília Bandeira, Portugal / Hungria / Bélgica
Produção: DocNomads, Match Frame Productions

 

Puerto Deseado
de Diana Toucedo, Espanha / Argentina
Produção: Diana Toucedo, co-produção de Insomnia Films

 

Silvia
de María Silvia Esteve, Argentina
Produção: Gonzalo Moreno

 

This Film is About Me
de Alexis Delgado Búrdalo, Espanha
Produção: El Viaje Film

 

 

OFICINA DE DESENVOLVIMENTO EM DIÁLOGO: ESCRITA E MONTAGEM
Esta oficina é destinada a projectos em várias fases de desenvolvimento e visa estabelecer um diálogo entre os diferentes momentos de criação e produção de um filme.

 

Tutora: Laura Huertas Millán
Artista e cineasta franco-colombiana, cujos trabalhos entrecruzam géneros e têm sido expostos e projectados em todo o mundo, incluindo no FIDMarseille (França), Festival de Cinema de Fronteira (Brasil), Museu de Arte Moderna de Medellín (Colômbia) e Museu Guggenheim de Nova Iorque. É licenciada pela Escola de Belas Artes de Paris e Le Fresnoy, Estúdio Nacional de Artes Contemporâneas e fez um doutoramento em “ficções etnográficas” baseado na prática.

 

Projectos

 

A Ilha Invisível
de Rui Almeida Paiva, Portugal
Produção: Cedro Plátano

 

Contos Sobre o Esquecimento
de Dulce Fernandes, Portugal
Produção: Ukbar Filmes

 

La Tela de Penélope
de Clara Sanz, Espanha / França
Pordução: Les Films du Bilboquet

 

Manada
de Walter Tiepelmann, Argentina
Produção: Impossible Films

Newsletter

Doclisboa
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277 - 2º
1200-385 Lisboa
+351 914 570 001
+351 913 672 710
doclisboa@doclisboa.org