Vídeo nas Aldeias

— dos 4 aos 7 anos

Video Na Aldeia Doclisboa 2018

Vamos conhecer a aldeia de quatro crianças que vivem no interior da Amazónia, através do filme Das Crianças Ikpeng para o Mundo. Com graça e leveza, elas falam directamente à câmara, num registo muito fresco e cativante. Mostram-nos as suas famílias, as suas brincadeiras, as suas festas, como são os rios na sua aldeia. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.

Depois de uma conversa dinâmica em torno do filme, iremos conceber uma vídeo-carta, para responder ao desafio lançado pelas crianças do povo indígena Ikpeng. Mas, afinal o que é um vídeo-carta? Será possível inventar uma carta sem usar caneta e papel? Somos capazes de contar ao “outro” o nosso modo de vida?

Pais e filhos falam entre si acerca dos seus hábitos em família, os afazeres no tempo de escola e de féria e identificam tradições do seu lugar de nascença.  E além das diferenças entre os costumes das crianças portuguesas e as do povo Ikpeng, haverá também diferenças entre pais e filhos?

Filme a explorar

Das Crianças Ikpeng para o Mundo
Natuyu Yuwipo Txicão, Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng | 2001 | Brasil | 35’

Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeocarta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.

Sobre a Formadora

Cláudia Alves é realizadora de documentários e dá formação ao público infanto-juvenil, na área de cinema e artes plásticas. Foi professora do 1º ciclo ao secundário, em disciplinas do campo das artes visuais. Trabalha com os serviços educativos do Doclisboa, da Apordoc e da Cinemateca Júnior. Apresenta sessões escolares, concebe e orienta oficinas em parceria com alguns municípios, tentando transmitir o prazer de ver e fazer cinema.

27 Out (sáb) / 10.30, São Jorge – Sala 2

Crianças dos 4 aos 7 anos (acompanhadas de um adulto)
Duração: 2h
Preço: 4€/participante (acompanhantes não pagam)
Inscrições aqui.